ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Kwai
Whatsapp

Kit da MultiRio em sala de aula: uma experiência
11 Julho 2012 | Por Luís Alberto Prado
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

KitDengue_Edit3Divulgar e compartilhar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula de forma ampla e moderna. Este foi o principal objetivo para que a Escola Municipal Brício Filho criasse o seu blog, agregando parte do material do Kit Dengue da MultiRio, distribuído para a Rede.

Segundo a diretora da instituição, Ana Lucia Ribeiro, o projeto político-pedagógico (PPP) da escola é o Desenvolvimento Sustentável. Partindo deste princípio, a professora Mônica da Fonseca, responsável há três anos pela Sala de Leitura, utilizou o Kit Dengue (Água é Vida, Energia é Vida e Dengue Esporte) com todas as turmas de 1º ao 3º ano. “Depois de analisarmos o conteúdo, vimos que se adequava perfeitamente ao nosso PPP. Com as turmas de Educação Infantil foi utilizada a animação Sapequinha, Se Liga, para provocar uma reflexão sobre comportamentos e atitudes”, comenta Ana Lucia, que está no cargo há um ano, mas atua na Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro desde 1988.

A cada dia em sala de aula, uma vitória é conquistada. Como prova disso, observa Ana Lucia, toda a comunidade escolar está envolvida nos projetos implementados na Brício Filho.

“A comunidade escolar e os seguidores do blog podem aprender um pouco mais com as postagens informativas, bem como os assuntos pertinentes às atividades desenvolvidas.”

Não existe mágica e sim muito trabalho, e a prova final é o resultado do processo de ensino a partir do blog. Após a exibição dos filmes, os professores conversam sobre os temas abordados em todos os DVDs, passando ou complementando informações e esclarecendo dúvidas da criançada.

Alguns alunos do 3º ano, segundo a professora da Sala de Leitura, a procuram para saber quando sairá nova postagem com outros assuntos ou fotos dos trabalhos realizados por eles. "Isso demonstra a importância que atribuem à divulgação de seus trabalhos no blog.”

Mônica da Fonseca comenta ainda que os jovens estudantes do 3º ano – “os mais curiosos e que não deixam perguntas a fazer” – também acessam o blog pelo portal do Rioeduca. “Esta prática amplia as possibilidades educacionais.”

Na opinião da diretora da Escola Municipal Brício Filho, já se percebe algum ganho dos alunos com a criação do blog.

“Os objetivos estão sendo atingidos, pois nos procuram sempre com uma visão positiva sobre as últimas postagens.”

Para finalizar, Ana Lucia Ribeiro faz uma sugestão à MultiRio: ampliar o conteúdo do material desenvolvido, investindo mais em programas adequados à faixa etária “com que trabalhamos (Educação Infantil ao 3º ano, de 4 a 9 anos de idade), para que possamos ter mais oportunidades de uso de seus produtos”.

A Escola – Com 430 alunos matriculados, pertencentes às comunidades do Jacarezinho e de Manguinhos em sua maioria, a Escola Municipal Brício Filho foi fundada em julho de 1959. Está localizada no bairro de Benfica e atende da Educação Infantil até o 3º ano.

O nome é em homenagem a Jaime Pombo Brício Filho, um médico abolicionista e republicano que nasceu na Bahia em 30 de junho de 1865.

 

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp