João chega em casa, liga o videogame, coloca uma música e ainda pega o celular para navegar pela internet. Quando vai estudar, deixa a TV ligada ao fundo e, de vez em quando, dá aquela conferida nas últimas notificações e posts nas redes sociais. Tudo ao mesmo tempo. Curiosamente, João consegue fazer suas lições e segue bem na escola. Sua mãe não consegue entender como isso é possível e fica em dúvida se isso é bom ou ruim.

Este é um comportamento comum na atual geração de crianças e adolescentes: ser multitarefa, ou seja, realizar mais de uma atividade simultaneamente. Apesar de recorrente, nem todos conseguem fazer várias tarefas ao mesmo tempo de maneira eficiente. Algumas pessoas precisam de um ambiente mais silencioso e com menos distrações para que possam se concentrar no que estão fazendo.

Mas como saber se uma pessoa tem essa capacidade? O game indicado nessa dica pode nos ajudar a descobrir o quanto somos multitarefas e, assim, a nos organizar para termos sempre bons resultados.

img multitaskO jogo Multitask

No jogo gratuito Multitask, você terá que gerenciar um número de tarefas crescente. No início, será bem simples, mas, com o tempo, ficará complexo manter todas as tarefas em execução ao mesmo tempo. Treine pelo menos cinco vezes antes de chegar a uma pontuação. Pessoas com capacidade multitarefa alcançarão facilmente pontuações superiores a 80, sendo que é possível chegar a pontuações próximas a 300.

Caso perceba que você não é tão multitarefa quanto pensava, pode tomar algumas medidas que irão ajudá-lo. Divida seu dia em blocos de tarefas. Nos primeiros dias, avise a seus amigos que frequentemente o interrompem quais são os horários em que você não quer ser perturbado. Depois, deixe seu celular com alguém e peça para só interrompê-lo se for muito importante. Desligue todos os aplicativos de mensagem instantânea do seu computador. Faça somente uma atividade por vez, mesmo que isso aparentemente demande mais tempo. Finalmente, se você encontrar sua mente vagando quando deveria estar se concentrando, guie seus pensamentos de volta ao que você está fazendo.

E se você não for multitarefa, tudo bem, não há nada de errado com isso. Multitask é apenas um jogo, não oferece um diagnóstico definitivo. Os cientistas, aliás, dizem que, independentemente da pessoa, uma atividade será sempre mais bem executada se for feita com atenção exclusiva.