Da série
MCE Reportagens
26 Março 2020
0
0
0
s2sdefault
 
A cantora e contadora de histórias, Carol Levy, é uma das inúmeras profissionais que estão colocando seus serviços à disposição da população, de forma gratuita, nesse momento de isolamento social (Foto: perfil do Instagram)

A principal medida para diminuir a disseminação do novo coronavírus é ficar em casa, além de lavar as mãos adequadamente com frequência. Ainda não há previsão precisa sobre até quando durará o isolamento social. A boa notícia é que diversas empresas e profissionais estão compartilhando gratuitamente, na internet,seus conteúdos e saberes para tornar mais leve essa rotina.

É possível acessar brincadeiras on-line para crianças de 0 a 4 anos, ouvir histórias, passear virtualmente pelo zoológico, assistir a shows e TVs por assinatura, baixar livros, ter aulas, estudar, usar ferramentas para teletrabalho (home office), entre outras possibilidades.

“É importante escolher atividades que as crianças gostem, que lhes deem bem-estar. Não devemos buscar excesso de atividades para as crianças, como se fosse necessário combater o ócio”, pondera Bárbara Bittar, psicóloga do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap).

A gerente do Niap, Kátia Rios, explica também que “devemos buscar um equilíbrio para essa rotina atípica. É importante reservar um tempo para manter a regularidade de estudar, para uma atividade física, enfim, buscar uma regularidade de vida. Isso vai ser construído pela família – um convívio que muitas vezes ficava secundário e delegado a terceiros (escola, empregados ou parentes) antes do isolamento social. O equilíbrio, neste momento, precisa ser compartilhado com a família, e esse é um aspecto positivo do que estamos passando”.

O Kinedu é um aplicativo com atividades divertidas de desenvolvimento infantil e está liberado para uso gratuito até 15 de abril

As profissionais do Niap, Kátia (pedagoga) e Bárbara (psicóloga), recomendam viver um dia de cada vez, de uma forma mais livre, mais solta, mesmo que em locais restritos. Elas propõem que seja combinado entre os familiares o que se pode fazer junto (refeições, exercícios, brincadeiras etc.) e o que precisa ser separado (teletrabalho dos pais, por exemplo). Ambas reconhecem a importância das atividades on-line oferecidas gratuitamente nesse momento, pois a regularidade de exercícios, estudos, alimentação de qualidade etc. ajuda a manter a saúde física e mental. Mas a psicóloga Bárbara alerta: “não se deve colocar as crianças para fazer yoga, por exemplo, se elas não praticavam ou não têm interesse. A atividade deve trazer prazer para as crianças e não mais angústia e estresse”.

Nesse contexto, os serviços e conteúdos on-line podem ser aliados da rotina, avaliando-se sempre a qualidade do que se está acessando. São muitas as atividades propostas gratuitamente. Basta ter acesso à internet. Não há custo adicional. Confira os destaques abaixo:

Brincadeiras para crianças de até 4 anos

O Kinedu é um aplicativo com mais de 1.800 atividades divertidas de desenvolvimentoinfantil (liberado até 15 de abril).

Leitura de histórias

No Instagram, pode-se ouvir histórias nos perfis de Flávia Scherner (@fafaconta); Emília Nuñez (@maequele) e Carol Levy (@carollevy).

Shows

O Festival Música em Casa está acontecendo até 29 de março, ao vivo. São cinco shows por dia, entre 19h e 21h30, cada um com 30 minutos de duração.

Passeios virtuais

O zoológico de San Diego, na Califórnia (Estados Unidos) disponibiliza em seu site câmeras ao vivo espalhadas pelo local. É possível ver elefantes, coalas, pandas, tigres e outros animais.

Visite as salas de exposições e galerias do Museu do Louvre, em Paris (França). O Louvre é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico.

Educação

Há cursos de diversas instituições como Senai, FGV e Harvard, entre muitos outros. São muitos conteúdos diferentes entre si, atendendo aos mais diversos perfis. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial liberou 12 cursos nas áreas de TI, Finanças e Empreendedorismo. A Fundação Getúlio Vargas disponibilizou 60 cursos em Direito, Administração, Marketing e RH. A universidade norte americana contribui com 100 cursos, divididos em 14 áreas, como Artes e Design, Negócios e Gestão, Ciência da Computação, Governo, Leis e Política. Todas as instituições de ensino citadas dão certificado ao final do curso completo.

Livros

Amazon e L&PM, entre outras editoras, estão oferecendo livros para baixar.

TV por assinatura

Globoplay (por 30 dias) e Sky (canais a mais para quem já é cliente) estão com canais liberados.

Ferramentas para teletrabalho (home office, em inglês)

Diversas empresas estão disponibilizando instrumentos de trabalho on-line, como videoconferência e compartilhamento de arquivos. A Microsoft Teams, por exemplo, disponibiliza 6 meses gratuitos. Trata-se de uma plataforma unificada de comunicação e colaboração. Além dela, há Word, Excel e gerenciamento de equipes, entre outras.

Razões para Acreditar

O site Razões para Acreditar está fazendo uma base de dados, constantemente atualizada e colaborativa, com produtos e serviços gratuitos, para tornar o período que precisamos ficar em casa, em isolamento social,mais criativo e o menos estressante possível.

Mídias Relacionadas
MCE Reportagens
Mais da Série
Relacionados
Mais Recentes