ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Logo Cartografias
Boas Práticas
Midiaeducação
Revista Eletrônica Nicarágua em Ação
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Nicarágua - 8ª CRE
Avenida de Santa Cruz 1015 - Realengo
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Ginásio Educacional Olímpico - GEO
AUTOR(ES)
Renata de Souza Ribeiro e Talita Goulart Ferreira
Renata de Souza Ribeiro é graduada em Licenciatura Plena em Geografia (UERJ) e Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UCB). Professora da Rede Municipal desde 2010, atualmente é Professora de Humanidades e Coordenadora da Revista Nicarágua em Ação no Ginásio Educacional Olímpico Nicarágua/SME/ Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Vencedora do Prêmio de Iniciação à Ciência 2008 (UERJ/CNPq), na categoria Ciências Exatas e da Terra. Tem experiência na área de Educação e Geociências. Talita Goulart Ferreira é graduada em Letras - Português/ Literaturas (UFRJ) e Mestra em Letras (UFRRJ). É professora de Língua Portuguesa e Coordenadora da Revista Nicarágua em Ação no Ginásio Educacional Olímpico Nicarágua/SME/ Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na Educação Básica, com ênfase no ensino de Português, Produção de textos e Literatura. Já atuou como redatora de Língua Portuguesa na produção de material didático do Ensino Fundamental.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor de Ensino Fundamental
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
OBJETIVOS
Como objetivo principal destaca-se a produção de uma Revista Eletrônica, com a intenção de informar; comunicar e integrar os projetos desenvolvidos por professores e alunos no GEO Nicarágua, levando informações construtivas de nível educacional à comunidade escolar; aproximando leitores em diferentes espaços físicos. Especificamente, visa estimular a leitura e escrita; despertar a criatividade e o senso crítico; promover a integração de toda a comunidade escolar; divulgar informações institucionais e educacionais; incentivar a cooperação e desenvolver a capacidade de procurar, organizar e apresentar as informações.
HABILIDADES
6º ano - Matemática - Resolver e elaborar situações-problema simples, envolvendo o conceito de proporcionalidade direta.
7º ano - Geografia - Conhecer a formação da sociedade e do território brasileiro, percebendo e valorizando suas diversidades étnico-culturais e patrimoniais ao destacar o papel dos povos indígenas e africanos.
8º ano - Ciências - Reconhecer que os seres vivos estão adaptados às condições ambientais em que vivem.
9º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer as estruturas de textos em prosa e em verso (parágrafos, períodos, orações, estrofes, versos), explicando as diferentes estruturas e o propósito comunicativo dos diferentes textos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Junho/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
A tecnologia hoje, através dos seus vários instrumentos tem apresentado a sociedade um grande volume de informações. Como forma de diversificar o ensino-aprendizagem, a escola vem aderindo a estas tecnologias, desenvolvendo junto aos seus alunos suas habilidades, que incluem produção, criatividade e senso crítico, assim como a interação entre disciplinas e seus professores. Nesse sentido, a 'Revista Eletrônica Nicarágua em Ação" foi criada com o objetivo de inspirar professores e alunos do Ginásio Educacional Olímpico Nicarágua, com suas mentes criativas, a divulgarem seus projetos educativos, alcançando assim novos espaços. É um projeto interdisciplinar das áreas de Humanidades e Linguagens, coordenado pelas Professoras Renata Ribeiro e Talita Goulart, em parceria com a comunidade escolar. Esse trabalho visa desenvolver habilidades de linguagem, escrita e oralidade, através de instrumentos como o computador e recursos didáticos como jornais e revistas. A sistematização das ações tem sido fator fundamental para o desenvolvimento do projeto, principalmente no que diz respeito à seleção de editoriais e grupos de trabalho envolvendo alunos e professores. Os artigos são escritos, em parceria, por professores e alunos que se destacam nos mais diversos projetos ao longo do ano letivo, contando também com a colaboração de agentes educadores e ex-alunos. A Revista Eletrônica pode ser acessada através do link na Bio do Instagram @revistanicaraguaemacao, e através de QRCode espalhados pela escola. A importância de produzir, pesquisar, revisar e desenvolver habilidades nos levou a considerar um grande percentual de aproveitamento e consequentemente chegar a uma produção significativa, capaz de disseminar os projetos desenvolvidos pela comunidade escolar.
A Revista se transformou numa oportunidade de visibilidade para os projetos desenvolvidos no GEO Nicarágua. Registrou-se um grande interesse das equipes em publicar os resultados nas diferentes práticas, a exemplo da divulgação daqueles obtidos em competições externas das diversas Modalidades Olímpicas, além dos Prêmios NXExplorers Shell alcançados pelo Time Nicarágua em dois anos consecutivos. Os alunos ao se reconhecerem na revista, nessa parceria com os professores, se sentiram valorizados, e estavam sempre prontos a apresentar novas ideias para os artigos. A participação de uma ex-aluna trouxe à discussão a importância da escola em sua vida e escolhas. A Nicarágua em Ação passa a ser o canal que leva ao conhecimento da comunidade tudo o que é produzido na escola.
Registros
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.