ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Uma biblioteca sustentável
16 Outubro 2014 | Por Carla Araújo
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Alunos na biblioteca Foto Rogério SantanaNo centro do Rio de Janeiro, entre a Avenida Presidente Vargas, a Saara e o Campo de Santana, um espaço sustentável abriga mais de 90 mil livros, 20 mil filmes, 3 milhões de músicas digitalizadas. É a Biblioteca Parque Estadual (BPE), que foi revitalizada e funciona de terça a domingo, das 10h às 20h, com entrada gratuita.

Fundada em 1873 por d. Pedro II, a BPE passou por uma extensa reforma, sendo reinaugurada em março de 2014. Em 15 mil metros quadrados, abriga auditório, área para exposições, laboratórios, estúdio de som, 250 computadores com acesso gratuito à internet, espaço multimídia, teatro e, também, café literário e livraria.

Por meio de um programa educativo de integração com as escolas, o espaço oferece visitas guiadas voltadas para alunos e profissionais das redes de ensino público e privado. Também é possível se inscrever nos laboratórios oferecidos pelo PalavraLab, em cursos livres e oficinas práticas. Apresentando um documento de identificação com foto e comprovante de residência, qualquer pessoa faz sua carteirinha e ganha a possibilidade de pegar emprestados quase todos os títulos do acervo.

Sustentabilidade

De olho na educação ambiental e buscando formar uma população consciente e preocupada com o planeta, o projeto da BPE é altamente sustentável. São 2 mil metros quadrados de ecotelhado e uma usina fotovoltaica – que gera energia elétrica a partir do Sol. Com 162 painéis solares fixados na cobertura, a usina evita a emissão de 132,5 toneladas de gás carbônico.

O ecotelhado também capta e reutiliza água da chuva, e a cobertura verde e os jardins respeitam as condições necessárias para garantir a vida das plantas. O chão de madeira certificada contribui para a preservação das florestas; os vidros das janelas reduzem o calor; e a fórmica utilizada no mobiliário é feita de garrafas PET. Além disso, são oferecidas 40 vagas no bicicletário a fim de estimular o uso de transportes alternativos.

Telhado Verde BibliotecaParqueEstadual 2Com todos esses recursos, a BPE pode alcançar a Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) Gold na América Latina, concedida para edificações cujo projeto e obra garantem alto desempenho em termos de ambiente saudável, locais de trabalho produtivos, baixo custo de manutenção e operação e redução dos impactos ambientais.

Mês das crianças

Uma programação especial voltada para os pequenos frequentadores acontece até o fim de outubro. São oficinas de encadernação e de textura das palavras, nos dias 18 e 19, das 10h às 12h e a partir das 14h, respectivamente. A peça Zigg & Zogg é a atração do dia 25, às 11h, no Teatro Alcione Araújo, que funciona no espaço. No dia 28, às 14h, o ilustrador, escritor e performer Ivan Zigg, vencedor do prêmio Jabuti de melhor ilustração para livro infantil de 2004, conversa com as crianças. Tudo com entrada gratuita. Para mais informações, visite o site.

Serviço

Biblioteca Parque Estadual
Avenida Presidente Vargas, 1.261, Centro
Telefone: (21) 2332-8647

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp