ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Logo Cartografias
Boas Práticas
Programa Bora Pra Escola
BORA PRA ESCOLA
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EDI Milena Santos Nascimento - 7ª CRE
Rua Teotonio Vilela S/N S/N - Recreio dos Bandeirantes
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)

OBJETIVOS
O objetivo da busca ativa dos alunos na nossa unidade escolar é o de garantir o acesso das nossas crianças e oferecer condições de permanência e pleno desenvolvimento na trajetória escolar, conforme a legislação vigente. Nesse sentido, buscamos conscientizar as famílias quanto à importância da assiduidade escolar de nossos alunos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Maio/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Parceiros envolvidos
Nossos parceiros envolvidos são Membros do Conselho Escola Comunidade - CEC, Pais Representantes de Turmas, Comunidade Escolar, Paróquia São Pedro do Mar e Associação dos Moradores do Recreio dos Bandeirantes.

Os professores regentes das turmas realizam o lançamento das frequências dos alunos, diariamente no sistema e, caso alguma criança apresente 03 faltas consecutivas sem nenhuma justificativa, sinalizam ao agente de infrequência. O agente de infrequência juntamente com a equipe pedagógica realiza um levantamento dos alunos que se encontram infrequentes. A equipe gestora entra em contato, através do telefone com os responsáveis para saber o motivo das ausências dos alunos.

Procuramos também, meios para busca de alunos sem contato telefônico, realizando a procura através do endereço residencial, envolvendo assim, nossos parceiros do Conselho Escola Comunidade (CEC), da Associação dos Moradores do Recreio dos Bandeirantes, da Paróquia São Pedro do Mar, dos Pais Representantes de turma e toda comunidade escolar.

Os alunos que frequentam as aulas e que apresentam mais de 3 faltas consecutivas sem justificativa, recebem um comunicado na agenda, solicitando o comparecimento do responsável na unidade escolar. Quando o responsável comparece à escola, conversamos e registramos em ATA, todas as informações sobre o motivo da infrequência do aluno e orientamos a família sobre a importância da assiduidade escolar e ratificamos as perdas que acarretam as faltas. Esgotado todas as possibilidades de contato com o responsável, informamos ao Conselho Tutelar, os casos de infrequência e abandono escolar dos alunos em conformidade com a Legislação Vigente.

Promovemos através de reuniões presenciais, informativos (via agenda) e grupos no WhatsApp para incentivar a frequência dos alunos. Realizamos bimestralmente, análise dos percentuais de faltas e

promovemos ações para reduzir a infrequência dos alunos. E semestralmente, fazemos atualização das informações dos alunos na ficha de matrícula.

O nosso Plano Pedagógico Anual "Vou dar a volta ao mundo, vou ver o mundo girar, e as diferenças respeitar." tem como objetivo articular as experiências e saberes das crianças, com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico, possibilitando-lhes vivências que contribuam na construção de suas identidades individuais e coletivas, como sujeitos que questionam e constroem sentidos dos mundos. Nessa perspectiva de mundo, consideramos como parte indissociável, a constante, reflexão acerca de práticas antirracistas e inclusivas, alinhadas ao amplo sentido de sustentabilidade ambiental e social.

Um dos impactos observados na prática de busca ativa das nossas crianças, foi o engajamento de toda comunidade escolar nas ações para prevenção de abandono e infrequências dos alunos, alcançando assim, o aumento do índice de frequência presencial em todos os grupamentos, por meio de ações efetivas. Ao demonstrar a importância do trabalho realizado, na Educação Infantil para as famílias, conscientizamos os responsáveis sobre a importância da assiduidade escolar no desenvolvimento pleno das nossas crianças.
Registros
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.