ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação | Anos Finais
Fala, Rodrigo!
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Rodrigo Mello Franco Andrade - 2ª CRE
Rua Ernesto de Souza 153 - Andaraí
AUTOR(ES)
Patrícia Gomes da Silva
Olá, me chamo Patrícia, tenho 57 anos e trabalho na educação desde 1983. Na rede municipal do Rio estou desde 1992. Sou aposentada numa matrícula e regente noutra. Atualmente estou na E.M. Rodrigo Mello Franco de Andrade (2ª CRE) no Andaraí. Fiz Pedagogia na Universidade Castelo Branco (UCB) e dar aulas me encanta e emociona até hoje.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor II
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
OBJETIVOS
Meu objetivo central foi aliar conteúdo curricular a uma prática que fizesse sentido para os alunos. Buscar trazer uma linguagem que eles dominassem e gostassem para trabalhar a língua, as diferentes linguagens, a ideia de pesquisar fontes, a oralidade e a argumentação, saber como se colocar em relação ao outro e como ser críticos e atuantes no mundo. Um elemento de modificação.
ANOS DE ESCOLARIDADE
6º ano
HABILIDADES
6º ano - Língua Portuguesa - Distinguir um fato de uma opinião.
6º ano - Língua Portuguesa - Identificar a finalidade (função social) de um texto e seu público-alvo
6º ano - Língua Portuguesa - Narrar fatos do cotidiano.
6º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer as diferentes partes de uma notícia título (ou manchete), subtítulo, lide, corpo da notícia.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
PROJETO PARTICIPANTE:

O projeto da escola é de leitura de mundo: uma só terra, uma só voz, uma voz que na leitura se constrói. Assim, nada mais natural do que ficar atenta ao que os alunos pudessem trazer de interesse.

Como veio deles a ideia de produzir um jornal, aproveitei a oportunidade e partimos para as ações necessárias. Muito debate, divisão da turma em equipes de trabalho e pesquisa da real necessidade de um jornal para que o trabalho fosse importante para a escola como um todo, o que contribuiu efetivamente para o crescimento pedagógico da turma e dos alunos da escola.

Em 2022, temos a turma 1601 com 39 alunos envolvidos nessa rotina que passa por redatores, editores, repórteres, âncoras e o que mais for preciso, mas eu adoraria poder abraçar outros alunos da escola.

Na prática, observo um crescimento real na desenvoltura da turma como um todo, na participação de alunos que antes não se colocavam para o grupo, no crescimento de técnicas para fazer as postagens, na edição, na atitude crítica dos alunos, além da melhora considerável na escrita e síntese dos textos dos alunos da turma como um todo.
Registros
IMAGENS
VÍDEOS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.