Débora de Almeida é Mestra em Letras- Linguagem e Identidade pela UFAC (2019), professora de Artes Cênicas pela Uni-Rio (2001), graduada em Interpretação Teatral pela Uni-Rio (1998). É professora de Artes Cênicas na Rede desde 2001, atua no PROINAPE desde 2010. É também atriz e escritora, com publicações no Brasil e Europa.
Flávia Guterres Oliveira é psicóloga formada pela UFF, especialista em saúde mental da infância e adolescência pelo IPUB/UFRJ (2005). Atuou no campo da saúde mental da SMS/RJ de 2007 a 2022 e trabalha na SME/RJ desde 2008.
Viviane Pereira Cascardo, professora, formada em Letras (port/esp) pela UFF (2002). Especialização em Espanhol Instrumental pela UERJ (2006).Ingressou na prefeitura do Rio de Janeiro em 1999, lecionando nos anos iniciais, saindo em 2011 e retornando em 2012, como professora de Espanhol até o momento.
O trabalho realizado atingiu diretamente 11 alunos do 7° ano e reverberou em toda comunidade escolar, tendo desdobramentos positivos. A partir das conversas com o grupo foi possível uma troca de experiências onde os alunos puderam colaborar uns com os outros em seus processos. Pudemos também nos aproximar daqueles que apresentavam necessidade de acompanhamento e orientação e junto com seus responsáveis pensar possibilidades de intervenção. Outro ponto positivo foi a possibilidade de, a partir das técnicas utilizadas, trazer os alunos para o protagonismo da ação, ajudando-os a refletir e buscar alternativas para os impasses apresentados, possibilitando também a aquisição de novas ferramentas pessoais. A gestão da unidade escolar relatou avanços nas interações sociais dos discentes, os responsáveis observaram progressos na resolução de conflitos, melhoria na saúde mental e os
próprios estudantes manifestaram convívio cordial e harmonioso.
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. 6a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.