ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Professores da Rede Municipal do Rio recebem formação em Cultura Digital
14 Setembro 2022 | Por Adriana Nascimento
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

O curso da MultiRio e da Secretaria Municipal de Educação é oferecido por meio da plataforma de EAD da Escola de Formação Paulo Freire

Fotografia colorida que mostra mão segurando um celular em cuja tela aparece a página de inscrição online do curso A Escola na Cultura Digital

Destinado aos professores da Rede Pública Municipal do Rio, o curso de formação A Escola na Cultura Digital é promovido pela MultiRio junto com a Secretaria Municipal de Educação e oferecido por meio da plataforma EaD da Escola de Formação Paulo Freire. O público prioritário para a primeira edição da formação, definido junto à Subsecretaria de Ensino da pasta, é de professores de Sala de Leitura, dos Ginásios Experimentais Tecnológicos (GETs), das unidades de extensão, interlocutores da MultiRio nas Coordenadorias Regionais de Educação e bibliotecários.

As vagas foram limitadas, a primeira turma recebeu inscrições até 14 de setembro (www.multi.rio/aescolanaculturadigital), e eram abertas a todos os professores da Rede Municipal do Rio interessados. O início das aulas, formadas por conteúdos assíncronos e três atividades síncronas, acontece em 19 de setembro. A formação tem como objetivo contribuir para a qualificação da ação docente, na perspectiva midiaeducativa, favorecendo o desenvolvimento de práticas inovadoras na Rede, no contexto da cultura digital, e visando a promover impactos nos processos de ensino e de aprendizagem.

O curso A Escola na Cultura Digital foi organizado em três módulos: Conceitos Básicos, que possui cinco unidades tratando de marcos conceituais, a trajetória da SME, entre outros; Percursos Formativos, constituído por dez trilhas, das quais o participante escolhe cinco, incluindo duas obrigatórias: Rioeduca em Casa e Rioeducopédia, que são plataformas da Rede Municipal; e Elaboração de Projetos, que prevê uma proposta de ação desenvolvida na unidade escolar.

O papel do educador, a trajetória da Rede nesse campo, tópicos específicos para o professor de cada segmento (Educação Infantil, 6º ao 9º ano, alfabetização etc.), podcasts, videoaulas e redes sociais na escola são alguns dos temas abordados ao longo do curso. A Escola na Cultura Digital possui atividades assíncronas - no entanto, a mediação de tutores ao longo do processo é um dos diferenciais do curso - e três encontros síncronos.

A série audiovisual Digitalmente faz parte dos recursos oferecidos na formação. Os episódios foram produzidos pela MultiRio e trazem entrevistas com especialistas que abordam temas como cultura maker, fake news, tempo de tela, busca por likes, algoritmos, privacidade e segurança na web. A produção é parte da Unidade 5 do primeiro módulo, que aborda tópicos essenciais.

A formação para professores é uma das ações apresentadas dentro do projeto Desenvolvimento da Cultura Digital, com esforços articulados entre a MultiRio e a Secretaria Municipal de Educação que buscam promover o desenvolvimento das competências nesse campo entre estudantes e professores das escolas cariocas.

Diante das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente da competência que destaca a utilização e criação das tecnologias digitais de informação e comunicação, a iniciativa trabalha a apropriação crítica e criativa das diferentes mídias e de suas linguagens entre professores e estudantes - buscando promover recursos aos primeiros para que eles possam ser agentes de transformação junto a seus alunos.

Serviço

Curso A Escola na Cultura Digital

Formação voltada para todos os professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro, especialmente os de Sala de Leitura, dos Ginásios Experimentais Tecnológicos (GETs), das unidades de extensão, interlocutores da MultiRio nas Coordenadorias Regionais de Educação e bibliotecários.

Aulas on-line, a partir de 19 de setembro, na plataforma EAD da Escola de Formação Paulo Freire - as inscrições ficaram abertas até 14 de setembro, com vagas limitadas.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp