ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Oswaldo Cruz, uma vida dedicada à saúde pública
14 Julho 2015 | Por Larissa Altoé
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

oswaldocruz 1903 legendaOswaldo Cruz, médico, cientista e sanitarista, foi responsável pelo combate de doenças infecciosas que matavam milhares de brasileiros, como a peste bubônica, a febre amarela, a varíola e a tuberculose.

Nascido em São Luiz do Paraitinga, São Paulo, em 1872, Oswaldo Cruz veio com a família para o Rio de Janeiro aos 5 anos. Aos 15, ingressou na faculdade de Medicina e tão logo se formou, casou-se com Emília Fonseca, uma vizinha, a quem chamava de Miloca e com quem teve seis filhos, sua “tribo”, como se referia à família.

O pai de Miloca, o comendador Manuel José da Fonseca, rico comerciante português, deu de presente ao genro um laboratório de análises e pesquisas, instalado no andar térreo da residência do jovem casal, na Rua Jardim Botânico, número 9.

Foi também com a ajuda financeira do sogro que Cruz viajou para Paris, onde se especializou em microbiologia e soroterapia, no Instituto Pasteur. Lá, também estudou urologia e medicina legal, além de aprender a fabricar ampolas, provetas e pipetas de vidro.

Durante a temporada na França, o sanitarista descobriu um hobbie que seria sua paixão – a fotografia –, a ponto de montar um pequeno laboratório para revelação na casa da Praia de Botafogo, 406, onde a família morou, na volta da viagem. O fotógrafo amador registrou não apenas passagens de sua atividade científica, mas também o dia a dia carioca e viagens que fazia pelo país e para o exterior.

Em 1899, Osvaldo Cruz foi convidado por Eduardo Chapot-Prévost, professor da Faculdade Nacional de Medicina, para integrar a comissão médica da Diretoria Geral de Saúde Pública (equivalente ao Ministério da Saúde atual), que iria investigar, em Santos, se a mortandade anormal de ratos estava relacionada à peste bubônica. E isso foi confirmado.

Passado o surto da doença, as autoridades sanitárias viram a necessidade de se fabricar, aqui, o soro antipestoso, que na época era produzido apenas no Instituto Pasteur. Foi fundado, então, em 1900, o Instituto Soroterápico Federal-ISF, na fazenda de Manguinhos, no Rio, tendo Oswaldo Cruz como diretor técnico e, dois anos, mais tarde, como diretor do ISF.

Uma curiosidade acerca do “castelinho” que até hoje abriga o antigo ISF, atual Instituto Oswaldo Cruz, é que o próprio sanitarista desenhou a proposta de um prédio, com a ideia de imponência que ele sonhava para o Instituto. E o desenho foi passado ao engenheiro e arquiteto incumbido de construi-lo.

Saneamento do Rio de Janeiro, capital federal

Em 1903, veio a nomeação como diretor da Diretoria Geral de Saúde Pública, com a missão de promover o saneamento no Rio de Janeiro. A capital federal sofria com epidemias diversas, entre elas a febre amarela. Para combatê-la, o cientista dividiu a cidade em distritos sanitários, sob jurisdição das delegacias de saúde. Os médicos tinham a incumbência de receber as notificações de doentes, aplicar soros e vacinas, multar e intimar os proprietários de imóveis insalubres a reformá-los ou demoli-los. A elaboração de mapas e estatísticas epidemiológicas dava suporte às ações das chamadas brigadas de mata-mosquitos que percorriam diariamente as ruas, lavando caixas d´água, desinfetando bueiros e ralos, limpando telhados e calhas e removendo depósitos de água com larvas do inseto.

Já o combate à peste bubônica consistiu em vacinar os moradores das áreas infectadas, como o porto; tornar a notificação obrigatória; isolar os doentes para tratamento e o extermínio de ratos, cujas pulgas transmitiam a doença.
Um ano depois, os índices de mortalidade e morbidade da peste bubônica diminuíram. E, em 1907, a febre amarela tinha sido erradicada do Rio de Janeiro.

revoltadavacinaRevolta da Vacina

O combate seguinte seria contra a varíola. Oswaldo Cruz conseguiu aprovar uma lei que tornava obrigatória, em todo o território nacional, a vacinação contra o vírus causador da doença. Quem se recusasse, era multado. Havia também a exigência do atestado de vacinação para matrículas em escolas, empregos públicos, casamentos e viagens. A lei foi apelidada de “código de torturas” e motivou o movimento conhecido como a Revolta da Vacina.

A Revolta da Vacina se iniciou em 10 de novembro de 1904, quando a polícia tentou prender um grupo de estudantes que pregava a não vacinação. Nos dias seguintes, houve manifestações de apoio ao grupo no Largo de São Francisco, no Centro, e quebra-quebra em diversos pontos da Saúde e da Gamboa.

No dia 14, na Escola Militar, alguns cadetes se amotinaram, arrombaram os depósitos e se apossaram de armas e munição. O comandante da Escola foi deposto por outro oficial, que veio a morrer horas depois em um tiroteio. Ele chefiava um grupo de trezentos cadetes, que protestavam contra as forças legalistas, e marcharam rumo ao Palácio do Catete para depor o presidente Rodrigues Alves. Dois dias depois, o governo impôs estado de sítio e, assim, começou a recuperar o controle da situação. Foram dezenas de mortos e mais de 700 revoltosos presos.

Diante de tamanha resistência, foi decretada a revogação da obrigatoriedade da vacina, embora permanecesse válida a exigência do atestado de vacinação para diversas atividades. Apesar de toda controvérsia, em dois anos, a vacinação conseguiu derrubar os números de óbitos decorrentes da varíola de 3.500 para apenas nove.

Medalha de ouro em Berlim

A atuação do “General Mata Mosquitos” (apelido dado pela imprensa) no saneamento da cidade do Rio de Janeiro, sobretudo no combate à febre amarela, foi reconhecida pelo XIV Congresso Internacional de Higiene e Demografia, em Berlim, em 1907, com a medalha de ouro. Nessa época, Oswaldo Cruz começou a sofrer de nefrite, doença inflamatória dos rins.

OCruz foBento Burledefigueiredo nafiocruz 1910No ano seguinte, o presidente Afonso Pena sancionou a lei que transformava o Instituto Soroterápico Federal (ISF) no Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e em 1912, Cruz foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.

Em 1916, com a progressão da nefrite, ele precisou se afastar da direção do IOC. Seu filho mais velho pediu, então, ao presidente do estado do Rio de Janeiro, Nilo Peçanha, que nomeasse Cruz para a recém-criada prefeitura de Petrópolis, função que ele não pôde continuar diante do agravamento da saúde. Na cidade serrana, gostava de cultivar rosas no jardim de casa, fazendo enxertos para a produção de mais flores.

Oswaldo Cruz faleceu em 1917. Toda a descendência do sanitarista – os filhos Bento, Elisa, Hercília, Oswaldo, Zahra e Walter, além dos treze netos e numerosos bisnetos e trinetos – receberam o sobrenome Oswaldo Cruz.

Fontes:
Portal Fiocruz, site ABL, CPDOC/FGV, Ciência e Cultura (periódico on-line da SBPC) e Fundação Banco do Brasil (Projeto Memória)

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
O talento e a perseverança de José Maurício venceram o preconceito

O talento e a perseverança de José Maurício venceram o preconceito

24/11/2017

José Maurício Nunes Garcia foi um dos melhores compositores brasileiros de música sacra.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Heitor Villa-Lobos, mestre da composição e da educação

Heitor Villa-Lobos, mestre da composição e da educação

03/03/2017

Compositor, maestro e instrumentista carioca de renome internacional, Villa-Lobos uniu a música popular à erudita.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Zuzu Angel, mãe da moda brasileira

Zuzu Angel, mãe da moda brasileira

19/01/2017

Pioneira na criação de uma moda genuinamente nacional, a estilista deu contornos políticos ao seu trabalho a partir da morte do filho.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Noel Rosa e uma história que deu samba

Noel Rosa e uma história que deu samba

04/01/2017

Jovem de Vila Isabel uniu os sambas do morro e do asfalto por meio de composições que retratavam o cotidiano com humor e crítica social.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Machado de Assis, mestre da literatura brasileira

Machado de Assis, mestre da literatura brasileira

26/10/2016

O autor inaugurou o movimento artístico chamado realismo e já foi traduzido para 16 línguas.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Carmen Miranda, a pequena notável

Carmen Miranda, a pequena notável

02/09/2016

Apesar de ter nascido em Portugal, Carmen Miranda é considerada a primeira artista multimídia do Brasil.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Pedro Ernesto: poder público nas zonas Norte e Oeste do Rio

Pedro Ernesto: poder público nas zonas Norte e Oeste do Rio

26/08/2016

Administrou o município do Rio de Janeiro na década de 1930, iniciando a construção de oito hospitais e 28 escolas públicas.   

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Estácio de Sá: o corajoso português que fundou o Rio

Estácio de Sá: o corajoso português que fundou o Rio

01/03/2016

Persistente, ele lutou contra franceses e indígenas para dominar a Baía de Guanabara e povoar o local onde hoje é a cidade do Rio.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Pereira Passos, o prefeito da reforma

Pereira Passos, o prefeito da reforma

24/02/2016

O engenheiro Pereira Passos foi o maior responsável pela reformulação que, no início do século XX, deu ao centro do Rio seu ar de metrópole.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Um santo soldado em defesa do Rio

Um santo soldado em defesa do Rio

19/01/2016

O italiano Sebastião e sua trajetória até tornar-se o padroeiro da nossa cidade. 

Heróis e Heroínas do Rio

texto
A alma nobre do abolicionista José do Patrocínio

A alma nobre do abolicionista José do Patrocínio

18/11/2015

Articulador fundamental para o fim da escravidão no país, ele abraçou também a causa dos retirantes nordestinos e até a defesa dos animais.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
A grande pianista Guiomar Novaes

A grande pianista Guiomar Novaes

10/11/2015

Considerada uma das melhores instrumentistas do início do século XX, ela teve uma carreira impecável no exterior por mais de 60 anos.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Debret, o primeiro cronista da vida carioca

Debret, o primeiro cronista da vida carioca

23/10/2015

De 1816 a 1831, o artista registrou não apenas momentos importantes da fase de formação do Brasil Império, mas também o movimento das ruas.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
André Rebouças, engenheiro e educador

André Rebouças, engenheiro e educador

21/09/2015

Engenheiro de prestígio, o que contribuiu para que desse nome a um importante túnel da cidade, Rebouças foi um intelectual preocupado com a inclusão social do negro no Brasil.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Cartola: samba e poesia em verde e rosa

Cartola: samba e poesia em verde e rosa

03/09/2015

Representante autêntico do samba e um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira, músico leva requinte a composições que atravessam décadas.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Lota, a mulher que fez do aterro um jardim

Lota, a mulher que fez do aterro um jardim

30/07/2015

Maria Carlota Costallat de Macedo Soares, ou simplesmente Lota, foi responsável por evitar a construção de quatro avenidas com prédios à beira-mar, em prol da realização do atual Parque do Flamengo.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Pixinguinha, um dos maiores no olimpo da MPB

Pixinguinha, um dos maiores no olimpo da MPB

02/07/2015

Com uma carreira que começou ainda na infância, o maestro foi responsável por incorporar elementos tipicamente brasileiros às técnicas de orquestração e de arranjo de então.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Anchieta e os primórdios da educação no Brasil

Anchieta e os primórdios da educação no Brasil

26/05/2015

O jesuíta é tido não só como pioneiro da área de ensino, mas também da arte brasileira.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
O fotógrafo da modernização do Rio de Janeiro

O fotógrafo da modernização do Rio de Janeiro

19/05/2015

Estimativas apontam que Augusto Malta produziu de 30 a 60 mil registros, ao longo das mais de três décadas em que trabalhou para a prefeitura da cidade.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
A primeira mulher caricaturista do Brasil

A primeira mulher caricaturista do Brasil

27/04/2015

Com o pseudônimo de Rian, Nair de Teffé publicou em jornais brasileiros e estrangeiros. Artista multitalento, foi ainda feminista e esposa do presidente Hermes da Fonseca.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Heitor dos Prazeres: um artista do samba e das tintas

Heitor dos Prazeres: um artista do samba e das tintas

08/04/2014

Compositor, ele participou do nascimento das escolas de samba do Rio de Janeiro. Como pintor, teve o talento reconhecido até pela rainha da Inglaterra.

Heróis e Heroínas do Rio