O cenário era internacional. Câmeras voltadas para chefes de Estado, jornalistas de diferentes países circulando com pautas nas mãos. Em meio à movimentação diplomática, uma equipe da ANDAR (Agência de Notícias dos Alunos da Rede), — iniciativa de educação midiática desenvolvida pela MultiRio —, também fazia a cobertura da Cúpula do BRICS 2025, realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM). A presença das estudantes no encontro, na segunda-feira, 7 de julho, foi viabilizada por articulação entre a MultiRio e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
As alunas Helena de Andrade Quidorni, do 8º ano, e Laisa Santos Maia, do 7º ano, são integrante do projeto EMFAmídia, da Escola Municipal Fernando de Azevedo, em Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade. Durante a cobertura, elas circularam pelo espaço oficial do evento, realizaram entrevistas em outros idiomas, e acompanharam as movimentações das delegações internacionais. Também visitaram os bastidores da transmissão oficial, passando pelos estúdios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e pela unidade móvel da emissora.
Entrevistas com autoridades e jornalistas renomados
Entre os entrevistados, estavam o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; os jornalistas Rodrigo Monteiro (CNN Brasil) e Pedro Bassan (TV Globo); e o especialista em política internacional Daniel Souza (GloboNews). As alunas também assistiram, ao vivo, à transmissão da coletiva de imprensa do presidente Lula com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Esta foi a segunda participação da ANDAR em uma agenda oficial do BRICS em menos de três meses. Em abril, outro grupo de estudantes participou da coletiva da reunião de chanceleres do bloco, também na capital fluminense.
Leia: Jovens Repórteres da ANDAR acompanham coletiva de imprensa durante Reunião de Chanceleres do BRICS
“A ANDAR reafirma o compromisso da MultiRio com uma educação que valoriza a escuta, a análise crítica e a produção de narrativas pelos próprios estudantes. Quando marcam presença em espaços como o BRICS, o G20 ou a Bienal do Livro, esses jovens representam o protagonismo construído diariamente em suas escolas. Não se trata apenas de cobrir um evento, mas de participar dele com olhar atento, responsabilidade e repertório, como sujeitos que têm o direito de interpretar e comunicar o mundo.”
(Maíra Moraes, presidente da MultiRio)
Educação midiática em destaque
Com cerca de 2.500 estudantes e 110 educadores envolvidos em 70 escolas da Rede Pública Municipal do Rio, a ANDAR se consolida como uma iniciativa estratégica da MultiRio no campo da educação midiática. O projeto fortalece a escuta e o pensamento crítico, incentiva a produção de narrativas a partir do ambiente escolar e aproxima os estudantes dos grandes debates que atravessam a sociedade.
Para a professora Tatiana Costa, responsável pelo projeto EMFAmídia, a participação de suas alunas no BRICS foi um marco emocionante e transformador, que permitiu que acompanhassem de perto debates políticos e, sobretudo, que se vissem como protagonistas de suas próprias histórias.
“Foi uma vivência que ampliou horizontes. Elas voltaram com a autoestima elevada, se sentindo vistas, valorizadas. Enfrentaram medos, se desafiaram em entrevistas em outros idiomas, uma em inglês, outra em espanhol, e foram reconhecidas ali como jornalistas juvenis. Para mim, como educadora, foi muito especial testemunhar esse crescimento. Ver o brilho no olhar, a confiança, a consciência de que o mundo também pode ser lugar para elas é o que mais me emociona.”
(Tatiana Costa, professora)
Leia outras notícias:
MultiRio realiza formação da Andar e dá início às ações nas escolas municipais
Estudantes da Andar fazem história ao cobrir o G20 no Rio
Alunos da Andar entrevistam professor e autor Ricardo Jaheem na Fliportela