Professora do Programa Interdisciplinar de apoio às Unidades Escolares (PROINAPE) pela SME - RJ e Orientadora Educacional do Colégio Estadual Bangu pela SEEDUC-RJ. Mestranda em relações Étnico raciais pelo CEFET, com pesquisa voltada aos processos educacionais antirracistas e aplicabilidade da lei 10639 nas redes públicas básicas de ensino. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro bacharel e licenciada (2011), graduada em Matemática pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (2017) e graduada em Pedagogia pela Universidade São Judas Tadeu (2022). Especialista em Gênero e Sexualidade (IMS-UERJ) , especialista em Orientação Educacional (IFHT-UERJ).
Acompanhamento da Unidade Escola pelo ROINAPE NIAP SME. Em visita a unidade escolar para atendimento de casos individuais, percebeu-se um crescente caso de meninas em ‘brigas agendadas’ ao fim do expediente escolar, a maioria delas protagonizada pelo 8º ano, conforme relato da direção e professores e também das alunas atendidas. Assim, para que houvesse uma repercussão maior do trabalho realizado, foi realizado um planejamento de encontros com alunas do 8º ano, tanto as que antes protagonizaram alguns
conflitos como outras, conhecidamente como influências positivas no grupo. Com todo apoio da direção, houve a disponibilização de uma sala e recursos digitais como materiais no desenvolvimento das atividades.
De acordo com o relato das alunas participantes e da Direção Adjunta que acompanha o projeto, houve uma melhora significativa nos conflitos relatados anteriormente. O grupo já pensa em manter atividades ano que vem quando estará na série de terminalidade que é o 9º ano, independente da atuação do PROINAPE na unidade escolar, sendo essa decisão, uma prova concreta que a autonomia foi desenvolvida de alguma forma com o grupo.
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