ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

A holografia na sala de aula
22 Setembro 2016 | Por Marinete D’Angelo
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Num cenário de constantes mudanças provocadas pelo surgimento frequente de diferentes recursos, a simulação holográfica é mais uma ferramenta disponível ao educador.

A holografia, como técnica de registro e apresentação de imagens que proporciona a ilusão de três dimensões, tem um grande potencial educativo e de entretenimento. Por meio dela, vemos objetos projetados flutuando, livres de limites visíveis. Esta experiência provoca no observador uma percepção sensorial diferente das imagens em duas dimensões, vistas nos livros ou na TV.

Por possuir as características de criar e produzir imagens virtuais e aparentemente tridimensionais, a simulação holográfica permite observar o inobservável e provoca a ilusão de que algo que não está presente fisicamente possa ser percebido ocupando espaço e com a forma definida.

Há, também, a possibilidade da interação da imagem projetada com objetos físicos por trás da superfície reflexiva, como no caso da Mulher Gorila. Esse recurso potencializa o efeito imagético, favorecendo a experimentação em situações difíceis de serem realizadas no mundo real.

O uso da simulação holográfica, assim como os demais mediadores da comunicação, se estiver adequado às especificidades dos recursos e a serviço de uma proposta pedagógica, poderá se tornar um bom aliado na dinamização do processo ensino-aprendizagem, com alunos mais motivados. Mais ainda: favorecerá a construção de um ambiente educacional colaborativo e interativo, por meio do efeito da terceira dimensão e da manipulação de objetos virtuais. Além disso, contribuirá para a estimulação do pensamento criativo, devido à natureza ilusória das imagens; para a compreensão de conceitos abstratos, por meio de simulações; para o desenvolvimento da percepção visual e da orientação espacial; e para a aproximação aos conteúdos teóricos de natureza mais complexa.

Algumas práticas pedagógicas já apresentam bons resultados com o uso da holografia em conteúdos curriculares, como formas geométricas, estrutura molecular, funcionamento do corpo humano, espaço geográfico, expressões artísticas, astronomia, cálculos matemáticos entre outros.

É muito fácil construir um prisma com seus alunos, acessar os vídeos holográficos e demonstrar o efeito, usando seu celular ou tablet. Confira clicando aqui.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp