É inegável que hoje em dia os jogos eletrônicos estão totalmente inseridos no universo de crianças e jovens e, por isso, cada vez mais os games têm sido considerados aliados do ensino. Estudos revelam que o uso do entretenimento digital ajuda a desenvolver maiores habilidades de leitura e compreensão, e aumenta a velocidade de tomada de decisões. Esse tipo de ferramenta educacional pode facilitar a aprendizagem, além de auxiliar no engajamento dos alunos com o tema abordado na brincadeira.
Seguindo a evolução das tecnologias, há 21 anos a MultiRio vem desenvolvendo e disponibilizando produtos educativos nas diferentes mídias – vídeos para exibição em canais aberto e a cabo, publicações impressas, programas para Web Rádio, Web TV e cursos on-line. A partir de 2014, a Empresa entra no campo dos games com seu primeiro jogo digital: Detona Dengue. "Essa trajetória é natural para a MultiRio, que tem como uma das suas missões a pesquisa de linguagens e formatos”, afirma a diretora de Mídia e Educação, Marinete D’Angelo.
O Detona Dengue busca orientar prioritariamente crianças e adolescentes em idade escolar sobre medidas para prevenir a proliferação do Aedes aegypti. Com jogabilidade em estilo point’n’click (apontar e clicar), o jogador passa por quatro fases, nas quais deve acabar com os focos da doença e eliminar os mosquitos.
Os quatro cenários do game mostram locais comuns em que a fêmea do Aedes costuma colocar ovos: jardim, piscina, garagem, cozinha e em um terreno vazio. A brincadeira também alerta sobre o ciclo da dengue e revela dicas de prevenção, enquanto o usuário se diverte.
Detona Dengue pode ser utilizado pelo professor em sala de aula, mas também em casa, em computadores e tablets – basta instalar o plugin indicado na página. O jogo roda em todos os navegadores de internet (Mozilla Firefox, Google Chrome, Internet Explorer, Safari, Opera, etc).
Para jogar, basta acessar o Portal da MultiRio clicar na área de jogos.