ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação Infantil
Os sons ao nosso redor: do silêncio às vibrações que sentimos
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CM Francisco de Paula - 2ª CRE
Rua Correia de Oliveira 21 - Vila Isabel
Unidade não vocacionada


AUTORES

EDI SOLANGE DA SILVA

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR:

VANESSA CORDEIRO HENRIQUES

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR:

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Berçário
OBJETIVOS

  • Levar a criança a explorar diferentes sons, gêneros e ritmos e a interpretar, brincar e a cantar variadas canções para que desenvolva a memória musical;
  • Levá-la a explorar o corpo com mãos, pés e voz; levá-la a interpretar canções com gestos; a manipular diferentes instrumentos musicais e a produzir sons em tons altos e baixos a partir de materiais variados;
  • Ampliar o capital cultural da criança, conduzindo-a a diferentes ritmos musicais de várias regiões do Brasil.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Julho/2022 até Dezembro/2022
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Começamos a desenvolver nosso projeto com base na variedade de sons que escutávamos diariamente em sala de aula: sons de choro, risos, balbucios; cantos de pássaros; musiquinhas do cotidiano; barulhos de carro a passar pela rua e do caminhar de pessoas.

Depois, trouxemos ritmos musicais e danças de outras regiões do Brasil como a do Carimbó. da Região Norte. Com ela, trabalhamos a confecção de flores de TNT (tecido não tecido) para enfeitar o cabelo e fizemos a coreografia da Dança da Cobra, da qual outras turmas participaram.

Para apresentar os ritmos da Região Nordeste, construímos nosso próprio Mirante das Fitinhas e nossa Igreja do Nosso Senhor do Bonfim. Trouxemos da região a baiana e seu tabuleiro repleto de quitutes para desfilar pela escola. A mãe de um dos nossos alunos, que é professora de Capoeira, se prontificou a fazer uma aula com nossas crianças, que puderam vivenciar o som de instrumentos como o berimbau, o caxixi e o pandeiro.

Fechamos o nosso projeto com os ritmos musicais da cidade do Rio de Janeiro. Construímos uma praia cenográfica em sala de aula, com direito a Matte Leão, biscoito Globo, chuveirão, frango assado, água de coco, baldinho e canga.

Começamos nosso dia com uma roda de samba de um grupo de pagode comandado por um pai de aluno, que gentilmente nos proporcionou esse momento. Não podia faltar, claro, a representação dos famosos vendedores ambulantes cariocas que circulou pela nossa escola “promovendo” seus produtos. E tudo acabou em baile ao som do famoso Funk do Pão de Queijo.

Os responsáveis se mostraram muito animados com o projeto e foram bem participativos. Na maioria das ações, os bebês da turma, as demais crianças e os profissionais da escola se mostraram ansiosos em descobrir quais seriam as atrações e ritmos musicais a ser apresentados.

Todos tiveram a oportunidade de conhecer costumes e culturas de diferentes lugares do Brasil. Tivemos a participação de uma mãe, professora de Capoeira, que levou o som da Capoeira para nossa sala; e a de um pai de aluno que tem um grupo de pagode que tocou e cantou para nossas crianças.

Registros
IMAGENS
Ritmos Rio de janeiro
Ritmos da Bahia
Ritmo Carimbó
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.