ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Programa Bora Pra Escola
Vem ser feliz na Olegário
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Professor Olegário Domingues - 7ª CRE
Estrada dos Bandeirantes 14.809 - Vargem Pequena
Unidade não vocacionada

OBJETIVOS
Acompanhar a frequência dos alunos e tomar providências, quando necessário. Trabalhando a conscientização das famílias quanto à importância de não deixar a criança faltar; elaborando atividades que enfatizem a importância da escola em suas vidas.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2023 até Dezembro/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

@em_olegario_domingues - Instagran

E. M. Professor Olegário Domingues - Facebook
Parceiros envolvidos
CEC, Associação de moradores, responsáveis e grupo de alunos, escolas da redondeza, CIPE e Conselho Tutelar.
A prática vem sendo realizada desde o início do ano letivo, com base nos registros de frequência diária dos alunos com auxílio dos professores e agentes de infrequância. Observamos os quantitativos de faltas diárias/semanais. Constatado que os alunos tem grande número de faltas as ações de busca ativa são realizadas. Inicialmente tentamos contato via telefone , atualização de dados cadastrais, parceria com escolas da redondeza, elaboração expositiva na escola para que a família e o aluno valorizem o espaço e o aprendizado, motivação com a foto do aluno no mural do "Aluno destaque", controle físico com o caderno de infrequência, convocação das famílias dos alunos faltosos para reunião e ata, caso necessário comunicação a CRE (CIPE) e ao Conselho Tutelar (mais de 15 faltas consecutivas), ficha de comunicação de casos de infrequência, abandono e evasão.

Durante a execução do projeto observamos que tanto as famílias quanto os alunos estão mais responsáveis, motivados e comprometidos com a importância do ambiente escolar.

Nossos alunos são participativos, fator este que impacta positivamente na dinâmica e frequência escolar.

Registros
IMAGENS
Agentes de infrequência e o caderno físico de Busca ativa
Registro nominal dos alunos infrequentes do mês.
Equipe do CEC reunida para elaborão de ações contra a infrequência.
Mural dos alunos destaques ( alunos com comportamento adequado e sem faltas no bimestre)
Fichas físicas organizadas dos alunos para futuros contatos
Imagem 2
Imagem 1
ÁUDIOS
VÍDEOS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.