ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

A arte de várias artes! Conheça a série Mãos à Ópera
09 Maio 2016 | Por Adriana Nascimento
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Maos a OperaPor trás dos palcos, há vários artistas e profissionais técnicos que se dedicam com afinco e paixão para levar o espetáculo ao público. A nova série Mãos à Ópera, a primeira da MultiRio a tratar do gênero, oferece uma abordagem inédita no Brasil. A produção busca aproximar o espectador da construção da obra e mostra que essa arte que reúne várias linguagens pode ser apreciada por todas as idades. A linguagem dinâmica da série e o destaque para a ópera infantil O Menino Maluquinho são um convite para crianças e jovens entrarem nesse mundo. A produção é uma parceria entre a MultiRio e a Bonfilm, que realiza o festival de filmes Ópera na Tela.

Para marcar a estreia de Mãos à Ópera, nesta terça-feira (10), a MultiRio realiza uma ação no mesmo dia, às 9h, na Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire. Na ocasião, o maestro Ricardo Prado, consultor da série e conselheiro artístico do festival Ópera na Tela, e o coordenador de Música da Secretaria Municipal de Educação do Rio, Luciano Cintra, apresentam aos professores o projeto da série e como correlacionar os conteúdos dos episódios às Orientações Curriculares.

Em formato de documentário, com seis episódios de 15 minutos de duração, Mãos à Ópera fala das origens e dos elementos da ópera, destacando cenas de espetáculos e depoimentos de profissionais do meio. A produção possui linguagem ágil e atraente, intercalando depoimentos, cenas de bastidores e trechos de filmes do festival Ópera na Tela, dando ritmo à produção e facilitando o entendimento. O destaque para os profissionais que atuam por trás dos palcos também incentiva as novas gerações a não apenas apreciar o espetáculo, mas a conhecer as habilidades e os desafios dos que produzem as obras do gênero.

Levando o conhecimento sobre o que é a ópera e como se dá a produção desse espetáculo, Mãos à Ópera busca resgatar o caráter popular do gênero artístico que, nas suas origens, chegou a ser a forma de arte mais apreciada no mundo. Considerado um gênero complexo e com fama de inacessível, pode-se dizer que a ópera é, na verdade, uma arte completa: reúne, na mesma obra, elementos de outras artes, como música, dança, canto e dramaturgia.

Na estreia, a série destaca as origens da ópera e a história do gênero no Brasil. O episódio também aborda alguns dos compositores mais importantes e explica a divisão das vozes femininas e masculinas na ópera, além de apresentar trechos de obras famosas, como O Barbeiro de Sevilha, Aída e A Flauta Mágica. O programa conta com a participação, entre outros, do maestro Ricardo Prado; do diretor de óperas André Heller-Lopes; da cenógrafa Daniela Thomas; do presidente do Theatro Municipal do Rio, maestro João Guilherme Ripper; e do diretor artístico da mesma casa, maestro André Cardoso.

Mãos à Ópera estreia nesta terça-feira (10), às 14h, no canal MultiRio (26 da NET) e na BandRio. A série terá também transmissão on-line pela MultiRio Web TV, no mesmo dia, às 10h.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp