ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação Infantil
Compartilhando Vivências
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CM Mané Garrincha I - 5ª CRE
Rua Frei Sampaio 534 - Marechal Hermes
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Daianne da Silva Santos e Renata Rodrigues
Me chamo Daianne da Silva Santos, sou professora adjunta de educação infantil na Rede desde 2021, formada em Letras e pós-graduada em Didática. Trabalhando na educação infantil desde 2015.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora Adjunta de Educação Infantil
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Maternal II
OBJETIVOS

A prática surgiu da observação dos trabalhos desenvolvidos pela unidade escolar, partindo da interação das crianças, do convívio sadio, da participação ativa das famílias e das necessidades e vivências observadas na comunidade. O objetivo do projeto é mostrar o quão importante é enaltecer e valorizar o socioemocional no dia-a-dia dentro da escola e fora dela, viabilizando e promovendo o bem-estar das crianças e o protagonismo delas como norteador das metodologias aplicadas nas experiências na creche e em todo o projeto político pedagógico escolar. Desenvolver a capacidade de identificar, reconhecer e lidar com seus próprios sentimentos e emoções, assim como compreender as emoções do outro, estabelecendo relações interpessoais mais saudáveis e respeitosas.

Desenvolver habilidades socioemocionais de autocontrole emocional, autoconhecimento, empatia, confiança, criatividade e autonomia para construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se relacionar.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET


A prática buscou mostrar que trabalhar o socioemocional nas crianças é possível por meio do diálogo, da escuta e dos momentos de rotina, como a hora da história e a rodinha dentro da sala e fora dela, na creche. As crianças do maternal II foram observadas e entrevistadas nessa prática. A metodologia usada foi a abordagem das crianças nos momentos livres e onde elas estivessem desenvolvendo atividades com autonomia, tudo registrado por meio da fotografia focando nas expressões e ações da criança, articulando assim no andamento do projeto pelas professoras da unidade escolar os campos de experiências em toda a prática.

As educadoras promoveram atividades lúdicas e interativas como rodas de conversa, contação de histórias, brincadeiras coletivas, jogos cooperativos, musicalização, dramatização com fantoches, podcasts e oficina com as famílias, visando o desenvolvimento da inteligência emocional e o desenvolvimento educacional, cultural e social das crianças. Como suporte teórico foram utilizadas as teorias da emoção de Wallon e a teoria da inteligência emocional, enfatizando a importância da criança saber lidar com suas emoções e como gerir atos conflituosos no seu cotidiano.

Tivemos como resultado nessa prática uma equipe ainda mais engajada em promover práticas e atividades significativas para as crianças, a inclusão e pesquisa de novas brincadeiras e experiências, como também muitas falhas e aprendizados que permitiram e permitem até hoje entender o ensinar como uma construção diária assim como o crescer de cada criança

Obtivemos como resultados a criação de um ambiente de aprendizagem mais favorável, a melhoria no comportamento das crianças, apresentado interações mais harmônicas no compartilhamento de brinquedos e materiais, por exemplo, mostrando-se mais felizes no espaço da instituição, mais autônomas, motivadas ao executarem tarefas em grupo e confiantes na tomada de decisões

Registros
IMAGENS
VÍDEOS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.