ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação Infantil
"Os sons ao nosso redor, do silêncio a vibrações que sentimos."
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CM Francisco de Paula - 2ª CRE
Rua Correia de Oliveira 21 - Vila Isabel
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Vanessa Henriques, Carmen Boulon, Edi Solange e Meire
Vanessa Cordeiro Henriques, 32 anos, nascida no Rio de Janeiro, pedagoga formada pela UERJ, Pós graduada em Neuropsicopedagogia e pós graduada em diversidade cultura e etnicidade, com curso de extensão em educação inclusiva. Atualmente estou professora de educação infantil da prefeitura do Rio de Janeiro, entrei na rede em 2018 como agente de educação especial, em 2019 troquei de cargo. Possuo experiência em mediação escolar com crianças TEA e fui estagiária na gerência de soluções educacionais da FGV.
Meu nome é Carmen Emília Chaves Boullon, 40 anos, natural do Rio de janeiro. Formada  em Pedagogia pela UERJ. Trabalhei na rede privada de ensino com educação Infantil durante 5 anos. Ingressei na  secretaria de educação da  prefeitura do Rio de Janeiro como Agente Educadora, cargo que permaneci por 10 anos.  Em setembro de 2021 assumi o cargo de professora adjunta da educação infantil.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEI, PAEI e AEI
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Berçário
OBJETIVOS

EXPLORAR DIVERSOS SONS, GÊNEROS E RITMOS, INTERPRETAR, BRINCAR E CANTAR DIVERSAS MÚSICAS PARA DESENVOLVER MEMÓRIA MUSICAL. EXPLORAR O CORPO COM MÃOS, PÉS, VOZ PRODUZINDO SONS, CANTAR MÚSICAS COM GESTOS, MANIPULAR DIVERSOS INSTRUMENTOS MUSICAIS, PRODUZIR SONS COM DIVERSOS MATERIAIS, SONS EM TONS ALTOS E BAIXOS.

AMPLIAR O CAPITAL CULTURAL DAS CRIANÇAS LEVANDO DIVERSOS RITMOS MUSICAIS DE VÁRIAS REGIÕES DO BRASIL.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Julho/2022 até Dezembro/2022
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Começamos a desenvolver o projeto pelos sons que escutávamos diariamente na nossa sala de aula, choros, risos, balbucios, musiquinhas do cotidiano, barulho dos carros, pássaros e pessoas que passavam por ali, posteriormente trouxemos ritmos musicais de outras regiões do Brasil, carimbó da regiao norte e com ela trouxemos a confecção de flores feitas de TNT para o cabelo e a cobra, outras turmas participaram dessa dança,  trouxemos os ritmos da região nordeste, fizemos nosso próprio mirante das fitinhas e nossa igreja nosso senhor do bonfim, trouxemos a baiana e seu tabuleiro com diversos quitudes da regiao para desfilar pela escola. Uma mãe de um dos nossos alunos que é professora de capoeira veio um dia na nossa escola nos dá uma aula de capoeira nos trazendo o som do berimbau, caxixi e pandeiro. Para fecharmos o nosso projeto trouxemos os ritmos musicais do Rio de janeiro, fizemos na nossa sala uma praia, com mate leão, biscoito globo, chuveirão, frango assado, água de coco, baldinhos e cangas. Os famosos vendedores ambulantes circularam pela nossa escola fazendo suas vendas, começamos nosso dia em uma roda de samba, aonde um pai de aluno que tem grupo de pagode nos proporcionou esse momento e terminamos no baile da nossa sala com o famoso funk do pão de queijo.
Os responsáveis se demonstraram muito animados com o projeto e foram bem participativos na maioria das propostas os bebês da turma e as demais crianças e profissionais da escola sempre se demonstravam ansiosos para saber qual seria as próximas atrações e ritmos musicais, tendo a oportunidade de conhecer costumes e culturas de diferentes lugares do Brasil. Tivemos a participação de uma mãe, professora de capoeira que levou o som da capoeira para nossa sala, tivemos a participação de um pai que tem um grupo de pagode e tocou e cantou para gente na nossa sala de aula.
Registros
IMAGENS
Ritmos Rio de janeiro
Ritmos da Bahia
Ritmo Carimbó
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.