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Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
Leitura de ajuste
Informações
Relato
Considerações Finais
UNIDADE DE ENSINO
EM Joseph Bloch - 4ª CRE
Rua álvaro de Macedo 77 - Parada de Lucas



AUTOR(ES)
Rosemere Fraga da Silva

Sou formada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/Uerj) e pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Especial pela Faculdade FaSouza, de Ipatinga (MG), o que me possibilita trabalhar como professora do Ensino Fundamental I e de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Atuo na alfabetização desde 2010 como professora do município. Por dois anos seguidos, trabalhei com uma turma do projeto de alfabetização Nenhuma Criança a Menos.

Participei de capacitações nas áreas de Alfabetização e de Educação Especial, das quais destaco as formação em Alfabetização promovida pelo Profappe em 2015 e a formação Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva oferecida pela Cecierj/Uerj em 2019.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor II e Professor AEE
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1101
OBJETIVOS

  • Proporcionar ao estudante a oportunidade de ler, mesmo não tendo ainda adquirido os conhecimentos necessários para uma leitura convencional.
  • Potencializar a compreensão do sistema de escrita com o ajuste da recitação ao apontamento da palavra escrita.
  • Reconhecer letras, palavras e rimas.
  • Refletir sobre a escrita e a leitura.

ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano
HABILIDADES
1º ano - Língua Portuguesa - Escrever palavras
1º ano - Língua Portuguesa - Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar a existência de espaço separando uma palavra de outra.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar e ler palavras a partir de diferentes gêneros textuais. 
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar em textos ou versos, a presença de ritmo e aliterações.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar relações fonema/grafema em diferentes textos, reconhecendo que alterações na escrita dos grafemas provocam alterações na composição e significado da palavra.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar relações fonema/grafema nas diversas atividades orais.
1º ano - Língua Portuguesa - Perceber o espaçamento entre palavras em textos escritos, a partir da mediação docente, em rodas de conversa.
1º ano - Língua Portuguesa - Perceber rimas e aliterações em atividades orais.
1º ano - Língua Portuguesa - RECONHECER E UTILIZAR A DIREÇÃO DA ESCRITA EM SITUAÇÕES DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS.
1º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer, a partir da leitura do professor, informações explícitas em diferentes gêneros textuais, com mediação. Identificar relações fonema/grafema nas diversas atividades orais.
1º ano - Língua Portuguesa - Utilizar, em situações de leitura e de escrita de textos, a direção da escrita.
1º ano - Matemática - Executar a contagem de um grupo de objetos, pessoas e animais.
1º ano - Matemática - Quantificar elementos de uma coleção: por pareamento, estimativa, utilizando diferentes estratégias de registros. 
1º ano - Matemática - Resolver problemas de adição, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Setembro/2021 até Setembro/2021

A leitura de ajuste permite que o estudante em fase inicial de alfabetização leia a partir da recitação de um texto ou canção que conheça de cor. A proposta consiste em o aluno apontar as palavras do texto escrito enquanto lê, relacionando-as ao recitado. Depois, por meio de intervenções do(a) professor(a), o estudante é instigado a refletir sobre o processo de leitura e escrita através do reconhecimento de palavras, letras e rimas.

Antes da leitura de ajuste com os estudantes da turma 1101, propus uma brincadeira de roda com a cantiga infantil Corre, cutia!. O objetivo foi articular o lúdico com as situações de aprendizagem ocorridas em sala de aula. Dessa forma, foi possível que todos os alunos da turma memorizassem a música. Os versos da cantiga Corre, cutia! foram escritos em letras de imprensa maiúsculas e expostos em um cartaz. Fizemos uma leitura coletiva. Enquanto as crianças cantavam a canção, eu apontava as palavras no cartaz com o auxílio de uma régua, proporcionando a elas a oportunidade de compreender que existe relação entre o que é escrito e o que é falado. Em seguida, convidei os estudantes a fazer a leitura de ajuste diante da turma. Ao longo da atividade, fiz intervenções estimulando-os a refletir sobre especificidades do sistema de escrita alfabética como espaçamento entre palavras, direção da escrita e som inicial e som final das palavras. Em seguida, cada estudante recebeu uma cópia em papel dos versos da cantiga infantil e sugeri que circulassem as palavras ditadas, sinalizando oralmente as rimas.

De acordo com o nível de desenvolvimento individual alcançado, os estudantes trabalharam atividades sistematizadas como texto fatiado e autoditado, com e sem apoio. Também desenvolvemos atividades que promovem a interdisciplinaridade, favorecendo o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento como contagem e registro de quantidades e adições com os elementos que aparecem na canção.

Segundo SOARES (2020), “o texto deve ser o eixo central do processo de alfabetização”. Por isso, é importante que a criança esteja exposta ao texto, mesmo que ainda não tenha adquirido as habilidades de decodificação, principalmente quando o contato é com um texto conhecido e que faça sentido para ela.

As atividades de leitura de ajuste foram realizadas no 1º ano, em vários momentos, abordando outros textos como letras de cantigas de roda, versos e parlendas.

Diante da realização das atividades, foi possível observar que os alunos desenvolveram segurança e autoconfiança ao perceberem que conseguiam ler e localizar as palavras no texto, sendo provocados a um processo de reflexão contínua sobre o sistema de escrita. Eles puderam perceber a importância da leitura, auxiliar seus colegas e compartilhar com eles suas reflexões e sentiram-se motivados a descobrir novos fonemas que possibilitassem a leitura de novas palavras

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

RIO DE JANEIRO (Cidade). Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Educação. Priorização Curricular 2022. Acesso em: 27 set. 2022.

SMITH, Frank. Leitura significativa. Trad. Beatriz Afonso Neves. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

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