ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Apoio Interdisciplinar do NIAP/PROINAPE
RODA DE CONVERSA: FORTALECENDO O VÍNCULO DOS ALUNOS COM A ESCOLA.
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Professor Alfredo de Pires Flores - 9ª CRE
Rua Rodrigues de Abreu 10 - Campo Grande
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Professores Amanda Santos e Marcos Xavier
Amanda Santos, Formada em Ciências Biológicas na Universidade Federal Rural Do Rio de Janeiro no ano de 2004. Pós-graduada em Gestão Educacional Integrada em 2013 pela Faculdade Afonso Claudio. Professora da Rede Municipal do Rio de Janeiro desde 2007 na primeira matrícula, e desde 2010 na segunda matrícula. Já tendo atuado na Prefeitura Municipal de Paracambi, na secretaria Estadual de Educação e em escolas particulares. Marcos Xavier formado em Ciências Biológicas pela UERJ e Pedagogia pela Universidade Castelo Branco. Pós-graduado em: Psicopedagogia, sexualidade humana e gestão integrada. Mestre em sexologia na área educacional. Curso de extensão em Filosofia Clínica. Trabalha como coordenador em escola particular, é professor do Estado lecionando no NEJA e no Município (faz parte do PROINAPE da 9ª CRE).
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professores
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Carioca II
OBJETIVOS
Organizar uma roda de conversa, para que os estudantes possam relatar suas vontades e aptidões. Planejar um trabalho que tenha como base o comportamento agressivo da turma. Projetar aulas com temas relacionados: a diversidade, tolerância, respeito e responsabilidade. Orientar os discentes sobre a importância da cordialidade e o exercício da empatia. Compreender e discutir os tópicos levados pelos mediadores, que foram sugeridos nas diagnoses iniciais, desenvolvendo, assim, habilidades como o diálogo, comunicação e a cooperação.
HABILIDADES
Carioca II - Sala de Leitura - Localizar informação explícita. Reconhecer/inferir o tema. Estabelecer relações entre o texto e conhecimentos prévios, vivências, valores e crenças.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até Novembro/2022

A partir de uma queixa da Direção da Escola Municipal Professor Alfredo Pires Flores sobre o comportamento da turma "Carioca II", localizada no Bairro de Campo Grande. A Miniequipe do PROINAPE da 9ª CRE fez uma visita inicial para conhecer a Equipe pedagógica e a turma que tinha a idade entre 13 e 15 anos. No segundo momento foi feita uma roda de conversa para entender e fazer uma diagnose sobre os tópicos que esses alunos estavam interessados em discutir. No terceiro momento foi

iniciado um trabalho de discussão e reflexão sobre os tópicos: diversidade de gênero, bullying, Cyberbullying, uso de álcool e outras drogas, infecções sexualmente transmissíveis e problemas de saúde mental. Para esses assuntos, foram utilizadas várias ferramentas pedagógicas como: roda de conversa, dinâmicas, palestras e vídeos em encontros quinzenais. As atividades eram planejadas entre os integrantes da miniequipe com interlocução constante entre a equipe gestora e a professora da turma. Durante o ano um caso de agressão abalou essa turma e fizemos então duas propostas pedagógicas que foram aceitas. A primeira foi a confecção de um vídeo sobre a questão da violência na escola e o trabalho foi finalizado com a montagem de uma revista( fotonovela ) com conteúdos ligados ao suicídio, bullying e cyberbullying. Esse material foi todo organizado em cima da problemática vivida pela classe relacionada à violência psicológica e física.

Foi nítida a importância dos mediadores nas rodas de conversa, pois valorizou a fala dos alunos sobre os conteúdos propostos. As atividades pedagógicas criaram um espaço positivo para o compartilhamento de ideias e o exercício da escuta em relação à fala das experiências relatadas por cada elemento. Entendendo que ao final do projeto foi observado pela equipe pedagógica a proatividade de alguns alunos que não eram evidenciados em uma aula usualmente tradicional. Esse protagonismo levou ao processo de reflexão sobre as suas escolhas, que impactaram diretamente na relação de respeito e empatia entre os alunos da turma.
Registros
IMAGENS
FOTONOVELA
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.