ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Não violência

A importância de trabalhar os conceitos de não violência na solução de conflitos na escola, em casa, na rua e no trabalho. A cultura de paz é fundamental na busca de uma melhor qualidade de vida. Convidadas: Lívia Farias, professora; e Regina Guariglia, psicóloga.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
audio
Ilhas Cagarras

Ilhas Cagarras

13/06/2016

História e importância do arquipélago; medidas de preservação; pesquisas científicas no local.  Convidado:  Carlos Rangel, biólogo.

Atitude Consciente

audio
Saúde Vocal

Saúde Vocal

03/06/2016

Prevenção, causas e tratamentos dos principais problemas vocais, as disfonias; o Programa de Saúde Vocal da Secretaria Municipal de Administração e sua aplicação junto aos professores da Rede Municipal. Convidada: Marcia Mehta, fonoaudióloga, coordenadora do Programa de Saúde Vocal da Secretaria Municipal de Administração.

Atitude Consciente

audio
Em defesa dos animais

Em defesa dos animais

02/06/2016

Diariamente, muitos animais sofrem maus-tratos ou abandono. A violência contra eles é crime previsto em lei. O número 1746 recebe denúncias e realiza o resgate para instituições que fazem parte da rede de proteção. Ações de esterilização para os que vivem nas ruas. O que saber antes de comprar ou adotar um pet. Convidado: Mauro Blanco, subsecretário da Secretaria Especial de Proteção e Defesa dos Animais (Sepda).

Atitude Consciente

audio
Simpósio Internacional sobre Ciência para Educação

Simpósio Internacional sobre Ciência para Educação

02/06/2016

Descobertas da ciência sobre o processo ensino-aprendizagem; a importância da alimentação, do sono e do exercício físico no desempenho escolar; o papel da escola; como os estímulos na primeira infância impactam o desenvolvimento cognitivo do adulto. Convidados: Sidarta Ribeiro, professor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e Cecília Hedin Pereira, neurocientista, professora do Instituto de Biofísca Carlos Chagas/UFRJ.

Atitude Consciente

audio
Como se faz um atleta

Como se faz um atleta

01/06/2016

A capacidade de superação do ser humano frente a suas condições físicas; inclusão; judô paralímpico e expectativas para os Jogos 2016; trajetória da atleta Karla Cardoso; preparação dos competidores; relação entre atletas e técnicos. Convidados: Karla Cardoso, judoca, medalhista dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011 e do Rio 2007; e Jucinei Costa, professor do Instituto Benjamin Constant e técnico do Time Rio Paralímpico.

Atitude Consciente

audio
Sustentabilidade no dia a dia

Sustentabilidade no dia a dia

01/06/2016

Definição de indivíduo sustentável; sustentabilidade hoje e no futuro; a “pegada ecológica”; desperdício; aquecimento global; consumo e sustentabilidade; uso consciente da água e da energia elétrica; o papel de cada um e da indústria em geral. Convidado: Eduardo Benhard, biólogo, consultor da Eco-Marapendi e diretor da ONG Transporte Ativo.

Atitude Consciente

audio
Criança segura

Criança segura

27/05/2016

O projeto Criança Segura; prevenção de acidentes com crianças e adolescentes - a principal causa de morte entre zero e 14 anos no Brasil; atuação da ONG; acidentes por faixa de idade, em casa, na escola, no trânsito, etc. Convidada: Gabriela Guida de Freitas, coordenadora nacional da ONG Criança Segura.

Atitude Consciente

audio
Síndrome de Burnout

Síndrome de Burnout

18/05/2016

A doença do esgotamento profissional; profissionais mais afetados, principais características e sintomas, diferença para o estresse; diagnóstico e tratamento; atividade física e lazer podem ajudar. Convidada: Monica Toscano, chefe do Núcleo de Saúde do Trabalhador II, da Vigilância Sanitária.

Atitude Consciente

audio
Coração saudável

Coração saudável

12/05/2016

Fatores de risco para doenças cardíacas; histórico familiar; importância da atividade física; alimentação saudável; a influência negativa da ansiedade e da depressão para a saúde. Convidado: Evandro Tinoco, diretor-médico do Hospital Pró-Cardiaco e professor de Cardiologia da UFF.

Atitude Consciente

audio
Jornada Mundial contra o Racismo

Jornada Mundial contra o Racismo

10/05/2016

Como surgiu a Jornada e seus objetivos; o evento musical Sarau Preto; importância da valorização da cultura negra; figuras negras proeminentes na história do país; a Lei nº 10.639, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e particulares. Convidado: Mombaça, jornalista, cantor e compositor, idealizador da 1ª Jornada Mundial contra o Racismo Vem Vencer.

Atitude Consciente

audio
Detox digital

Detox digital

04/04/2016

Relação das pessoas com a tecnologia; uso exagerado de celulares, tablets, computadores etc; a dependência exagerada e a síndrome de abstinência da tecnologia ou nomofobia. Convidada: Ana Lúcia Spear King, psicóloga, fundadora e diretora do Instituto Delete/UFRJ.

Atitude Consciente

audio
Doação de medula óssea (1)

Doação de medula óssea (1)

17/03/2016

Doenças ligadas à medula óssea; importância da doação; processo de doação; perfil do doador; cadastramento no Redome; como é feito o transplante. Convidado: Luiz Fernando Bouzas, médico, coordenador do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea/Redome e do Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea/Rereme/Inca.

Atitude Consciente

audio
Jogos Olímpicos Rio 2016

Jogos Olímpicos Rio 2016

27/01/2016

Os preparativos para a disputa de 306 provas olímpicas e 518 paralímpicas; o andamento das obras na cidade; os eventos-teste; o planejamento para recepção e mobilidade dos atletas; o legado das arenas esportivas; e a expectativa de medalhas. Convidado: Ricardo Prado, presidente do Conselho de Esporte do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Atitude Consciente

audio
Os perigos do sódio

Os perigos do sódio

21/01/2016

O consumo excessivo de sódio tornou-se um problema de saúde pública no Brasil, causando doenças cardiovasculares, renais e hipertensão arterial. Produtos industrializados como biscoitos, refrigerantes, macarrão instantâneo e outros contêm elevadas taxas de sal e não devem fazer parte do cardápio das famílias. É fundamental ler os rótulos e não ultrapassar a medida diária recomendada. Convidada: Gisele de Sauvignon, nutricionista do Instituto de Nutrição Annes Dias.

Atitude Consciente

audio
Meditação

Meditação

17/12/2015

Benefícios da prática da meditação transcendental para crianças e adultos; origem e técnicas; redução do estresse, efeito sobre a depressão; a ansiedade, o déficit de atenção e a síndrome do pânico; melhora da memória e da concentração. Convidado: Klebér Tani, diretor da Sociedade Internacional de Meditação no Rio de Janeiro.

Atitude Consciente

audio
Patrimônio audiovisual

Patrimônio audiovisual

16/12/2015

A importância da preservação de filmes, fotografias, programas de rádio e televisão, como forma de resguardar a história e a cultura; parceria da Secretaria De Cultura do Estado com o MIS; o acervo do museu. Convidadas: Rosa Araújo, presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som; e Lia Bahia, coordenadora da Superintendência de Audiovisual da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Atitude Consciente

audio
O futuro do rádio

O futuro do rádio

14/12/2015

O rádio no ambiente das multiplataformas digitais; o desafio de manter sua linguagem, mas entrando na era digital; novos programas infantojuvenis radiofônicos; a web rádio da MultiRio e sua programação, em que alunos da Rede Municipal figuram como produtores e protagonistas. Convidados: Xico Teixeira, jornalista e radialista, gerente regional do sistema de rádios públicas EBC; e Daniel Sant’Anna, coordenador da MultiRio Web Rádio.

Atitude Consciente

audio
Paz no trânsito

Paz no trânsito

11/12/2015

A Lei Seca e a redução de mortes no trânsito; operações, multas e palestras educativas; a ONG Bike Anjo que promove o uso da bicicleta como meio de transporte; técnicas de segurança em bikes; Código de Trânsito; Programa Morte Zero. Convidados: Tenente-coronel Marco Andrade, coordenador da Lei Seca no Rio de Janeiro; e Fábio Nazareth, representante da ONG Bike Anjo.

Atitude Consciente

audio
Doação de medula óssea (2)

Doação de medula óssea (2)

30/11/2015

Tempo de armazenamento do material para transplante; importância das técnicas de conservação do material; a criação do Redome e sua função; o aumento no número de cadastrados para doação. Convidado: Luiz Fernando Bouzas, médico, coordenador do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea/Redome e do Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea/Rereme/Inca.

Atitude Consciente

audio
Publicidade e consumismo infantil

Publicidade e consumismo infantil

03/11/2015

A publicidade voltada para crianças é considerada abusiva, pois, como elas estão em desenvolvimento biofísico e psíquico, ainda não têm as habilidades necessárias para compreender a linguagem da propaganda e se proteger dos estímulos. Como a família pode lidar com essa questão de forma saudável. Convidada: Lais Fontenelle Pereira, psicóloga do projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana.

Atitude Consciente

audio
Doação de sangue

Doação de sangue

03/11/2015

Estoques nos bancos de sangue em número insuficiente para a demanda. A importância de doar; quem pode e quem não pode; preparação. O exame de triagem sorológica diminui os riscos de contaminação para os receptores. Uma só doação beneficia até três pessoas. Convidada: Alaine Fanelle, enfermeira do departamento de coleta do banco de sangue Hematologistas Associados.

Atitude Consciente

audio
 Internet segura

Internet segura

03/11/2015

Os riscos da internet. Conscientizar crianças e adolescentes ajuda a prevenir para que não se tornem vítimas ou futuros agressores no mundo virtual. Em parceria com a Polícia Federal, o grupo de trabalho localiza e pune responsáveis pelo cyberbulling e crimes como divulgação de pornografia infantil, racismo e outros. Convidada: Neide Cardoso, procuradora regional da república e coordenadora do Grupo de Trabalho Nacional de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos.

Atitude Consciente

audio
Doação de leite

Doação de leite

03/11/2015

A doação de leite materno ajuda a salvar vidas de bebês prematuros internados em UTIs, cujas mães não conseguem amamentar. A retirada é simples, com o uso de bombas elétricas, manuais ou com as próprias mãos. Os bancos de leite fornecem frascos esterilizados para armazenamento e buscam o material na casa das doadoras. Convidada: Daniele Aparecida da Silva, gerente do banco de leite humano do Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro.

Atitude Consciente

audio
Acidentes domésticos

Acidentes domésticos

02/11/2015

Os acidentes e lesões não intencionais representam a principal causa da morte de crianças e jovens entre 1 e 14 anos no Brasil. Por ano, mais de 4 mil crianças morrem e 125 mil são hospitalizadas, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Convidado: Fernando Moreira, pediatra e parceiro da ONG Criança Segura.

Atitude Consciente

audio
Revolução da escrita

Revolução da escrita

01/11/2015

Os jovens nunca escreveram e se expressaram tanto como atualmente. A conclusão é de especialistas em linguística e educadores presentes no debate A Língua Praticada nas Redes Sociais e a Construção da Identidade, realizado durante a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Convidado: Evanildo Bechara, professor e gramático, membro da Academia Brasileira de Letras.

Atitude Consciente

audio
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade - TDAH

Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade - TDAH

20/07/2015

O que é o TDAH; sintomas e tratamento; capacitação de professores. Convidada: Iane Kestelman, psicanalista e presidente da Associação Brasileira do Déficit de Atenção.  

Atitude Consciente

audio
Mobilidade urbana

Mobilidade urbana

07/07/2015

O crescimento da frota de carros e motocicletas nos últimos dez anos e o desafio da mobilidade nas cidades; o uso da bicicleta como meio de transporte no Rio de Janeiro. Convidado: Eduardo Bernhardt, biólogo, consultor da ONG Eco Marapendi e um dos diretores da ONG Transporte Ativo.

Atitude Consciente

audio
SOS Crianças Desaparecidas

SOS Crianças Desaparecidas

07/07/2015

No Brasil, uma pessoa desaparece a cada 11 minutos. De acordo com estimativas do governo federal, cerca de 40 mil crianças somem de suas casas a cada ano. O que fazer para proteger essas crianças e garantir que sejam resgatadas. Convidado: Luiz Henrique de Oliveira, representante da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA).

Atitude Consciente

audio
Ergonomia e qualidade de vida no ambiente de trabalho

Ergonomia e qualidade de vida no ambiente de trabalho

07/07/2015

Os benefícios da reeducação corporal na eliminação de maus hábitos posturais, na prevenção de doenças e no aumento da produtividade de funcionários e colaboradores no ambiente de trabalho. Convidada: Roberta Flávia de Oliveira, professora de dança contemporânea e diretora da empresa Mover Corporativo.

Atitude Consciente

audio
Aproveitamento integral de alimentos

Aproveitamento integral de alimentos

07/07/2015

O desperdício causado pelo desconhecimento dos princípios nutritivos dos alimentos. Partes de vegetais normalmente descartadas podem ser usadas para uma alimentação mais completa e nutritiva. Convidado: Rene Castro, assessor técnico da Gerência de Saúde e Ação Social do Departamento Nacional do Sesc.

Atitude Consciente

audio
Redes sociais

Redes sociais

07/07/2015

O surgimento das redes sociais como forma de aproximar pessoas e como instrumento de mobilização; as possibilidades de utilização; e os cuidados que pais e educadores devem ter com o uso dessas ferramentas por crianças e jovens. Convidada: Maria Inês Maciel, pesquisadora e coordenadora da Central de Produção Multimídia da Escola de Comunicação da UFRJ.

Atitude Consciente

audio
Crianças, adolescentes e tabagismo

Crianças, adolescentes e tabagismo

07/07/2015

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta seja fumante, e pesquisas revelam que 90% dos fumantes começaram antes de completar 19 anos. Saiba por que as pessoas fumam e como fazer para deixar o cigarro. Convidada: Cristina Perez, psicóloga e consultora do Fundação do Câncer.

Atitude Consciente

audio
Estímulo à leitura

Estímulo à leitura

07/07/2015

Como fazer crianças e jovens se interessarem pela leitura em tempos de computadores, tablets, smartphones e videogames. O concurso Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil, realizado anualmente pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Convidada: Elizabeth D'Angelo Serra, secretária-geral da FNLIJ.

Atitude Consciente

audio
Alimentação e qualidade de vida

Alimentação e qualidade de vida

06/07/2015

Benefícios da alimentação saudável no organismo e na qualidade de vida, ajudando a prevenir doenças e a combater aquelas já existentes. Convidado: Hugo Marques, nutricionista do Instituto Annes Dias.

Atitude Consciente

audio
Democracia e voto obrigatório

Democracia e voto obrigatório

06/07/2015

Em anos eleitorais sempre surgem movimentos defendendo o fim do voto obrigatório. O direito ao voto é uma conquista da democracia e a participação popular consciente é importante na escolha de governantes e legisladores. Convidado: André Fontes, desembargador e diretor da Escola Judiciária Eleitoral.

Atitude Consciente

audio
Inteligência emocional

Inteligência emocional

06/07/2015

Conceito de inteligência emocional; por que ela é determinante para o sucesso ou insucesso das pessoas em sua trajetória de vida; como desenvolver essa habilidade em nossas vidas. Convidada: Ana Maria Stingel, professora-adjunta do Departamento de Psicologia da PUC-Rio.

Atitude Consciente

audio
Educação financeira

Educação financeira

06/07/2015

Parcelamentos e crédito fácil são algumas das razões que levaram mais da metade das famílias brasileiras ao endividamento, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Orientações para colocar as finanças em ordem. Convidado: Carlos Batalha, gestor da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência.

Atitude Consciente

audio
Coleta seletiva e Lixo Zero

Coleta seletiva e Lixo Zero

06/07/2015

Descarte correto de resíduos; separação de materiais para reciclagem. Convidados: Rafael Araújo, gerente de coleta seletiva; e Fernando Alves, diretor de áreas verdes da Comlurb.

Atitude Consciente

audio
Rio Resiliente

Rio Resiliente

06/07/2015

O Rio de Janeiro é uma das cem cidades do mundo escolhidas para participar do desafio proposto pela Fundação Rockefeller e se tornar uma cidade mais resiliente. Em discussão, o conceito de resiliência e como alcançar a meta. Convidado: Pedro Junqueira, chefe-executivo do Centro de Operações do Rio – COR.

Atitude Consciente

audio
Infância e tecnologia

Infância e tecnologia

06/07/2015

Benefícios e prejuízos do uso da tecnologia por crianças e jovens, que estão crescendo com a popularização da internet, dos computadores, tablets e smartphones. Convidada: Rosália Maria Duarte, coordenadora do curso de Produção e Gestão em Mídias de Educação do Departamento de Educação da PUC-Rio.

Atitude Consciente

audio
Hanseníase

Hanseníase

06/07/2015

O diagnóstico precoce e tratamento gratuito oferecido pelo SUS; e a campanha de conscientização realizada em conjunto pela SMS e SME nas escolas da Rede. Convidada: Claudia Meneses, assistente social da Gerência de Dermatologia Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.

Atitude Consciente

audio
Bienal do Livro

Bienal do Livro

06/07/2015

Incentivo à leitura; a participação das escolas municipais; programação da SME durante o evento. Convidada: Luciana Bessa, gerente de Midiaeducação da SME.

Atitude Consciente

audio
Combate ao HPV

Combate ao HPV

06/07/2015

A importância da prevenção; como age a vacina. Convidada: Nadja Greffe, enfermeira e coordenadora do Programa de Imunizações da SMSDC.

Atitude Consciente

audio
As transformações da adolescência

As transformações da adolescência

06/07/2015

Mudanças físicas, mentais e psicológicas; os relacionamentos; a escola e a formação emocional dos alunos. Convidada: Dilma de Medeiros, coordenadora do Programa Saúde na Escola da SMS.

Atitude Consciente

audio
Neurociência

Neurociência

06/07/2015

As transformações do cérebro; neuropedagogia; exercícios mentais. Convidado: Claudio Serfaty, neurocientista do Instituto de Biologia da UFF.

Atitude Consciente

audio
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

06/07/2015

O que é o TDAH; sintomas e tratamento; capacitação de professores. Convidada: Iane Kestelman, psicanalista e presidente da Associação Brasileira do Déficit de Atenção.

Atitude Consciente

audio
Ação voluntária

Ação voluntária

06/07/2015

O voluntariado; como e onde se inscrever para esse trabalho; ações nas escolas municipais. Convidada: Heloisa Coelho, diretora-executiva do Rio Voluntário.

Atitude Consciente

audio
Alimentação saudável

Alimentação saudável

06/07/2015

Nutrientes fundamentais na infância e na adolescência; cuidados com o sal; uso correto dos suplementos. Convidada: Luciana Maldonado, nutricionista.

Atitude Consciente

audio
Cuidados com a voz

Cuidados com a voz

06/07/2015

Como reconhecer problemas vocais; dicas e técnicas para profissionais que usam a voz. Convidada: Roberta Grijó, fonoaudióloga clínica.

Atitude Consciente

audio
Segurança do consumidor

Segurança do consumidor

06/07/2015

Cuidados ao adquirir um produto ou serviço; a atuação do Inmetro; como reivindicar seus direitos. Convidada: Camila Nogueira, técnica da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro.

Atitude Consciente

audio
Consumismo infantil

Consumismo infantil

06/07/2015

Os efeitos da publicidade sobre as crianças; a atuação dos pais e da escola. Convidada: Lais Fontenelle, psicóloga.

Atitude Consciente

audio
Agricultura orgânica

Agricultura orgânica

06/07/2015

Difusão da agricultura orgânica pelo mundo; regulação da produção do setor; controle de pragas. Convidada: Cristina Neves, bióloga e pesquisadora da Embrapa.

Atitude Consciente

audio
Balanço da Rio+20

Balanço da Rio+20

06/07/2015

Avaliações sobre a conferência; resultado dos eventos paralelos; Cúpula dos Povos. Convidado: Sérgio Besserman, economista e ambientalista.

Atitude Consciente

audio
Homem, natureza e sustentabilidade ambiental

Homem, natureza e sustentabilidade ambiental

06/07/2015

O uso dos recursos naturais. Convidada: Professora Tania Maciel.

Atitude Consciente

audio
Lixo

Lixo

06/07/2015

Seleção; reciclagem; a complexidade da coleta dos resíduos e da destinação do lixo. Convidada: Ângela Fonti, arquiteta e Presidente da Comlurb.

Atitude Consciente

audio
Reciclagem

Reciclagem

06/07/2015

Separação do lixo; mudança de atitude por meio da educação; Política Nacional de Resíduos Sólidos. Convidado: Eduardo Bernhardt, biólogo, educador e integrante do Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente/Recicloteca.

Atitude Consciente

audio
A importância de brincar

A importância de brincar

05/07/2015

Brincar ajuda no desenvolvimento  e contribui para tornar as crianças mais independentes. Brincar é um direito previsto na declaração dos direitos da criança da ONU de 1959. Convidado: Aristeo Leite Filho, professor Adjunto da Faculdade de Educação da UERJ e fundador e diretor do colégio Ogá Mitá.

Atitude Consciente

audio
Deficiência intelectual

Deficiência intelectual

05/07/2015

Os desafios enfrentados e as perspectivas que a inclusão traz ao deficiente intelectual. Convidado: Sheila Venâncio, professora do Instituto Helena Antipoff.

Atitude Consciente

audio
Altas habilidades

Altas habilidades

04/07/2015

A participação da escola e da família no desenvolvimento das crianças com alto potencial de aprendizagem, colaborando desta maneira para que sejam incluídas na sociedade. Convidada: Regina Marques, mestre em Educação Física e especialista em altas habilidades do Instituto Helena Antipoff.

Atitude Consciente

audio
Deficiência física

Deficiência física

03/07/2015

Mobilidade urbana e acessibilidade; a reconquista da independência. Convidada: Vera Lucia Val Pimentel, professora do Instituto Helena Antipoff.

Atitude Consciente

audio
Deficiência visual

Deficiência visual

02/07/2015

Os tipos e as causas da deficiência visual; os desafios da educação em braille. Convidado: Marcio Maciel da Silva, da equipe técnica do Instituto Helena Antipoff.

Atitude Consciente

audio
Deficiência auditiva – a cultura da Língua Brasileira de Sinais

Deficiência auditiva – a cultura da Língua Brasileira de Sinais

01/07/2015

A importância da difusão do ensino de Libras (a Língua Brasileira de Sinais) para garantir a acessibilidade de pessoas surdas a serviços básicos. Convidada: Laura Jan Belém, professora do Laboratório de Libras do Instituto Helena Antipoff.

Atitude Consciente

audio
Autismo

Autismo

30/06/2015

A atuação dos pais, esclarecendo sobre esse tipo de transtorno global do desenvolvimento e sobre o combate ao preconceito. Convidados: Maryse Suplino, psicóloga e diretora do Instituto Ann Sullivan; e Ilton Caruso, presidente do grupo de pais Mundo Azul.

Atitude Consciente

audio
Mudanças climáticas

Mudanças climáticas

29/06/2015

Adaptação do planeta para enfrentar as alterações do clima; educação ambiental. Convidado: Isimar de Azevedo Santos, professor de meteorologia da UFRJ e doutor em Ciências Atmosféricas.

Atitude Consciente

audio
Rio+20

Rio+20

29/06/2015

Preparativos e planejamento para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Convidado: Sérgio Besserman, economista e ambientalista.

Atitude Consciente

audio
Cruz Vermelha

Cruz Vermelha

29/06/2015

A história da organização; as várias frentes de atuação; cursos de capacitação técnica. Convidada: Roseli Sampaio, presidente da Cruz Vermelha no Brasil.

Atitude Consciente

audio
Educação Especial

Educação Especial

28/06/2015

Inclusão escolar; capacitação de professores e gestores; redes de apoio à educação inclusiva. Convidada: Claudia Linhares, coordenadora do Instituto Helena Antipoff.

Atitude Consciente

audio
Bullying

Bullying

25/06/2015

O que é bullying; como lidar com a vítima e o agressor; a orientação da escola. Convidado: Lauro Monteiro, pediatra e editor do site Observatório da Infância.

Atitude Consciente

audio
Saúde bucal

Saúde bucal

24/06/2015

A importância da saúde bucal; as melhores práticas; o papel da família e da escola. Convidado: Paulo André de Almeida Júnior, gerente de Atenção Primária em Saúde Bucal, da SMSDC.

Atitude Consciente

audio
Dengue

Dengue

21/06/2015

O mosquito Aedes aegypti; formas de prevenção e de tratamento. Convidada: Denise Vale, pesquisadora da Fundação Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Atitude Consciente

audio
Obesidade infantil

Obesidade infantil

20/06/2015

Causas e consequências; tratamentos; o papel da família e da escola. Convidada: Vivian Ellinger, endocrinologista.

Atitude Consciente

audio
Dia da Educação

Dia da Educação

19/06/2015

Os 20 anos da MultiRio; princípios da Empresa; atuação na Rede Municipal de Ensino. Convidada: Cleide Ramos, presidente da MultiRio.

Atitude Consciente

audio
Consumo sustentável

Consumo sustentável

15/06/2015

Definição e objetivos; como se tornar um consumidor sustentável. Convidada: Teresa Liporace, assessora de projetos do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor/Idec.

Atitude Consciente

audio
Tecnologia de resultados sustentáveis

Tecnologia de resultados sustentáveis

10/06/2015

Definição; como as empresas estão se adaptando às normas; o aumento da competitividade. Convidado: Rogério Valle, engenheiro e professor da Coppe/UFRJ.

Atitude Consciente

audio
Alimentos transgênicos

Alimentos transgênicos

09/06/2015

Mitos, verdades e dúvidas sobre alimentos transgênicos; efeitos dessa agricultura no meio ambiente; análise e regulação. Convidado: Gabriel Bianconne, assessor técnico da AS-PTA- Agricultura Familiar e Agroecologia.

Atitude Consciente

audio
Problemas enfrentados pelo consumidor

Problemas enfrentados pelo consumidor

08/06/2015

Os setores que geram reclamações; sites de compra coletiva; como recorrer à Justiça. Convidado: Flávio Citro, juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Atitude Consciente

audio
Direito do consumidor à informação

Direito do consumidor à informação

07/06/2015

O que diz a Constittuição Federal; problemas com as compras virtuais; a campanha De Olho na Validade. Convidada: Larissa Davidovich, defensora pública e coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor/Nudecon.

Atitude Consciente

audio
Educação ambiental

Educação ambiental

06/06/2015

A crise socioambiental; programas de educação ambiental nas escolas. Convidado: Eduardo Strucchi, jornalista, pós-graduado em Gestão Ambiental.

Atitude Consciente

audio
Procon Carioca

Procon Carioca

05/06/2015

O que é Procon Carioca; como recorrer, os setores mais acionados. Convidados: Pablo Cerdeira, subsecretário de Defesa do Consumidor.

Atitude Consciente

audio
Ecovilas

Ecovilas

04/06/2015

O projeto Ecovilas, de fixação do homem no campo, reconhecido pela ONU como uma das cem melhores práticas para o desenvolvimento sustentável. Convidado: Emanuel Khodja, especialista em gestão e planejamento ambiental.

Atitude Consciente

audio
Amazônia: biodiversidade

Amazônia: biodiversidade

03/06/2015

Fatores que comprometem a biodiversidade; como funciona o Código Florestal; recursos naturais da amazônia. Convidada: Roberta Camila Salgado, escritora e pesquisadora.

Atitude Consciente

audio
Crédito de carbono

Crédito de carbono

02/06/2015

O cálculo dos créditos; a Bolsa Verde; o mercado de carbono na legislação ambiental. Convidado: Douglas Sidrim, advogado da Bolsa Verde do Rio de Janeiro/BVRio.

Atitude Consciente

audio
Seca e desertificação

Seca e desertificação

01/06/2015

O que leva ao processo de desertificação; as consequências nos centros urbanos; combate e conscientização. Convidada: Branca Americano, geógrafa e assessora especial da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável.

Atitude Consciente

audio
Baía de Guanabara

Baía de Guanabara

31/05/2015

Plano de despoluição; prejuízo à fauna; esgoto doméstico. Convidada: Dora Negreiros, engenheira e presidente do Instituto Baía de Guanabara.

Atitude Consciente

audio
Consumo consciente de água

Consumo consciente de água

30/05/2015

O papel do Estado no controle do desperdício de água; a educação para o consumo consciente. Convidado: Haroldo Mattos de Lemos, engenheiro sanitarista e presdiente do Instituto Brasil Pnuma.

Atitude Consciente

audio
Agrotóxicos

Agrotóxicos

29/05/2015

Riscos à fauna; contaminação dos lençóis freáticos; consequências da ingestão de alimentos com resíduos. Convidado: João Sebastião Araújo, engenheiro agrônomo, professor da UFRRJ.

Atitude Consciente

audio
Consumo ético

Consumo ético

28/05/2015

Responsabilidades das empresas em relação aos resíduos; combate ao desperdício. Convidado: Rita Afonso, jornalista e coordenadora da Escola Popular de Comunicação Crítica.

Atitude Consciente

audio
Utilização de recursos naturais do planeta

Utilização de recursos naturais do planeta

27/05/2015

Sustentabilidade; superpolução; estímulo ao consumo. Convidado: André Abreu, diretor-executivo da Fundação France Libertés no Brasil.

Atitude Consciente

audio
Construções irregulares em encostas e áreas protegidas

Construções irregulares em encostas e áreas protegidas

26/05/2015

Riscos; crescimento desornedado e agressão ao meio ambiente; o papel da universidade na preservação de desastres. Convidado: Luiz Fernando Janot, arquiteto e professor da UFRJ.

Atitude Consciente

audio
Ecoindústria

Ecoindústria

25/05/2015

Lucratividade com a reciclagem de resíduos materiais industriais; desafio do lixo eletrônico. Convidado: Geraldo Fontoura, gerente de meio ambiente da Bayer e professor da UFF.

Atitude Consciente

audio
Oceanos e mares

Oceanos e mares

24/05/2015

Chuva ácida; acúmulos de emissões de gases; aquecimento global e as consequências para os oceanos. Convidado: Alexandre Fernandes, oceanógrafo e professor da UERJ.

Atitude Consciente

audio
Transportes

Transportes

23/05/2015

Impacto dos meios de transporte no espaço urbano; otimização dos transporte coletivo. Convidada: Márcia Real, professora da UFF e coordenadora de Mudanças Climáticas da Secretaria do Estado de Ambiente/RJ.

Atitude Consciente

audio
Fontes renováveis de energia

Fontes renováveis de energia

22/05/2015

Geração de energia; poluição; fontes renováveis; educação ambiental. Convidado: Maurício Arouca, engenheiro, professor Coppe/UFRJ.

Atitude Consciente