Para conferir a resposta, é só clicar em "Leia mais"!
Fotos: Alexandre Macieira | Riotur e Daniela Matta
Palácio Gustavo Capanema
Foto: Daniela Matta
Antigo edifício do então Ministério da Educação e Saúde, localizado na Rua da Imprensa (Centro), o Palácio Gustavo Capanema é considerado um marco da arquitetura moderna no Brasil. Foi construído entre 1937 e 1943, com projeto liderado por Lucio Costa e que teve a participação dos principais arquitetos brasileiros da época, além da consultoria do francês Le Corbusier.
Entre os elementos de destaque do edifício estão o pilotis de dupla altura, a escada helicoidal de acesso ao salão polivalente, o átrio de paredes de travertino e tijolo de vidro com um longo e sinuoso balcão de madeira, as fachadas diferenciadas de brise-soleil (nordeste), pan-de-verre (sudoeste) e empenas cegas revestidas de granito olho de sapo.
Com paisagismo de Roberto Burle Marx, o local possui, ainda, importantes pinturas e azulejaria de Candido Portinari. O palácio foi tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) três anos depois da inauguração, em 1948, o que fez com que se conservasse, com alterações mínimas, o projeto original.
Fontes:
CENTRO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO RIO DE JANEIRO/ Jorge Czajkowski (org.). Guia da arquitetura colonial, clássica e romântica no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2000. CENTRO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO RIO DE JANEIRO/ Jorge Czajkowski (org.). Guia da arquitetura eclética no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2000. Salomão, Maria Helena (org.) Guia da Arquitetura do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2016. PORTAL MULTIRIO/ Sandra Machado. Palácio Gustavo Capanema é marco divisório na história da arquitetura do país.