ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação de Jovens e Adultos
O uso do Kahoot como prática educativa
Informações
Sequência Didática
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Sarmiento - 3ª CRE
Rua Vinte E Quatro de Maio 931 - Engenho Novo
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Sandra Helena de Oliveira, Bruno Renato de Oliveira Ferreira
Sandra Helena de Oliveira, professora PEJA I bloco 02 turma 192, regente há 21 anos SME-RJ. Bacharel e Licenciatura Plena em Ciências Físicas e Biológicas. Curso de Extensão em Jovens e Adultos pela PUC-Rio. Colaboradora na elaboração da Multieducação em 2007 e nas Orientações Curriculares do PEJA I e II em 2010. Participação pela Multirio (uso da Calculadora na sala de aula) e Nós na Escola. Cursos de extensão na Fiocruz, trabalhos científicos publicados na Uerj e arquivos biomédicos.

Bruno Renato de Oliveira Ferreira, Carioca, Bacharel e Licenciado em Artes Plásticas pela UERJ e Professor de Artes Plásticas há 11 anos, pertencente à SME - 3a CRE. Em sua Carreira participou de algumas mostras de Artes como "Olheiro da Arte" e exposições na Galeria Gustavo Schnoor. Trabalhou previamente na Associação Cultural Lygia Clark, no Ateliê da Artista Andréa Facchini e no Museu de Arte Moderna em monitoria pela exposição "Tropicália".
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor II / Professor I (Professor Orientador)
EJA/Bloco
EJA I Bloco 1 , EJA I Bloco 2 , EJA II Bloco 1 e EJA II Bloco 2
COMPONENTE CURRICULAR
CIÊNCIAS / Entender que a vida de todos os seres vivos é o maior bem sustentável.
HISTÓRIA/GEOGRAFIA / Construir conceitos fundamentais para o entendimento dos processos históricos e geográficos, ampliando as leituras de mundo, contribuindo para a formação de cidadãos.
LÍNGUA PORTUGUESA / Desenvolver a oralidade a partir de situações significativas de comunicação verbal e não-verbal.
MATEMÁTICA / Estabelecer relações, ler, escrever, interpretar, analisar e concluir utilizando o campo numérico em contextos matemáticos e de natureza diversa.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/2023 até Maio/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
O grande desafio foi promover o uso da tecnologia com os alunos de idades variadas. Utilizar o Kahoot (respostas de questões criadas de forma interdisciplinar pela equipe docente) como uma ferramenta digital proposto pelo plano de ação da unidade escolar para auxiliar o aluno no aumento de seu aproveitamento integrando todas as turmas do PEJA.
Os alunos do PEJA I mostraram-se motivados em participar. Após a criação dos quizzes, os alunos se reuniram em diferentes grupos em uma sala de aula específica para responderem as perguntas do Kahoot. Os participantes estavam conectados à internet por meio de smartphone e não precisaram ter uma conta para utilizar o Kahoot. Para entrar, eles inseriram um pin e um apelido. Ao iniciar, são mostradas as perguntas junto e as respostas na tela grande, os alunos pressionam a mesma cor e símbolo com a resposta que eles acreditam ser a correta na tela do celular. É exibido um cronômetro, que vai diminuindo até zero, assim como o número de alunos que vão respondendo às perguntas. Ao mesmo tempo, os alunos recebem feedback individual sobre como responderam em seus dispositivos. As respostas dos alunos fornecem ao professor feedback sobre a compreensão dos alunos com relação à questão, e cria uma oportunidade para discussão sobre a pergunta e as respectivas respostas. O placar dos três melhores, com os pontos e apelidos, é mostrado entre as perguntas. Para obter uma pontuação alta, os alunos precisaram responder corretamente e rapidamente as perguntas. Música e efeitos sonoros foram usados no Kahoot para criar suspense e atmosfera de um game show.
A percepção e o interesse dos alunos propiciaram o planejamento futuro da aplicação de novos questionários com temas propostos por eles em integração com o corpo docente. O produto final foi a aplicação do Kahoot nos diferentes níveis de aprendizagem, promovendo uma integração entre os alunos e o corpo docente, resultando numa culminância em 17/08/2023 no pátio da unidade escolar com todo o corpo docente e discente do PEJA I e II
Explorar as diferentes ferramentas midiáticas, apropriando-se desses recursos de forma crescente, no cotidiano.
Sensibilização/Contextualização para o tema
Inicialmente, foi proposto pelo plano de ação da unidade escolar a aplicação do Kahoot de forma presencial, após já ter sido aplicado remotamente durante a pandemia em aulas assíncronas por meio do envio de links no Facebook e na plataforma Rioeduca em casa. Foram criados, então, questionários (quizzes) para serem aplicados na turma 192 do PEJA I e, posteriormente, foi realizada uma roda de conversa sobre a possibilidade de interagirmos com as outras turmas.
Os objetivos propostos foram atingidos, os alunos demonstraram mais interesse pelo conteúdo e auxiliaram aqueles que tinham mais dificuldades com a tecnologia (jovens e idosos).
Registros
IMAGENS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.