Entre os dias 27 de maio e 31 de julho, acontece a primeira etapa da coleta de dados para o Censo Escolar da Educação Básica de 2015. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai receber informações detalhadas sobre escolas, alunos, professores e turmas de toda a Educação Básica no país. Diretores e responsáveis pelas escolas poderão preencher os dados por meio do Educacenso, programa disponibilizado no portal do Inep. O levantamento serve como referência para a definição de políticas públicas de educação, para a destinação dos recursos da União para os estados e municípios, e também para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Participam todas as unidades de ensino, públicas e particulares, do país.
De acordo com o calendário divulgado pelo Inep, os dados preliminares deverão ser enviados ao Ministério da Educação até o dia 26 de agosto. Após a publicação deste primeiro levantamento no Diário Oficial da União, os diretores de escolas terão um mês para fazer qualquer retificação necessária. A divulgação dos resultados finais, que conclui a primeira etapa do censo, está prevista para 29 de janeiro de 2016.
A segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica de 2015 começa em 1º de fevereiro de 2016, com a abertura do módulo Situação do Aluno no Educacenso, para entrada de dados sobre o rendimento e o movimento escolar dos alunos, declarados na primeira fase. Mais uma vez, diretores e responsáveis pela escola deverão inserir as informações no Portal do Inep até 18 de março de 2016. O material será disponibilizado pelo Inep para nova conferência em 1º de abril, e a correção de eventuais erros feita pelos gestores, até 15 de abril de 2016. A divulgação da versão final está programada para acontecer no dia 6 de maio de 2016.
Fontes: Portal do Inep e Portal Brasil.