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Boas Práticas
Educação de Jovens e Adultos (EJA Rio)
Vida e obra de Estêvão Roberto da Silva
Informações
Sequência Didática
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga - 8ª CRE
Estrada do Engenho S/nº - Bangu
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Rodrigo Quadro
Sou Rodrigo Quadro, artista visual e professor, natural de Barra do Piraí (RJ). Moro no Rio de Janeiro e trabalho na rede de ensino da prefeitura carioca. Já fui diretor-adjunto na E.M. Joana Angélica, em Bangu, e hoje dou aulas no Peja do Ciep Maestrina Chiquinha Gonzaga, no Ciep Amilcar Cabral (ambos em Bangu) e na E.M. Coronel José Gomes Moreira, em Vila Kennedy. Tenho graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) e especialização em Gestão Educacional pela FAAC. Como artista visual, já tive trabalhos expostos na cidade de Buenos Aires, Argentina.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor Artes Plásticas
EJA/Bloco
EJA II Bloco 1
COMPONENTE CURRICULAR
/
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/2022 até Junho/2022
Problematização
Infelizmente observo em nossos alunos negros uma baixa auto-estima, causada principalmente pelo fato de não terem conhecido um número considerável de pessoas pretas em posição de destaque ao longo de suas vidas. Por isso, julguei importante criar um projeto que abordasse a vida e a obra do pintor ilustre.
Texto base
Trabalhamos em aula, de forma reduzida, a leitura de trechos importantes sobre o artista, que posteriormente foram discutidos pelos alunos com a minha mediação. Essa leitura, que serviu de base ao debate, também foi muito importante para inspirar as pinturas artísticas que seriam criadas em seguida pelos alunos.
Desenvolvimento

O projeto foi dividido em quatro aulas de 90 minutos cada. A primeira aula iniciou-se com a exibição de imagens das obras de Estêvão da Silva, enfatizando toda a sua trajetória de vida, sua habilidade em retratar naturezas-mortas e o reconhecimento conquistado pelo artista na Academia Imperial de Belas-Artes. Durante a aula expliquei a estética e o conceito da arte de Estêvão da Silva.

Na segunda aula propus, em uma roda de conversa com os alunos, uma reflexão sobre a trajetória artística e social de Estêvão da Silva, que teve como pano de fundo o fato de ele ser um homem negro que tinha uma profissão e participava de um universo destinado às pessoas brancas.

Na terceira aula, dividi a turma em cinco grupos e dispus frutas variadas em um ponto no centro da sala para que os alunos pudessem criar pinturas de naturezas-mortas a partir da observação das frutas.

Na última aula montei uma exposição das telas criadas pelos alunos para que todos pudessem apreciar seus trabalhos e admirar o resultado alcançado. Essas mesmas telas participaram da Mostra de Multilinguagens da 8ª CRE e foram selecionadas para a Mostra de Multilinguagens da SME-Rio.

Produto Final
Criamos cinco pinturas utilizando a técnica de acrílico sobre tela. Os quadros foram expostos na escola, na Mostra de Multilinguagens da 8ª CRE e na Mostra de Multilinguagens da SME-Rio.
Objetivos das Orientações Curriculares da EJA

  • Compreender a presença da arte no dia a dia.
  • Reconhecer a importância da cultura indígena, europeia e africana na formação do cidadão brasileiro.

Sensibilização/Contextualização para o tema

Estêvão Roberto da Silva (1845-1891) foi um grande pintor e professor brasileiro. Foi o primeiro estudante negro a ingressar na Academia Imperial de Belas-Artes, no Rio de Janeiro, e o primeiro pintor negro de destaque formado pela Academia. Estêvão se notabilizou pelo realismo de suas naturezas-mortas.

Este projeto busca apresentar o artista aos alunos, relacionando sua trajetória vitoriosa e gloriosa às questões e lutas da população negra brasileira, pois Estêvão da Silva lutou arduamente para ter seu trabalho reconhecido e valorizado por uma sociedade que deslegitimava as pessoas negras de forma ainda mais potencializada do que nos dias de hoje.

Os alunos ficaram muito felizes e surpresos em conhecer o sucesso alcançado por um artista negro em pleno século XIX, o que certamente contribuiu para produzir um impacto positivo na auto-estima desses estudantes.
Registros
IMAGENS
Atividade em sala de aula
Obra verde
Obra lilás
Obra azul
Obra amarela
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Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.