Início > Formação
Oficina propõe utilização pedagógica de mapas
Texto
Publicado em 28/09/2017
Tipo de Conteúdo
Formação
Tipo de mídia
Artigo
A oficina Mapas da Cidade incluiu o uso de materiais de desenho (Foto: Sandra Machado)

 

A oficina Mapas da Cidade, que contou com Maria Beatriz Albernaz como dinamizadora, foi oferecida na tarde de 20 de setembro, durante a V Semana de Alfabetização, realizada na Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire. “Cartografar é habitar um território existencial”, iniciou a professora da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). A seguir, fez às educadoras presentes a mesma proposta com que recebe suas turmas no curso de formação de professores, no Instituto de Educação: que desenhassem ou descrevessem, em texto, o trajeto que tinham acabado de fazer, como uma forma de educar a sensibilidade para observar o que existe ao redor. No dia a dia das escolas, não é raro que as crianças das turmas de alfabetização tenham dificuldade de se situar, confundindo noções distintas como bairro, cidade e país. “Acho um tema difícil de trabalhar. Eu mesma tenho dificuldade de me localizar e fico perdida quando venho do Jabour ao Centro, por exemplo. Creio que a oficina pode ajudar nas minhas atividades com os alunos”, afirmou Vívian Santos. 

Do Guia Rex ao Google Maps 

A professora Vívian Santos optou por fazer um mapa colorido de seu trajeto até o Centro (Foto: Sandra Machado)

Maria Beatriz explicou que não se trata, apenas, da visualização do corpo no espaço, mas também de outros aspectos mais sutis, como o tamanho da letra com que se escreve numa linha. “É preciso oferecer outra forma de ler o espaço, aprendendo outros códigos, como a análise de um mapa”, completou. Muitas vezes, crianças pequenas, acostumadas a sair sempre com os responsáveis, não sabem dizer sequer o nome da rua onde moram, nem descrever o que existe ao redor de sua casa. “Tem a ver com a forma como a gente lida com o desconhecido nesta cidade tão grande. E com a percepção das mudanças pelas quais os lugares vão passando... O principal é construir uma relação com o espaço a partir da própria experiência, que não é desvinculada do tempo, lembrando que nenhum mapa é um retrato fiel da realidade.” 

De acordo com a professora, o processo de tentar correlacionar a escrita com a observação favorece o desenvolvimento da subjetividade infantil e de sua habilidade na arte de narrar, principalmente sob a perspectiva da chamada cartografia participativa, baseada nas relações afetivas e conceituais. “Existem relações de poder até mesmo nos modelos diferentes de urbanização das cidades. Vale a pena pedir às crianças para comparar dois mapas e apontar as diferenças. Um bom exemplo é o partido urbanístico colonial de organicidade português, mais curvilíneo, porque respeita os acidentes geográficos, em comparação com o padrão retilíneo espanhol, presente na planta da Missão Jesuítica de São Miguel Arcanjo”, detalhou, para, em seguida, apontar uma alternativa mais acessível. “O professor pode mostrar o mapa do Brasil ao lado do norte-americano, confrontando o riscado orgânico com o retilíneo e, a partir daí, discutir os diferentes processos de ocupação territorial.”

Atenção também diverge 

Reprodução cartográfica da Missão Jesuítica de São Miguel Arcanjo, fundada em 1632 (Fonte: Wikipedia)

Para a educadora, existem dois tipos de atenção: a atenção seletiva, que foca no assunto, e a atenção flutuante, bastante reprimida na escola. Para algumas pessoas, no entanto, flutuar ao redor antes de pousar os olhos sobre determinado assunto é uma necessidade que deveria ser respeitada. Ela recomendou aos professores que peçam a seus alunos para fazer um mapeamento afetivo da escola e, depois, do entorno, a fim de trabalhar com a noção de vizinhança. Mas alertou: se preparem, porque desenho de criança não respeita escala.

 

Como produzir um audiolivro na escola
Erivelto da Silva Reis, do projeto PAA – Produção de Acervo de Áudio, da FIC, orienta professores a produzirem obras que possam ser disponibilizadas para pessoas com deficiência visual.
Texto

Como produzir um audiolivro na escola

Erivelto da Silva Reis, do projeto PAA – Produção de Acervo de Áudio, da FIC, orienta professores a produzirem obras que possam (...)

AlfabetizaçãoEducação EspecialPráticas pedagógicas
Dinâmicas para trabalhar a expressão corporal da criança na escola
A alfabetização pelo corpo e a importância da sensibilidade e da atenção do professor aos movimentos dos alunos. Tania Nhary, doutora em Educação, sugere atividades.
Texto

Dinâmicas para trabalhar a expressão corporal da criança na escola

A alfabetização pelo corpo e a importância da sensibilidade e da atenção do professor aos movimentos dos alunos. Tania Nhary, (...)

Alfabetização
Oficina propõe utilização pedagógica de mapas
A leitura de mapas e a cartografia participativa, que se baseia nas relações afetivas, podem servir de apoio ao processo de alfabetização.
Texto

Oficina propõe utilização pedagógica de mapas

A leitura de mapas e a cartografia participativa, que se baseia nas relações afetivas, podem servir de apoio ao processo de alfabetização.

Alfabetização
Experiências infantis no trabalho de alfabetização
Atividades desenvolvidas em duas escolas municipais são exemplos de abordagem mais enriquecedora e eficaz no ensino das primeiras letras.
Texto

Experiências infantis no trabalho de alfabetização

Atividades desenvolvidas em duas escolas municipais são exemplos de abordagem mais enriquecedora e eficaz no ensino das primeiras (...)

Alfabetização
Experiências de ciências para o Ensino Fundamental
Em oficina sobre alfabetização científica, educadora Sandra Regina dos Santos apresenta experiências que ajudam a despertar o interesse das crianças por ciências.
Texto

Experiências de ciências para o Ensino Fundamental

Em oficina sobre alfabetização científica, educadora Sandra Regina dos Santos apresenta experiências que ajudam a despertar (...)

Alfabetização
Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos
Há mais de quatro anos, grupo dedicado a esse segmento pesquisa o perfil dos alunos e desenvolve reflexão com base em autores brasileiros.
Texto

Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos

Há mais de quatro anos, grupo dedicado a esse segmento pesquisa o perfil dos alunos e desenvolve reflexão com base em autores (...)

Alfabetização
Palestra “Os espaços da leitura e da escrita nas escolas cariocas: o trabalho com as v&
Uma reflexão sobre as relações entre ensinar e aprender, com o objetivo de avançar na produção de propostas que busquem novos parâmetros para um trabalho com a leitura e a escrita na escola pública carioca, e concomitantemente deem continuidade ao processo de alfabetização comprometido com a apropriação de conhecimentos das diferentes áreas do conhecimento como base para a produção de novos saberes. Destaque especial para o papel do Coordenador Pedagógico como orientador do trabalho desenvolvido nas turmas de alfabetização, como garantia da presença viva do diálogo nas situações de interlocução, vinculado direta ou indiretamente, com as necessidades, lutas e conquistas das crianças cariocas. Palestrante: Cecilia Goulart (UFF).
Vídeo

Palestra “Os espaços da leitura e da escrita nas escolas cariocas: o trabalho com as várias áreas do conhecimento”

Uma reflexão sobre as relações entre ensinar e aprender, com o objetivo de avançar na produção de propostas que busquem novos (...)

AlfabetizaçãoSala de Leitura e Biblioteca
Os espaços da leitura e da escrita nas escolas cariocas
Cecilia Goulart, da UFF, conquistou a plateia ao ressaltar a importância do professor e o protagonismo das crianças no processo de alfabetização.
Texto

Os espaços da leitura e da escrita nas escolas cariocas

Cecilia Goulart, da UFF, conquistou a plateia ao ressaltar a importância do professor e o protagonismo das crianças no processo (...)

AlfabetizaçãoSala de Leitura e Biblioteca
Palestra "Educação Especial e o processo de alfabetização"
Uma reflexão sobre propostas inclusivas e sobre as questões específicas da Educação Especial e da inclusão da pessoa com deficiência. Uma educação inclusiva deve ser fundamentalmente de caráter universal e considerar as especificidades dos estudantes. Palestrante: Márcia Marin Vianna (Colégio Pedro II). Professoras convidadas: Maria Cândida Bandeira (E.M. Claudio Besserman Vianna) e Luciane Frazão (Ciep João Batista dos Santos). Palestra proferida na manhã de 21 de setembro.
Vídeo

Palestra "Educação Especial e o processo de alfabetização"

Uma reflexão sobre propostas inclusivas e sobre as questões específicas da Educação Especial e da inclusão da pessoa com deficiência. (...)

AlfabetizaçãoEducação Especial
Libras na alfabetização
Professores da Rede aperfeiçoaram seus conhecimentos a respeito da surdez e da Língua Brasileira de Sinais.
Texto

Libras na alfabetização

Professores da Rede aperfeiçoaram seus conhecimentos a respeito da surdez e da Língua Brasileira de Sinais.

AlfabetizaçãoEducação Especial