ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação de Jovens e Adultos
Vida e Obra de Estêvão Roberto da Silva
Informações
Sequência Didática
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga - 8ª CRE
Estrada do Engenho S/nº - Bangu
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Rodrigo Quadro
Artista visual e professor, natural de Barra do Piraí, reside na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Graduado em Artes Visuais pela UBM, especialista em Gestão Educação pela FAAC e com pinturas expostas em Buenos Aires.
Atuou como Diretor Adjunto na Escola Municipal Joana Angélica e atualmente leciona no PEJA do CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga, EM Coronel José Gomes Moreira e CIEP Amílcar Cabral.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor Artes Plásticas
EJA/Bloco
EJA II Bloco 1
COMPONENTE CURRICULAR
LÍNGUAGENS ARTÍSTICAS / Compreender a presença da arte no dia a dia.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/2022 até Junho/2022
Problematização
Infelizmente observamos em nossos alunos negros uma baixa autoestima, principalmente por não terem conhecimento de muitas pessoas pretas em uma posição de destaque social, sendo assim julgamos importante criar um projeto que abordasse a vida e obra de Estevão Roberto da Silva.
Texto base
Foi trabalhado em aula de forma reduzida, sendo lido trechos importantes, que posteriormente eram discutidos pelos discentes com a mediação do professor. Essa leitura que serviu como base para o debate, também foi muito importante para dar base às pinturas artísticas que seriam criadas pelos alunos.
Desenvolvimento

O projeto foi dividido em quatro aulas de 90 minutos.

A primeira aula foi iniciada com a exibição de imagens das obras de Estêvão Roberto da Silva, enfatizando sua habilidade em retratar naturezas-mortas e de toda sua trajetória de vida, inclusive seu destaque na Academia Imperial de Belas Artes. Durante essa aula o professor explicou a estética e o conceito do trabalho artístico de Estêvão.

Durante a segunda aula o professor fez uma roda de conversa propondo uma reflexão sobre a história artística e social de Estêvão, paralelo ao fato dele ser um homem negro exercendo uma profissão e participando de um universo destinado às pessoas brancas.

Na terceira aula o professor dividiu a turma em cinco grupos e colocou frutas no centro da sala para que os alunos criassem pinturas de naturezas-mortas a partir da observação.

Durante a última aula foi montada uma exposição para que todos os alunos pudessem apreciar os trabalhos e admirar o resultado alcançado.

Posteriormente essas pinturas participaram da mostra de Multilinguagens da 8° CRE, sendo selecionadas para a Mostra de Multilinguagens da SME.

Produto Final

Criação de cinco pinturas com a técnica acrílica sobre tela.

Essas telas foram expostas na Unidade Escolar, na Mostra de Multilinguagens da 8° CRE e na Mostra de Multilinguagens da SME.

Objetivos das Orientações Curriculares da EJA

*Compreender a presença de arte no dia a dia.

* Reconhecer a importância da cultura indígena, europeia e africana na formação do cidadão brasileiro

Sensibilização/Contextualização para o tema

Estêvão Roberto da Silva foi um grande pintor e professor brasileiro que ingressou na Academia Imperial de Belas Artes, sendo o primeiro estudante negro da Academia com grande destaque em suas realistas naturezas-mortas.

Esse projeto busca apresentar esse artista aos alunos, relacionando sua trajetória vitoriosa e gloriosa às questões e lutas da população negra brasileira, pois Estêvão da Silva lutou arduamente para ter seu trabalho reconhecido e valorizado por uma sociedade que deslegitimava as pessoas negras de forma ainda mais potencializada que hoje.

Os alunos ficaram muito felizes e surpresos em ver um artista negro de muito sucesso em pleno século XIX, e percebemos o impacto positivo na autoestima desses discentes.
Registros
IMAGENS
Atividade em sala de aula
Obra verde
Obra Lilás
Obra Azul
Obra Amarela
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.