BOTO CINZA 001 A
Clique na imagem para ampliar (desenho e cores: Eduardo Duval, Frata Soares e André Leão)

Animal-símbolo do Rio de Janeiro, ele recebeu a honra de integrar o brasão oficial da nossa cidade. Infelizmente, a poluição da Baía de Guanabara afastou muitos desses animais das nossas águas. Mas eles ainda podem ser avistados por aqui, o que muita gente acredita ser um sinal de boa sorte.

Peso 40kg
Tamanho 1,7m
Ninhada 1 filhote por vez
Tempo de vida 80 anos 

 A primeira coisa a se falar sobre o boto-cinza é que, assim como o golfinho e as baleias, ele é um mamífero e não um peixe. Como tal, precisa vir à superfície para respirar e é muito conhecido pela barbatana dorsal e o orifício no topo da cabeça, por onde esguicha água.

Alegres, brincalhões e muito inteligentes, os botos-cinza costumam seguir as embarcações. Já foi muito comum avistá-los acompanhando as barcas na travessia Rio-Niterói, saltando e fazendo piruetas.

Considerado um dos animais mais inteligentes do mundo, o boto (assim como o golfinho) se comunica com guinchos e chiados e possui uma espécie de sonar natural, orientando-se por meio da ecolocalização* no fundo das águas, para localizar obstáculos ou alimentos.

 

* Capacidade de animais como golfinhos e morcegos de emitir ondas sonoras de alta frequência e usar o eco para se orientar no ambiente.