Carlus Augustus Jourand Correia é graduado em História e mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua, no âmbito da SME-Rio, como coordenador pedagógico na E.M. Celestino da Silva (2ª CRE) e como professor de História no âmbito da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ). Também é pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Esporte e Sociedade (Nepess/UFF), no Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo (Labec/UFRJ) e no Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (Leme/Uerj).
Alice Pereira Cardoso é licenciada em Letras (Português/Italiano) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pós-graduada em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (Ucam) com formação em Gestão Escolar por curso oferecido pela Prefeitura do Rio. É servidora da SME-Rio desde 1986. Atuou como professora regente do primeiro e segundo segmentos, coordenadora de cieps, agente de pessoal, professora regente de Sala de Leitura, coordenadora pedagógica, diretora-adjunta e diretora-geral. Integrante do Lions Clube do Rio de Janeiro/Mater, dedica-se a atividades para pessoas em vulnerabilidade social.
Gabriella da Silva Rêgo é professora, pedagoga com licenciatura em Supervisão e Administração Escolar e especialização em Alfabetização. É psicanalista em formação.
A Semana da Diversidade na Celestino da Silva teve como público-alvo os alunos da escola. O objetivo do projeto foi debater e dar visibilidade a assuntos relevantes na nossa sociedade como combate ao preconceito, respeito à diversidade e direitos humanos. Por isso, convidamos núcleos de pesquisa, movimentos sociais e personalidades da TV para debater três eixos: relações étnico-raciais, direitos humanos e questões de gênero.
A metodologia utilizada foi ativa com a promoção de palestras, debates, rodas de poesia e oficinas de leitura/redação sobre os temas abordados. O objetivo foi estimular competências e habilidades inseridas na BNCC, mas extrapolando as estruturas convencionais da sala de aula e da aula expositiva. Enfim, associar a noção de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica e também associar a noção de cidadania aos princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.