ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Anos Iniciais
Uma manhã no Museu
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Rivadávia Manoel Pinto - 10ª CRE
Avenida Litorânea S/N - Guaratiba
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Karina Trotta
Karina é professora das séries iniciais do Ensino Fundamental na rede de ensino do Rio de Janeiro. É pedagoga pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com especializações em supervisão educacional e educação corporativa. Com mais de 20 anos de experiência na área de educação atou nos programas TRANSFORMA - programa de educação dos Jogos Rio 2016 e NAVE – Núcleo Avançado em Educação. É defensora da escola pública de qualidade para todos!
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF anos iniciais
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
4º ano
OBJETIVOS
Proporcionar aos estiudantes a oportunidade de conhecer um museu, destacando a importência destas instituições para nossa sociedade. Explorar a geografia da cidade através do trajeto escola X museu.
HABILIDADES
4º ano - Geografia - Identificar distintos tipos de representações cartográficas em diferentes escalas, reconhecendo e elaborando legendas com símbolos.
4º ano - Geografia - Identificar os principais elementos naturais do município
4º ano - Geografia - Reconhecer os sistemas de transporte de pessoas e de cargas do município do Rio de Janeiro.
4º ano - História - Perceber as diferenças entre os espaços públicos, privados e as áreas de preservação ambiental no contexto de sua comunidade, bairro, cidade ou município.
4º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos individual e coletivamente, com uma sequência lógico -temporal ( início, meio, fim, passado, presente e futuro), observando os elementos que compõem a narrativa.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/2023 até Maio/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
A Prática consiste na realização de uma ula passeio ao Futuros - Artes e Tecnologia/ Musehum. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e reconhecer a importâncias dos museus, enquanto espaços culturais e de preservação da nossa história. Exploramos o acervo das telecomunicações do museu. Além disso aproveitamos o trajeto Pedra de Guarattiba (zona oeste) X Flamengo (zona Sul) para explorarmos mapa no google maps, observar os diferentes meios de transporte que circulam pela cidade, reconhecer paisagens da nossa cidade (praia, lagoa, etc).

- 77% dos estudantes nunca tinha ido a um museu

- Os estudantes reconheceram a importâncias dos museu para nossa história e preservação da cultura

- Possibilidade de conhecer a cidade, mesmo que somente dentro do ônibus

Registros
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.