ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Programa Bora Pra Escola
Alô, responsável !
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Brigadeiro Eduardo Gomes - 11ª CRE
Rua Gaspar Magalhães 258 - Jardim Guanabara
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
OBJETIVOS

Acompanhar a frequência escolar através do levantamento diário das ausências dos alunos.

Identificar as causas de eventuais ausências escolares quando reiteradas.

Envolver a família no acompanhamento da frequência dos alunos, buscando encaminhamentos e soluções possíveis para os casos críticos.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2023 até Novembro/2023
Parceiros envolvidos
Diretora, coordenador pedagógico e agente de frequência.
A frequência escolar é monitorada semanalmente e registrada em um controle próprio. Toda sexta-feira, uma profissional da unidade escolar entra em contato com os responsáveis dos alunos que tiveram mais de 3 faltas injustificadas. A abordagem inicial é saber se a família está ciente das ausências e o motivo pelo qual o estudante não frequentou a escola naqueles dias. Os casos são discutidos com a coordenação pedagógica e, por vezes a direção. A família recebe algumas orientações básicas sobre a importância da frequência escolar. Além disso, a depender da justificativa, a gestão escolar procede com encaminhamentos a rede de apoio ou suporte. Há atendimento presencial nos casos mais críticos, ocasião em que pactuamos com a família ações para reverter o quadro de infrequência.

A prática de contato com as famílias dos alunos infrequentes revelou que este problema apresenta diferentes nuances. Desde a falta de interesse do aluno adolescente com o seu processo escolar até casos em que aluno e família apresentam algum tipo de vulnerabilidade e precisam de encaminhamentos à rede de apoio.

Nesse contexto, observamos que o contato mais próximo com a família, através do monitoramento da frequência e ligações telefônicas, nos possibilitou tomar decisões mais eficazes, na medida em que evoca um comprometimento de ambas as partes (família e escola) no processo.

Registros
IMAGENS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.