Estudantes da Andar fazem sua primeira cobertura de Bienal do Livro
15 Setembro 2023 | Por Adriana Nascimento
Os estudantes repórteres que participam da Andar produziram matérias e entrevistas sobre a Bienal que estão publicadas no site do projeto (Divulgação/MultiRio)

Os alunos que participam da Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede tiveram sua primeira experiência em uma grande cobertura: a da Bienal do Livro Rio, que aconteceu entre 1 e 10 de setembro. Para eles, além da própria visitação escolar ao evento, a ida teve também a novidade da atuação como repórteres, falando sobre a Bienal, realizando entrevistas e registrando tudo para os jornais, revistas e podcasts, entre outros, que mantêm em suas escolas, e também para o site do projeto. A Andar é realizada pela MultiRio com a Subsecretaria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação do Rio e busca reconhecer e desenvolver iniciativas de jornalismo estudantil, assim como estimular novas práticas.

No total, mais de 240 alunos participaram das atividades da Andar na Bienal, com 12 iniciativas de jornalismo escolar que acontecem em 11 escolas da Rede Municipal do Rio. “Está sendo muito bom, a gente se preparou bastante para fazer a cobertura. Estamos nos divertindo muito e gostando bastante daqui. Nós pensamos em algumas pautas e, para outras, vimos também o que estava acontecendo, várias coisas diferentes”, contou Jennyfer Carvalho, aluna do 9º ano da Escola Municipal Finlândia (7ª CRE), em Jacarepaguá. O Time F, iniciativa de jornalismo da escola, realizou, entre outras coberturas, uma entrevista exclusiva com o gari Renato Sorriso.

Os repórteres estudantis também entrevistaram o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, que falou com os alunos da A Marechal Tá On, podcast da Escola Municipal Marechal Alcides Etchegoyen (8ª CRE), localizada na Vila Kennedy. Já os alunos da Escola Municipal Oswaldo Teixeira (5ª CRE), em Quintino, falaram com o presidente da MultiRio, Paulo Miranda. Escritores e professores autores foram outros dos entrevistados pelos alunos. No estande da secretaria, onde tinham um local para realizar gravações e entrevistas, os estudantes ficaram atentos ao que estava acontecendo na Bienal e na própria programação da Educação. Também gravaram peças para o TikTok da MultiRio e imagens para um documentário - que estará em breve no Portal MultiRio (www.multi.rio).

A agência de notícias estudantil foi também tema de uma mesa no estande da secretaria. No bate-papo com docentes e alunos, os professores Renato Sampaio (E.M. Marechal Alcides Etchegoyen) e Pedro Machado (E.M. Bernardo de Vasconcellos - 4ª CRE, na Penha), responsáveis por iniciativas de jornalismo estudantil em suas escolas, falaram sobre a experiência de participar da Andar, em bate-papo com mediação do gerente da MultiRio Fábio Dias.

“Para o projeto, a cobertura da Bienal amplia o escopo e, em termos de mídia, é interessante. Mas muito mais importante é o que fica para eles, a experiência que eles levam para a vida, em um evento que gira em torno de livros e cultura. Também porque oferece um horizonte de expectativas muito diferente do que alunos de periferia têm diariamente. É uma quebra desse cotidiano de uma forma positiva e que oferece outros objetivos para eles”, ressaltou o professor Rodrigo Elias, responsável pela iniciativa do podcast 9ª Cast, da E.M. Estados Unidos.

As reportagens produzidas pelos alunos durante a Bienal estão sendo veiculadas, além de nos seus próprios canais, no site da Andar, que reúne o resultado dessa cobertura especial e outras notícias produzidas regularmente pelos estudantes em suas escolas. No site também é possível encontrar um formulário de inscrição para as escolas da Rede Municipal do Rio que quiserem aderir à Andar.

Formulário de adesão à Andar (para escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro).

Sobre a MultiRio

Vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME), a MultiRio, Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro, tem como objetivo promover ações em diferentes meios tecnológicos, articuladas com a política municipal de educação. Desenvolve produtos em diversas mídias e plataformas em apoio à Rede Pública Municipal de Ensino e tem como público prioritário os professores e alunos das escolas municipais.