ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação
Webrádio Fala Madrid
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Madrid - 2ª CRE
Rua Maxwell 8 - Vila Isabel
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Andréa Maria Rodrigues Dias
Andréa Maria Rodrigues Dias, com graduação e licenciatura em História pela UFRJ e pós-graduação em História do Brasil pela UFF, atua como PI de História na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro desde 1995. Em suas aulas incentiva a produção de atividades onde a apreensão do conteúdo possa ser demonstrada através de filmes, peças, telejornais, podcasts, vídeos, estimulando a utilização de habilidades pessoais conquistadas através de interesses e vivências dos adolescentes.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PI-História
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
OBJETIVOS
O objetivo do projeto é estimular o protagonismo dos alunos a partir da autoria na produção de narrativas digitais em podcasts, que envolvam temáticas sociocientíficas relevantes para os alunos, valorizando suas ideias e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de interpretação, reflexão, criação, organização do pensamento, oralidade, leitura e produção de textos, estimulando o senso crítico. Com a escolha de temas sociocientíficos pelos alunos, para a produção de séries de podcasts, buscamos articular conteúdos curriculares de forma interdisciplinar para abordar cada tema sob aspectos sociais, científicos, históricos, culturais, ambientais e éticos.
HABILIDADES
6º ano - Ciências - Relacionar ciência e tecnologia.
6º ano - Geografia - Identificar a resistência atual das comunidades indígenas e quilombolas.
6º ano - História - Relacionar os locais de vivência à formação de cultura, memória e história, comparando o uso de diferentes finalidades e linguagens usadas no passado e no presente.
6º ano - Língua Portuguesa - Distinguir um fato de uma opinião.
7º ano - Ciências - Relacionar ciência e tecnologia.
7º ano - História - Identificar o continente africano como o continente berço da humanidade, contribuindo para o conhecimento da origem da espécie humana.
7º ano - Língua Portuguesa - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no texto
8º ano - Geografia - Conhecer a formação da sociedade e do território brasileiro, percebendo e valorizando suas diversidades étnico-culturais e patrimoniais ao destacar o papel dos povos indígenas e africanos.
8º ano - História - Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
9º ano - Geografia - Identificar algumas redes e movimentos sociais que atuam pelo mundo, buscando compreender as suas reivindicações, a sua importância para a democracia e para a ampliação de direitos.
9º ano - História - Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão, com destaque ao reconhecimento de formas de lutas e de resistências à escravização no Brasil, e discutir a importância de ações afirmativas.
9º ano - Língua Portuguesa - Estabelecer relações entre as partes de um texto, identificando repetições e substituições que contribuem para a sua continuidade (substantivos, pronomes, palavras e/ou expressões mais gerais e mais específicas).
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto/2020 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
A Web Rádio Fala Madrid (WRFM) é desenvolvida desde 2020, a partir da parceria entre um grupo de pesquisa da UFRJ (pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação do Laboratório de Tecnologias Cognitivas), com a professora Andrea Dias, disciplina História (EM Madrid) e alunos do sexto ao nono ano que desejam participar e têm autorização da família. Nos reunimos uma vez por semana, de forma on-line, alunos da escola, professores e pesquisadores da UFRJ. Reuniões presenciais também ocorrem na escola, uma vez ao mês para que possamos discutir o que são temas sociocientíficos, fazer pesquisas e discutirmos informações relevantes que poderão ser abordadas nos podcasts, elaborarmos os roteiros dos episódios, definirmos quem fará as gravações, títulos dos episódios etc. Os podcasts são gravados com aparelhos de celular, dos alunos, professora ou pesquisadores e utilizamos o aplicativo Podcasters, que permite armazenamento gratuito e ilimitado, além de opções de edição. Esse aplicativo distribui automaticamente as publicações para a plataforma Spotify e, por isso, os podcasts da WRFM também estão disponíveis lá, além do Instagram, plataforma escolhida pelos alunos como a página oficial da WRFM. Até o momento, foram produzidas quatro séries: “Vamos Falar sobre Racismo?”, com 17 episódios, incluindo uma entrevista com o professor de história e filosofia da ciência da UFRJ, Francisco Rômulo Ferreira, e outra com o ativista, ator e sociólogo Rodrigo França; “Vamos Falar sobre Bullying?”, com 12 episódios e uma entrevista com a neurocientista Marta Nudelman, doutoranda da UFF; “Tempestade de Ideias”, com 10 episódios produzidos a partir de uma oficina de web rádio com as turmas de sexto e sétimo ano; “Conectando Web Rádios - Fala Madrid e Yandê”, com 8 episódios produzidos a partir da entrevista feita pelos alunos do nono ano com o indígena Anapuaka Tupinambá, criador da primeira web rádio indígena do Brasil. Assim, a perspectiva pedagógica das narrativas digitais com a web rádio escolar se aproxima da Escolarização Aberta, uma abordagem que estimula a participação ativa de estudantes em projetos autênticos que envolvem a interação com pesquisadores, professores de diversas áreas, membros das comunidades locais, famílias etc. e permitem a aprendizagem curricular articulada à discussão de questões reais relevantes e à formação crítica e cidadã. Neste sentido, a WRFM permite ainda o desenvolvimento de temáticas presentes no PPP da E.M.Madrid, como discussão sobre racismo estrutural e respeito às etnias que compõem nossa sociedade. Visamos uma formação acadêmica integral de estudantes conscientes e críticos, que são estimulados a serem protagonistas no processo de ensino aprendizagem e que possam ser multiplicadores do conhecimento adquirido dentro dos muros da escola.

A ideia inicial da Webradio Fala Madrid surgiu no contexto da pandemia, objetivando manter os laços entre alunos e escola. A parceria da Escola Municipal Madrid e o Laboratório de Tecnologias Cognitivas, sob a coordenação da professora Miriam Struchiner é duradoura, assim, buscamos novamente essa parceria para desenvolver o projeto que visa o protagonismo dos alunos na criação de uma webradio escolar. Os adolescentes que se interessaram e tiveram a permissão da família passaram a integrar o grupo, decidindo temas que seriam relevantes e que pudessem ser abordados em diversas áreas do conhecimento e que pudessem se integrar com as disciplinas escolares. Sob a supervisão da professora Andréa e dos pesquisadores da UFRJ, iniciaram a produção da WRFM. O projeto entra em seu terceiro ano e resulta no aprendizado constante para nossos adolescentes e impacta diretamente no interesse em estar no espaço escolar, no aumento da autoestima e da autonomia e na alegria em ser protagonista e multiplicador de conhecimento.

Registros
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.