ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Estudantes cariocas fazem cobertura jornalística da abertura do B20 Brasil
SÉRIE
30 Janeiro 2024 | Por Adriana Nascimento
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Alunos Andar no B20 corpo notícia Audiovisual G20 Brasil

Prefeitura do Rio e G20 Brasil fecham parceria para Agência de Notícias dos Alunos da Rede (Andar) realizarem reportagens sobre o G20, em eventos no Rio. Na primeira matéria, alunos da rede municipal do Rio entrevistaram o vice-presidente da República

Com a presença de jornalistas de todo o mundo, a cobertura do evento de abertura do B20 Brasil 2024 ganhou o reforço especial dos repórteres mirins da Agência de Notícias dos Alunos da Rede (Andar), a partir da parceria com o G20 Brasil. Assim, dois estudantes cariocas puderam acompanhar o evento e entrevistar o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin. O projeto Andar da Prefeitura do Rio, realizado nas escolas do município por meio da Secretaria Municipal de Educação sob coordenação da MultiRio, se propõe a criar uma rede de iniciativas voltadas para a produção jornalística e envolve, atualmente, centenas de estudantes que escrevem, filmam, editam e publicam suas notícias em canais digitais e offline das escolas e também no site do projeto (www.multi.rio/andar).

Jhonata Silva Junior e Kamilly Paiva, ambos de 13 anos, são alunos da Escola Municipal Oswaldo Teixeira, que fica no bairro do Quintino, no Rio de Janeiro. Os dois foram os correspondentes da Andar na abertura do B20, inaugurando a parceria com o G20 Brasil para a cobertura dos eventos oficiais e paralelos relacionados ao fórum no Rio de Janeiro pela agência de estudantes cariocas.

Os alunos Kamilly e Jhonata encontraram o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (Foto: Audiovisual G20 Brasil)

 

“Eu me senti muito honrado em ser chamado para entrevistar o nosso vice-presidente. Estou muito feliz por esse momento, por estar levando o nome da nossa escola cada vez mais longe. Nós tivemos que estudar antes de estar aqui, pesquisamos um pouco sobre o assunto e nossa professora também nos ajudou muito. Preparamos o roteiro do nosso jornal, o Jornal EMOT da nossa escola, e colocamos algumas coisas sobre o que é o B20. Acho que vamos poder contribuir com a nossa escola divulgando mais, falando mais sobre e ajudando as pessoas que não sabem o que é”, disse Jhonata.

Sua parceira de jornal, a estudante Kamilly, lembrou que a preparação foi um aprendizado para eles: “mesmo sendo criança, estudando um pouco mais sobre o B20 e o G20, conseguimos aprender um pouco mais de ideias importantes sobre as mudanças climáticas e saber o porquê elas aconteceram”.

Saiba mais sobre a entrevista dos estudantes com o vice-presidente Geraldo Alckmin na reportagem do G20 Brasil.

O ponto alto da cobertura da Andar será a Cúpula do G20, que reunirá, em 18 e 19 de novembro, os principais líderes mundiais no Rio de Janeiro, ocasião inédita para o país e, em consequência, para a cidade.

“Os estudantes das nossas escolas se tornam parte importante da história que será contada sobre este ano em que o Rio é a capital do G20 e recebe o mundo. Meninos e meninas, que representam o nosso futuro, poderão apresentar, não só para as suas famílias e para as suas comunidades, mas para todo o Brasil, uma visão muito especial do encontro das maiores economias do planeta no Rio”, destacou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Kamilly e Jhonata são da equipe do Jornal EMOT, um telejornal que traz notícias de dentro e fora da escola, realizado pelos alunos com a orientação das professoras Mariane Sousa e Andréa Liguori. O telejornal é uma das iniciativas, em diferentes linguagens e mídias, que fazem parte das 37 escolas participantes da Andar. A Agência de Notícias dos Alunos da Rede foi criada em 2022 e reúne escolas de toda a cidade do Rio de Janeiro. Com cerca de um ano e meio de existência, mobiliza atualmente mais de 300 estudantes.

“É com grande satisfação que presenciamos a participação ativa de nossos alunos em eventos de importância global. A Andar é uma super iniciativa educacional que possibilita que nossos estudantes compartilhem suas histórias. Por meio desta agência de notícias, estamos não apenas formando futuros comunicadores, mas também construindo uma comunidade estudantil vibrante e conectada”, ressaltou o secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha.

Na etapa de produção, além de os estudantes produzirem para os canais e veículos próprios da escola - que incluem redes sociais, jornal mural, revista digital, entre outros -, o site da Andar (www.multi.rio/andar) também reúne as notícias das escolas participantes do projeto. Os próprios estudantes, com seus professores, publicam as notícias produzidas por eles, em um ambiente on-line desenvolvido para o projeto. A criação de canais da Andar nas redes sociais também está entre as novidades para este ano.

“Estar na cobertura do evento do B20, conversando e pensando nas propostas do G20, com as crianças, é um movimento muito importante. Fizemos a preparação, eles leram sobre as temáticas, as discussões. Para eles é a apropriação de um conhecimento contextualizado no mundo e nas discussões atuais. É importante também na medida em que eles vão compartilhar sobre o que estão aprendendo e vendo aqui, além da questão desse protagonismo juvenil, como eles são importantes e relevantes na construção da nossa sociedade. Eles estarem aqui como representantes também é uma sinalização do papel das nossas escolas públicas e do trabalho relevante que a gente faz”, disse Mariane Souza, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Oswaldo Teixeira e uma das professoras que desenvolvem o projeto do Jornal EMOT.

O Business 20 (B20) é um grupo de engajamento empresarial relacionado ao G20 e reúne representantes do setor industrial, com o objetivo de propor políticas em áreas como comércio, investimento, emprego e educação ao grupo de líderes mundiais.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
Inovação e tecnologia entram na pauta dos alunos repórteres da Prefeitura do Rio no Startup 20

Inovação e tecnologia entram na pauta dos alunos repórteres da Prefeitura do Rio no Startup 20

18/04/2024

O GEO Fernando de Azevedo foi a escola representante na cobertura do grupo de engajamento do G20, acompanhando as atividades e realizando entrevistas com a cônsul-geral americana, Jacqueline Ward, entre outros.

Andar no G20

video
Eletiva da Agência de Alunos da Rede engaja alunos e professores

Eletiva da Agência de Alunos da Rede engaja alunos e professores

17/04/2024

Seis professores do GEO Fernando de Azevedo (10ª CRE), em Santa Cruz, desenvolvem conjuntamente um projeto de jornalismo estudantil durante o tempo da eletiva da Agência dos Alunos da Rede (Andar).

Andar no G20

texto
Startup 20: grupo levará ideias sobre empresas emergentes e inovadoras para o G20

Startup 20: grupo levará ideias sobre empresas emergentes e inovadoras para o G20

10/04/2024

O Fórum acontece entre 15 e 18 de abril no Riocentro. Vem conhecer as ideias que estarão em pauta. Preparamos um infográfico contendo informações importantes sobre o ecossistema de startups no Brasil e o Startup 20. O material pode ser útil para trabalhar com os seus alunos na sala de aula.

Andar no G20

video
Melissa Chagas e Kevelyn Carvalho cobriram o W20 para a revista eletrônica Nicarágua em Ação

Melissa Chagas e Kevelyn Carvalho cobriram o W20 para a revista eletrônica Nicarágua em Ação

27/03/2024

As estudantes do GEO Nicarágua, em Realengo, e suas professoras orientadoras, Renata Ribeiro (Geografia) e Talita Goulart (Língua Portuguesa) falam sobre a experiência de cobrir o Women20 - o grupo de engajamento do G20 para o empoderamento feminino.

Andar no G20

video
Em vídeo: a cobertura do Women 20 pelos alunos da Escola Municipal Marechal Alcides Etchegoyen

Em vídeo: a cobertura do Women 20 pelos alunos da Escola Municipal Marechal Alcides Etchegoyen

27/03/2024

Geórgia Costa e Erick Domingos contaram com a orientação do professor Renato Lima.

Andar no G20

texto
G20 e gênero: alunos repórteres da Prefeitura do Rio participam de reunião do Women 20

G20 e gênero: alunos repórteres da Prefeitura do Rio participam de reunião do Women 20

26/03/2024

Estudantes entrevistaram delegadas do W20, secretária carioca e presidente do Comitê Rio G20 em cobertura de imprensa mirim relacionada à agenda do G20.

Andar no G20

texto
Grupo de Engajamento W20

Grupo de Engajamento W20

25/03/2024

  Composto por mulheres voluntárias de diversos setores da sociedade civil, o W20 tem como objetivo elaborar recomendações para políticas públicas em prol do empoderamento econômico de mulheres.

Andar no G20

texto
Acolhimento do projeto Andar recebe professores das escolas participantes

Acolhimento do projeto Andar recebe professores das escolas participantes

08/03/2024

Professores responsáveis pelos projetos de jornalismo estudantil em suas unidades escolares estiveram no primeiro encontro do ano da Agência de Notícias dos Alunos da Rede.

Andar no G20

video
Em vídeo: veja como foi a cobertura do Business 20 pelos alunos da Rede

Em vídeo: veja como foi a cobertura do Business 20 pelos alunos da Rede

01/02/2024

Com a presença de jornalistas de todo o mundo, a cobertura do evento de abertura do B20 Brasil 2024 ganhou o reforço especial dos repórteres mirins da Prefeitura do Rio.

Andar no G20