ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Realidade aumentada

Por que um jogo em realidade aumentada promoveu uma verdadeira febre entre os gamers, provocando invasões de propriedades privadas, públicas, museus, etc.; o que está por trás dessa tecnologia que vem mudando a forma como vemos e interagimos com o mundo real. Convidado: Esteban Clua, vice-diretor do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense e diretor do UFF Medialab.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
audio
Conflitos na Rede

Conflitos na Rede

27/10/2016

Por que surgem tantos conflitos nas redes sociais. Como estabelecer uma boa relação de convívio sem abrir mão do importante potencial de discussão que as redes promovem. Sinais a observar e ações para que responsáveis e escolas evitem que conflitos virtuais se transformem em violência na vida real. Convidado: Claudio Franciso Cruz, psicólogo e psicanalista do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares/Niap.

Interconectados

audio
Trabalho a distância

Trabalho a distância

27/10/2016

De acordo com estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, 2,8 milhões de pessoas perdem, em média, 2 horas e 21 minutos por dia para ir e voltar do trabalho. Como a tecnologia pode ajudar profissionais e empresas a obterem uma melhor relação entre trabalho e qualidade de vida. A complexa relação entre trabalho, distância, fuso horário, cultura e direitos trabalhistas além de nossas fronteiras. Convidado: Bruno Evangelista, desenvolvedor no Vale do Silício.

Interconectados

audio
Criptomoedas

Criptomoedas

27/10/2016

As diferentes formas de moeda que surgem na internet promovem questionamentos sobre um possível surgimento de economias independentes de bancos e governos. As criptomoedas: como usá-las, se são seguras e quais as suas influências na economia atual e futura. Convidado: Safiri Felix, diretor executivo da CoinBR.

Interconectados

audio
Drones

Drones

28/09/2016

Eles estão em todos os lugares e a cada dia surge uma nova aplicação para seu uso: entregas, vigilância, filmagens, inspeção, cartografia e muito mais; funcionalidades e possibilidades desses equipamentos. Convidado: Fernando Villares, da DJI, uma das maiores fabricantes de drones do mundo.

Interconectados

audio
Mulheres na tecnologia

Mulheres na tecnologia

16/09/2016

A indústria da computação está entre as de mais rápido crescimento no mundo, mas apenas 19% das mulheres optam pelas carreiras ligadas ao setor. A importância da diversidade de gênero para as empresas; informações para auxiliar escolas, responsáveis e estudantes em suas orientações vocacionais. Convidada: Monique Corrêa, co-manager da organização internacional Girls in Tech.

Interconectados

audio
Geração Maker

Geração Maker

16/09/2016

Uma nova geração com acesso livre ao conhecimento e à tecnologia está revolucionando o mercado e propondo novas formas de criar, ensinar e aprender. As oportunidades que surgem; o acesso às tecnologias de controladores, processadores, impressoras 3D e programação de computadores revolucionam a forma como criamos e experimentamos. Convidado: João Bonelli, supervisor do Laboratório de Interfaces Físicas Experimentais (Life) da PUC-Rio.

Interconectados

audio
Crowdfunding

Crowdfunding

13/09/2016

Oportunidades em ações de financiamento coletivo; quem são os investidores e por que investem; a importância de cada item para uma boa campanha; casos de sucesso e curiosidades desse segmento. Convidado: Diego Reeberg, sócio-fundador do Catarse, site de financiamento coletivo.

Interconectados

audio
Podcast

Podcast

13/09/2016

Uma nova forma de se informar e de aprender que, a cada dia, conquista mais fãs; como as pessoas podem escutar um podcast usando aplicativos que possibilitam se informar a qualquer instante, em qualquer lugar; potencial de uso dessa tecnologia por parte das empresas e escolas; equipamento necessário, programas de computador utilizados e como divulgar seu podcast para ter um maior alcance. Convidado: Thiago Miro, podcaster do portal Mundo Podcast.

Interconectados

audio
Fabricação digital

Fabricação digital

23/08/2016

Os estágios atual e futuro de desenvolvimento das fábricas digitais; oportunidades que surgem nesse novo modelo de produção, marcando os desafios para sua expansão; como esse conjunto de tecnologia pode ser o caminho para a formação de uma nova geração, em que as possibilidades do fazer serão a base de seu conhecimento. Convidado: Flavio Carvalho, designer, mestre em Design e professor da PUC-Rio.

Interconectados

audio
Computação em nuvem

Computação em nuvem

10/08/2016

Possibilidades da computação em nuvem; definição de nuvem computacional e como usá-la a nosso favor para não perder arquivos; fragilidades e riscos dessa tecnologia; dicas de segurança; utilização pelas instituições de ensino, por professores e alunos. Convidado: Nilton Rizzo, professor da UFRRJ, mestre e doutorando em Computação pela UFRJ.

Interconectados

audio
Realidade virtual

Realidade virtual

03/08/2016

Possibilidades relacionadas a essa nova forma de interação com as máquinas; potencial da imersão e seu uso na educação e nos diferentes segmentos da sociedade; cuidados e consequências para crianças e adultos; dicas para quem deseja trabalhar com realidade virtual. Convidado: Yves Albuquerque, especialista em realidade virtual do Sidia, um instituto de pesquisa e desenvolvimento em realidade virtual.

Interconectados

audio
Crimes digitais

Crimes digitais

27/07/2016

Riscos de utilização das redes abertas em shopping e aeroportos; novas variações de vírus que sequestram os dados das corporações; como indivíduos e empresas podem navegar na rede mundial de forma segura; sistemas operacionais e dispositivos mais seguros para transações bancárias e compras online; uso de redes sociais por crianças e adultos. Convidado: Marcos Assunção, mestre em sistemas de informação e consultor em segurança digital.

Interconectados

audio
Negócios digitais

Negócios digitais

26/07/2016

Desafios e oportunidades para quem deseja abrir uma empresa na internet; formas de pagamento e risco nas transações; meios de divulgação e caminhos para capacitação; alternativas para franquias. Convidado: Luciano Augusto, professor, escritor e empreendedor digital.

Interconectados

audio
Inteligência artificial

Inteligência artificial

14/07/2016

O universo das máquinas inteligentes; como e quando as usamos em nosso dia a dia e o que esperar para um futuro breve; como a inteligência artificial pode afetar o mercado de trabalho. Convidado: Fábio Corato, mestre em Computação pela UFF, professor do curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais do Instituto Federal do Rio de Janeiro, coordenador especializado em inteligência artificial.

Interconectados

audio
Computação gráfica

Computação gráfica

06/07/2016

Presença da computação gráfica no cotidiano e sua influência em vários segmentos do mercado; os diferentes ramos da área e as oportunidades de atuação profissional; tecnologias que irão revolucionar a forma como interagimos com as máquinas. Convidado: Paulo Andrade, doutor em Computação pela UFF, professor e coordenador dos cursos de Design.

Interconectados

audio
Imprimindo a vida em 3D

Imprimindo a vida em 3D

30/06/2016

Possibilidades de uso da impressão 3D e sua influência no processo industrial; a expansão desse novo mercado, atuais e possíveis futuros usuários; o que é possível fazer com uma impressora 3D caseira; utilização nas escolas, identificando referenciais teóricos em Piaget, Vygostsky e Papert. Convidado: Juan Siaba, arquiteto de sistemas especialista em impressão 3D.  

Interconectados

audio
Código aberto

Código aberto

23/06/2016

O universo do software livre e dos sistemas de código aberto; como os interessados podem contribuir para o desenvolvimento desses projetos; segurança em transações bancárias e comércio eletrônico. Convidado: Carlos Eduardo, o Cadunico, designer profissional e uma das principais influências pelo uso do software livre no Brasil.

Interconectados

audio
A febre dos games

A febre dos games

15/06/2016

Razões que levaram ao sucesso dos games; sua influência na nova geração; contribuição dos jogos de tabuleiro para a socialização e o aprendizado; os riscos à saúde e cuidados no uso dessas mídias; como se profissionalizar em games. Convidado: Antonio Marcelo, designer de jogos, professor, escritor, autor de jogos eletrônicos e de tabuleiro.  

Interconectados

audio
Programar é preciso

Programar é preciso

15/06/2016

Transformações que a programação exerce na educação, no trabalho e no dia a dia das pessoas; caminhos para uma boa formação; o que pode afetar a empregabilidade e interatividade dos indivíduos com os meios computacionais. Convidado: Hamilton Lima, programador, professor e empreendedor de sistemas voltados ao ensino da programação com utilização de games.  

Interconectados