Acessibilidade: Aumentar Fonte

27 Julho 2022 | Por Fábio Mendonça
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

CULTURA DIGITAL PORTAL carrossel 630x350 v1

Atualização em 08/09/22: as inscrições para o curso de formação A Escola na Cultura Digital foram retomadas e estão abertas até 14 de setembro. Todos os já inscritos no curso estão com suas vagas garantidas nesta primeira turma e receberão informações pelo e-mail de contato informado. O início das aulas será em 19 de setembro.

Veja algumas perguntas e respostas relacionadas ao curso on-line A Escola na Cultura Digital: formação voltada aos professores da Rede, promovida pela MultiRio, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, através da plataforma de ensino a distância (EaD) da Escola de Formação Paulo Freire.

1 - O que é A Escola na Cultura Digital?

Formação promovida pela MultiRio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro através da plataforma EaD (Ensino a Distância) da Escola de Formação Paulo Freire. O curso tem como objetivo contribuir para a qualificação da ação docente, na perspectiva midiaeducativa, favorecendo o desenvolvimento de práticas inovadoras na Rede Municipal do Rio, no contexto da cultura digital, e visando a promover impactos nos processos de ensino e de aprendizagem.

2 - Quem pode se inscrever para essa formação?

O curso está disponível para todos os professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro, principalmente, nesta primeira edição, os das Salas de Leitura, GETs (Ginásios Experimentais Tecnológicos), unidades de extensão, interlocutores MultiRio nas CREs, além de bibliotecários.

3 - Qual é a metodologia dessa formação?

O curso está estruturado com base numa abordagem teórico prática, utilizando diversos recursos. O professor deve passar por três módulos para concluir a formação: Conceitos Básicos, Percursos Formativos e Laboratório de Projetos. De forma geral, o conteúdo é o mesmo para todos os inscritos, porém, na unidade 5 do Módulo I (Conceitos Básicos), o participante pode optar por conteúdos específicos relacionados com a sua função ou segmento de atuação. Outro momento de escolha individual ocorre no Módulo II (Percursos Formativos) no qual cada professor deve realizar 5 dentre 10 opções de percursos formativos, sendo que dois são obrigatórios: app Rioeduca em Casa e Rioeducopédia. Já no Módulo III (Laboratório de Projetos), o participante é orientado a criar uma proposta de ação que possa ser desenvolvida na unidade escolar em que atua ou compartilhar uma iniciativa já existente, relacionada com a abordagem da formação realizada.

4 - Quais os conteúdos do curso?

A formação visa a promover a aproximação do professor com alguns dos principais conceitos e elementos do que é a cultura digital e a sua relação com a escola. Desse modo, no Módulo I, são apresentados marcos conceituais, o papel do educador, a trajetória desse campo na Rede, alguns tópicos essenciais relacionados com a temática, além de conteúdos específicos para diversos segmentos de atuação: Educação Infantil, Alfabetização e Anos Iniciais, Anos Finais, EJA, Sala de Leitura, Gestão e Coordenação Pedagógica. Em seguida, no Módulo II, são apresentados conteúdos relacionados a diferentes mídias, linguagens e projetos existentes na Rede, como: audiovisual, videoaulas, redes sociais na escola, podcasts, jogos, HQs, Meias Aventuras, Metodologias Ativas, App Rioeduca em casa e Rioeducopédia. Por fim, no Módulo III, são abordados os aspectos essenciais para a elaboração e o desenvolvimento de práticas midiaeducativas na escola e os professores são convidados a colocar em prática o que aprenderam nos módulos anteriores, criando ou compartilhando uma proposta relacionada à cultura digital.

5 - Qual é a carga horária do curso?

O curso está previsto para ser realizado em 40 horas, ao longo de 13 semanas, mas os professores inscritos podem realizar essa formação, de acordo com a sua rotina, no horário que for mais conveniente a cada um. O curso está estruturado com atividades assíncronas e três encontros síncronos: um no início, um no meio e um ao final da formação.

6 - Como fazer a inscrição?

As inscrições começaram em 2 de agosto e o novo prazo final é até 14 de setembro de 2022, e podem ser feitas no link: www.multi.rio/aescolanaculturadigital. Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição no link indicado com os seguintes dados pessoais: CPF, matrícula, função, e-mail e celular. As inscrições foram retomadas após a volta dos serviços necessários para a realização do curso, que haviam sido afetados pelo ataque hacker ao datacenter da Prefeitura do Rio.

7 - Como acessar o curso?

Após o envio dos dados no formulário, o professor recebe a confirmação por e-mail e o link para acessar o curso, na plataforma EAD da Escola de Formação Paulo Freire, que começa no dia 19 de setembro de 2022. A nova data do início se deve à prorrogação dos prazos diante do período em que os serviços necessários à realização do curso ficaram fora do ar. Os já inscritos têm sua vaga garantida na primeira turma e serão informados por e-mail.

8 - Como solucionar dúvidas durante o curso?

Os estudantes contam com a mediação de tutores, ao longo de todo o processo de formação, por meio de fóruns de discussão e interação, grupos formados no Telegram e pelo email do curso (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.). Além disso, todas as orientações serão apresentadas no primeiro encontro síncrono, que deve ocorrer na primeira semana de aula.

9 - O curso oferece certificação?

Os professores que concluem a formação, cumprindo todos os requisitos básicos, recebem um certificado de participação emitido pela Escola de Formação Paulo Freire.

Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp