Cartografias de Boas Práticas da Rede abre novos editais e chega a mais de 150 experiências publicadas
14 Setembro 2023 | Por Adriana Nascimento
O mapeamento de boas práticas em Cultura Maker, como a realizada na E.M. Pablo Picasso, é novidade na plataforma (Foto: acervo da escola/professor. Divulgação MultiRio).

Até 30 de novembro, está aberta uma nova chamada de participação na plataforma Cartografia de Boas Práticas da Rede (www.multi.rio/cartografias). Profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro estão convidados a inscrever suas práticas na plataforma, que reúne projetos desenvolvidos nas escolas cariocas em um mapa digital interativo. O formulário on-line de inscrição está no site do projeto, assim como o edital que reúne as informações.

As experiências enviadas passam por curadoria para serem publicadas na plataforma e, assim, outra novidade é a inclusão de novas práticas como resultado da chamada anterior, que aconteceu em março. Com isso, passam para mais de 150 as boas experiências de escolas publicadas no site e disponíveis para acesso de todos os professores e interessados.

Alguns editais abrem pela primeira vez: Educação das Relações Étnico-Raciais, PSE Carioca, Educação Integral em tempo integral e Formação de Professores da Educação Infantil. Além desses, há nova chamada para os temas Midiaeducação, Cultura Maker, Programa Bora pra Escola, Práticas Extracurriculares, Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil, Alfabetização e Letramento, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais e Apoio Interdisciplinar do Niap/Proinape.

Além da publicação de mais práticas em cartografias já existentes - como as de Alfabetização e Letramento -, estão sendo inaugurados novos mapeamentos a partir desta quarta-feira, com a inclusão dos projetos de professores que atenderam à chamada anterior. São as cartografias de Cultura Maker, Programa Bora Pra Escola, Educação Infantil e Apoio Interdisciplinar do Niap/Proinape.

Esse novo conjunto de iniciativas desenvolvidas nas escolas se soma ao acervo de experiências disponibilizadas na plataforma, nas quais os professores relatam os objetivos e desenvolvimento dos projetos, as habilidades curriculares trabalhadas, além de outros itens que buscam facilitar o compartilhamento e inspirar iniciativas semelhantes em outras escolas.

Para dar visibilidade, reconhecer e promover o compartilhamento de práticas pedagógicas de sucesso nas escolas cariocas, a MultiRio e equipes da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro lançam editais e fazem a curadoria das práticas da plataforma on-line Cartografias de Boas Práticas da Rede. O projeto oferece cartografias, ou mapeamentos georreferenciados, indicando as iniciativas e as unidades escolares onde elas acontecem.

Cartografias de Boas Práticas da Rede: www.multi.rio/cartografias

Inscrições de práticas pedagógicas abertas até 30 de novembro para profissionais da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro.

Novas boas práticas escolares disponíveis na plataforma.

Sobre a MultiRio

Vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME), a MultiRio, Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro, tem como objetivo promover ações em diferentes meios tecnológicos, articuladas com a política municipal de educação. Desenvolve produtos em diversas mídias e plataformas em apoio à Rede Pública Municipal de Ensino e tem como público prioritário os professores e alunos das escolas municipais.