ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação Infantil
Rio que te quero limpo
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EDI Pio Xii - 5ª CRE
Rua dos Rubis 941 - Rocha Miranda
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Marcelli Martins
Professora desde 2003, formada em Pedagogia e Especialista em Educação Infantil pela PUC/RJ. Servidora desde 2013, já atuou em turmas de Berçário, Maternal e atualmente, no Pré II.
Flamenguista, gosto de ir ao Maracanã e desfilar no carnaval carioca.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Educação Infantil
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Pré II
OBJETIVOS

• Pesquisar, juntamente com as crianças, a história do bairro de Rocha Miranda;

• Promover o compromisso da comunidade escolar sobre questões ambientais;

• Envolver a comunidade escolar para a situação do entorno da unidade;

• Conscientizar crianças e adultos sobre o descarte correto de lixo;

• Valorizar o entorno por meio da valorização da história e cultura local.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2022 até Novembro/2023

Em 2022, inspirados pelo projeto político pedagógico da unidade, “Eu faço parte desse lugar”, a turma EI 51, por meio de conversas em roda, pontuou alguns lugares do bairro de Rocha Miranda que chamavam sua atenção. Como o EDI pio XII fica próximo à uma extensão do Rio das Pedras, que percorre o bairro, frequentemente ele era assunto na sala, seja pelos animais que apareciam lá ou pela sujeira, uma vez que muitos moradores da localidade descartam lixos variados no local. Ou ainda em dias de chuva forte, em que a cheia do rio impactava diretamente a vida de algumas crianças, uma vez que as águas entram em suas residências. A partir dessas vivências e questionamentos, surgiu o subprojeto, Rio que te quero limpo.

Ao longo do percurso, conhecemos o rio, sua história relacionada ao garimpo, uma vez que o local possuía pedras preciosas, originando assim o nome das ruas que rodeiam o Rio das Pedras – Rubis, Diamantes, Opalas, entre outras. Fomos observar in loco a situação do rio, fazendo um passeio pelo bairro onde as crianças também tiveram a oportunidade de conversar com moradores do bairro.

O projeto de turma contemplou áreas da BNCC que destacam que as crianças vivem em áreas e espaços diversos, e conhecer sua realidade pode ser ponto de pertencimento e facilitador para mudanças no seu meio. Estar em conexão com o local em que vivemos, sendo agentes de mudança e impactar a comunidade escolar e entorno a respeito da preservação e limpeza dos rios foram alguns dos objetivos trabalhados.

Para registro de nossas pesquisas, escrevemos e ilustramos um livro, “O rio, as pedras e a sujeira”. Uma maquete também foi confeccionada, com as impressões das crianças sobre o local. Essas produções foram mostradas na Conferência Municipal Infanto-juvenil pelo meio ambiente e no Festival Amazônia de pé.

Nossas produções também foram expostas pelo ambiente do EDI, na Feira Literária, dando a oportunidade de toda a comunidade escolar ter acesso e poder debater ações sobre a despoluição e preservação do Rio das Pedrinhas.

Registros
IMAGENS
Indo visitar o RIo das Pedrinhas para conhecer a situação do local
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.