MultiRio apresenta novidades a estudantes e professores da Rede no início do segundo semestre
03 Agosto 2023 | Por Adriana Nascimento

Perfil no TikTok é uma das novas ações, com conteúdos educativos que utilizam a linguagem leve e divertida da rede social (Divulgação/MultiRio)

Conteúdos inéditos nos canais digitais, mais práticas da Rede nas séries audiovisuais, formação e materiais inspiradores para professores estarão disponíveis na volta a partir desta semana

Para a volta às aulas do segundo semestre letivo, nesta semana, a MultiRio oferece novidades em suas diversas mídias para a Rede Pública de Ensino Municipal do Rio. Volta dos programas inéditos de séries audiovisuais, nova formação e materiais para professores, e novidades nos canais digitais são alguns dos recursos que estarão disponíveis a estudantes e professores das escolas cariocas a partir desta semana. Também ganha força a “contagem regressiva” para os 30 anos da MultiRio, comemorados em 18 de outubro e que norteia várias das ações, com o mote do slogan Criatividade Fazendo Escola. O público também pode acompanhar as novidades pelo Portal MultiRio (www.multi.rio).

Lançado em julho, o perfil da MultiRio no TikTok traz conteúdos educativos, usando a linguagem leve e divertida da rede social, para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Entre os novos conteúdos que começam a ser publicados neste segundo semestre, estão a série de vídeos com dicas e desafios de Língua Portuguesa e Matemática, gravados com professores da Rede.

Nesta quinta-feira (3), serão disponibilizados, no site do Material Rioeduca, os novos volumes do material GET na Prática para 1º ao 5º ano, com sugestões de atividades “mão na massa” para inspirar práticas nos colaboratórios dos Ginásios Experimentais Tecnológicos (GETs). Para os anos finais (6º ao 9º ano), os materiais saem no final de agosto. Já o Percurso Formativo Andar estará na plataforma EaD da Escola de Formação Paulo Freire (EPF) na segunda-feira (7); o percurso faz parte da adesão de novas iniciativas escolares ao projeto Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede.

Também a partir desta semana, voltam os novos episódios da série audiovisual Boas Práticas da Rede, que mostram experiências e práticas pedagógicas inovadoras realizadas em escolas da Rede Municipal do Rio, em formato de pequenos documentários. Os bate-papos de professor para professor do MultiRio Live - Boas Práticas da Rede também retornam, no Instagram, ampliando a conversa sobre essas mesmas experiências.

Já no Portal MultiRio, a página personalizada para os professores da SME traz uma nova experiência para os docentes com os conteúdos da Empresa. Na área Minha MultiRio, disponível sob login, os professores vão poder salvar e organizar seus conteúdos - entre o acervo de mais de 7 mil vídeos, podcasts, publicações, jogos, artigos e reportagens de Educação. No site, também poderão ser encontrados os paper toys dos personagens Rioeduca para imprimir, colorir, recortar e montar, inspirando diversas atividades com os alunos. Ambos estarão disponíveis a partir da segunda-feira (7).

Serviço

GET na Prática: acesso pelo site do Material Rioeduca 2023. Após fazer o login, o professor deve selecionar o ano de escolaridade e escolher a opção GET na Prática.

Percurso Formativo Andar: o curso deve ser acessado na plataforma EaD da EPF, na parte de cursos MultiRio, com chave de acesso disponível no próprio ambiente.

Boas Práticas da Rede: no ar às quartas-feiras, às 13h, na TV (canal 26 e 526 da NET) e no YouTube.

MultiRio Live - Boas Práticas da Rede: ao vivo às quartas-feiras, quinzenalmente, às 17h, no Instagram.