ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Logo Cartografias
Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
Projeto de leitura - Viaje com a leitura
Informações
Relato
Considerações Finais
UNIDADE DE ENSINO
EM Edmundo Bittencourt - 1ª CRE
Rua Lópes Trovão 287 - Benfica
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Ginásio Educacional Olímpico - GEO
AUTOR(ES)
Márcia Conceição Alves Lopes Soares
Eu me chamo Márcia Conceição Alves Lopes Soares. Sou Professora do Município do Rio de Janeiro, desde 2013. Atualmente, sou regente da turma do 5º ano, 1501, da E. M. Edmundo Bittencourt-1ª CRE/RJ. Sou graduada em Pedagogia pela UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Estou cursando uma
Pós-Graduação, de Alfabetização e Letramento, na Universidade Estácio de Sá. Tenho formação de Professora Alfabetizadora, pelo PNAIC-Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, do MEC-Ministério de Educação e Cultura. Concluí o Curso de Formação Continuada e Práticas em Alfabetização, Tempo de Aprender, do MEC-Ministério de Educação e Cultura e o Curso "A BNCC nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental",Tempo de Aprender, também do MEC-Ministério de Educação e Cultura. Estou cursando o Curso "ABC - Alfabetização Baseada na Ciência, Tempo de Aprender, do MEC-Ministério de Educação e Cultura. Desenvolvo um Projeto de leitura "Viaje com a leitura", na E. M. Edmundo Bittencourt, desde 2015; e construí um site: www.viajecomaleitura.com. br com o objetivo de registrar e compartilhar o trabalho que vem sendo desenvolvido no Projeto citado acima, cujo link é:
https://viajecomaleitura.com.br

Márcia Conceição Alves Lopes Saores
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF - Professor do Ensino Fundamental
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
5º ano
OBJETIVOS
Incentivar a prática da leitura e da produção textual.
HABILIDADES
5º ano - Anos Iniciais - Antecipar o assunto de um texto com base no título, subtítulo e imagem.
5º ano - Anos Iniciais - Apresentar opinião sobre assuntos significativos.
5º ano - Anos Iniciais - Apresentar-se, dirigindo-se com gentileza e respeito a seu(s) interlocutor(es), com a necessária desenvoltura articulatória na fala, fazendo uso, se necessário, dos gestos como recurso expressivo.
5º ano - Anos Iniciais - Atuar com interesse e atenção nas conversas.
5º ano - Anos Iniciais - Interpretar recursos gráficos não verbais, relacionando-os a outras informações apresentadas em textos verbais e entendendo a combinação desses elementos na construção da mensagem como um todo.
5º ano - Anos Iniciais - Ler com fluência textos de diferentes gêneros discursivos.
5º ano - Anos Iniciais - Participar de situações de interação oral com desenvoltura e autonomia.
5º ano - Anos Iniciais - Produzir textos, individual e coletivamente, com uma sequência lógico-temporal (início, meio e fim; presente, passado, futuro).
5º ano - Anos Iniciais - Reescrever o texto, levando em conta o proposto na revisão textual.
5º ano - Anos Iniciais - Rejeitar qualquer atitude discriminatória a modos de falar, atuando de forma colaborativa em conversas.
5º ano - Anos Iniciais - Reler e revisar o texto produzido, com a mediação do professor e a colaboração dos colegas, visando aprimorá-lo no processo de formação autor-escritor.
5º ano - Anos Iniciais - Revisar coletivamente a produção de textos escritos tendo como critérios: a finalidade, o gênero e o interlocutor. )
5º ano - Anos Iniciais - Utilizar a linguagem adequada à situação de interação.
5º ano - Língua Portuguesa - Compreender o uso expressivo do verbo nos textos lidos.
5º ano - Língua Portuguesa - Empregar adequadamente os sinais de pontuação, inclusive como marcas de expressividade.
5º ano - Língua Portuguesa - Empregar as convenções de escrita de diálogo (discurso direto).
5º ano - Língua Portuguesa - Empregar, na produção de textos de base narrativa, elementos da narrativa, tais como: Narrador (foco narrativo); Personagem (principal e secundário) e suas características físicas e psicológicas; Tempo/espaço da narrativa.
5º ano - Língua Portuguesa - Ler diferentes textos identificando seus usos sociais/contextuais.
5º ano - Língua Portuguesa - Ler e explorar textos verbais, não verbais e multimodais que circulam no espaço escolar.
5º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos de acordo com as condições de produção (finalidade, gênero, interlocutor), utilizando recursos gráficos.
5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer a leitura como produção de significados.
5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer estrutura da narrativa: -situação inicial; - complicação (conflito gerador e climax); desfecho.
5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os elementos da narrativa: - Narrador (foco narrativo); -personagem (principal e secundários, protagonista e antagonista) e suas características físicas e psicológicas; - tempo/espaço da narrativa; - aspectos descritivos do tempo/espaço da narrativa.
5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os sinais de pontuação e outras notações como marcas de expressividade em um texto, identificando efeitos de sentido de seus usos.
5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os sinais de pontuação, inclusive com marcas de expressividade.
5º ano - Língua Portuguesa - Relacionar e utilizar adequadamente artigos / pronomes / substantivos / adjetivos; substantivos / pronomes / verbos, sem a nomenclatura das classes morfológicas, em textos produzidos individual e coletivamente.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Projeto de Leitura - Viaje com a leitura

Eu criei este Projeto “Viaje com a leitura” em 2015, com o objetivo de incentivar os meus alunos à leitura e à produção textual. Naquele ano desenvolvi este projeto com a minha turma do 3º ano do Ensino Fundamental, da E. M. Edmunumdo Bittencourt-1ª CRE/RJ, cujos alunos alcançaram avanços significativos no processo de aprendizagem. Inclusive, consegui organizar um livro de histórias produzidas e ilustradas po r eles, porém, por motivos alheios não o publiquei. Desde então, venho desenvolvendo este projeto com as minhas turmas, na mesma escola.

No ano passado, fui regente de uma turma de 4º ano, 1401, e, como foi um ano pós pandemia, os alunos estavam com a aprendizagem muito defasada, então, comecei a desenvolter este projeto com eles, com o objetivo de incentivá-los à leitura e à escrita. Eles gostaram da ideia, porém, percebi que eu não poderia continuar realizando as rodas de leituras na sala de aula, pois eles haviam ficado muito tempo em isolamento social. Eu precisava implementar algo novo, lúdico, que o despertassem o gosto pela leitura. Foi quando surgiu-me a ideia do piquenique literário. Este aconteceria fora da sala de aula, ao ar livre, embaixo de uma árvore frondosa, onde eles poderiam estender suas cangas ou toalhas de praia, e sentar-se para ler livros de literatura, apenas pelo prazer de ler.

Assim que apresentei a ideia do piquenique literário aos meus alunos, foi engraçado, pois alguns deles comentaram que só conheciam piquenique de guloseimas e não de livros. Neste momento, os expliquei que durante o piquenique que faríamos, eles se alimentariam de conhecimentos e viajariam pelo mundo da imaginação e desvendariam a criatividade. Isso os deixou muito animados e interessados, pois era algo novo para eles.

Ao realizarmos o nosso primeiro piquenique literário percebi que os meus alunos ficaram encantados e, logo após retornamos à sala de aula, perguntaram-me se poderíamos realizá-lo novamente, na próxima semana. Então combinamos que toda semana realizaríamos o piquenique e, que no último de cada mês, cada um poderia levar o seu lanche. Eles vibraram de alegria.

No terceiro piquenique, uns alunos me perguntaram se os responsáveis poderiam participar, então os respondi que havia adorado a ideia, mas que eu precisaria conversar com a Direção da escola. Esta, concordou sem problemas. E, já no 4º piquenique alguns responsáveis participaram e disseram que a ideia dese Projeto havia sido maravilhosa, pois começram a perceber que seus filhos estavam mais interessados pelo processo de aprendizagem, chegavam em casa mais alegres e contando tudo o que havia acontencido em sala de aula. Então eu fiquei muito feliz, principalmente, pela participação dos responsáveis.

Aos poucos os alunos foram desenvolvendo o gosto pela leitura e, consequentemente, melhorando a escrita e avançando no processo de aprendizagem.

Durante o piquenique literário eram realizadas várias atividades, como: leituras (em voz alta e silenciosa), leituras colaborativas, contação e recontação de histórias (voluntariamente), além da socialização das das leituras realizadas, descontração e divertimento.

Os empréstimos de livros que eram realizados semanalmente, passaram a acontecer diariamente. E como só tínhamos 2 caixas de livros no nosso Cantinho da Leitura, comecei a incentivar amigos, familiares, meus próprios alunos e seus responsáveis, professores e outras pessoas, à doação de livros. Desse maneira, conseguimos organizar um acervo para o projeto, com, aproximadamente, 390 livros, que encontram-se em minha sala de aula, no Cantinho da Leitura, e que os alunos têm acesso livre. Os empréstimos conyinuam sendo anotados em fichas de leitura, pelos próprios alunos.

Neste ano letivo estou como regente de uma turma de 5º ano, 1501, cujos alunos são os mesmos da minha turma do ano passado. Portanto, estamos dando continuidade ao Projeto “Viaje com a leitura”, no qual já foram implementadas atividades novas. E, os alunos cada vez mais engajados, continuam atuando com autonomia e protagonismo, na construção do conhecimento. Eles vêm desenvolvendo habilidades congnitivas e socioemocionais, e o senso crítico, possibilitando-os assim, participarem ativamente no centro do processo de aprendizagem,e do planjemento das atividades que são desenvolvidas no projeto. O engajamento deles no Projeto "Viaje com a leitura" tem possibilitado-os apresentar resultados significativos em todos os componentes curriculares.

Percebo nas atitudes e ações dos meus alunos, o prazer de estarem na escola, querendo aprender, pois a aprendizagem tem sido signifcativa para eles. E isso, além de motivador é inspirador para mim.

Autora: Márcia Conceição Alves Lopes Soares

Os resultados obtidos com o desenvolvimento do Projeto "Viaje com a leitura" impactou relevantemente no processo ensino e aprendizagem dos meus alunos, promovendo-lhes várias transformações. Com muito esforço, dedicação e engajamento, eles superaram vários desafios que lhes foram propostos no ano passado. Além de desenvolverem habilidades cognitivas e emocionais; também desenvolveram a prática da leitura, a autonomia e o protagonismo, que os favoreceu evoluírem significativamente no referido processo, e superarem a meta de resultados de desempenho proposta pela SME/RJ.

Registros
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.