ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
O lúdico na aprendizagem
Informações
Relato
Considerações Finais
UNIDADE DE ENSINO
EM Nerval de Gouveia - 4ª CRE
Estrada do Engenho da Pedra 528 - Ramos
AUTOR(ES)
Valentina Conceição Carvalheira da Silva
Sou brasileira, professora de Ensino Fundamental na SME-Rio e pedagoga com habilitação em administração, supervisão, orientação e magistério.

Também sou psicopedagoga com vários outros cursos na área de educação.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor II
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1103
OBJETIVOS
  • Desenvolver a criatividade, atenção e comunicação, além de reunir pessoas da família e do convívio do estudante para desempenhar uma atividade, unindo laços e favorecendo a união.
ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano
HABILIDADES
1º ano - Anos Iniciais - Localizar informações explícitas, literalmente expressas no texto.
1º ano - Anos Iniciais - Organizar oralmente textos a partir do critério começo, meio e fim.
1º ano - História - Identificar-se como parte integrante de um grupo: familiar, escolar e comunitário.
1º ano - Língua Portuguesa - Elaborar coletivamente produções textuais a partir de histórias lidas ou ouvidas, assumindo diferentes papéis (professor como escriba/aluno como escritor).
1º ano - Língua Portuguesa - Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
1º ano - Língua Portuguesa - Expor, oralmente, ideias a respeito dos fatos, relatos e narrativas ouvidas.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar o assunto de um texto lido ou ouvido.
1º ano - Língua Portuguesa - Utilizar, em situações de leitura e de escrita de textos, a direção da escrita.
1º ano - Matemática - Nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos, descrevendo oralmente e através de gestos essas figuras.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Maio/2021 até Julho/2021

Em plena pandemia resolvi investir no lúdico para despertar nos alunos o gosto pelo estudo em atividades presenciais e a distância.

Num período marcado por muito sofrimento – desemprego, internações e óbitos de familiares, amigos e vizinhos –, minhas aulas privilegiaram a aprendizagem com histórias, músicas, jogos, dramatizações e recursos como o Material Rioeduca e livros didáticos.

A média de idade dos alunos da turma 1101 era de seis anos. Como as medidas de prevenção ao contágio por covid-19 passavam a influir decisivamente na convivência escolar, algumas atividades antes realizadas com as crianças na escola precisaram ser praticadas em casa junto com os responsáveis.

Assim, sugeri que cada aluno, construísse, com a ajuda dos familiares, um foguete a partir de materiais de sucata e registrasse em vídeo ou texto escrito o passo a passo da construção e a relação dos materiais utilizados.

A interação necessária à realização da atividade possibilitou a união das famílias e o desenvolvimento oral e descritivo das crianças, aprimorando, desse modo, a comunicação em geral.

O envolvimento dos alunos ajudou nas tarefas escolares levando-os a se expressar melhor e ter mais foco em realizar suas tarefas escolares.

Com a experiência prazerosa desenvolvida na atividade com sucata, foi possível criar frases e textos a partir das experiências vividas e imaginadas pelos alunos nas brincadeiras com seus foguetes.

Registros
IMAGENS
Registro 0
Registro 1
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.