Cônscios da importância da apropriação e utilização das diferentes mídias na escola como recurso inestimável no resgate da qualidade da educação – e na perspectiva da formação de cidadãos críticos –, criamos em nossa escola a revista digital Os Carioquinhas.
Elaborado pelos alunos (e para os alunos) como elemento motivador da escrita espontânea e ao mesmo tempo funcional, esse projeto envolve toda a comunidade escolar, refletindo valores, desejos, aspirações e expectativas de todos os segmentos.
O projeto também possibilita aos educandos a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento do raciocínio crítico, estimulando-os a participar ativamente da vida social e tornando-os cada vez mais leitores e escritores.
A revista foi dividida em seções adequadas a cada turma. O material é produzido bimestralmente em reuniões semanais fora do horário das aulas e enviado à equipe de edição, formada por alunos do 6° ano da unidade de ensino.
A equipe de alunos se encarrega da leitura, seleção, digitação e edição do material, que também contempla a participação da comunidade com a divulgação de receitas e serviços. A plataforma Canva é utilizada para a formatação de textos e imagens. A publicação do material alcança toda a comunidade escolar por meio das redes sociais da unidade de ensino.
A condução à apropriação dessa tecnologia permitiu que os alunos desempenhassem os papéis de protagonistas e autores, desenvolvendo a autoestima e a autonomia.
Através do envolvimento de toda a comunidade escolar em uma ação contextualizada e significativa, constatamos a valorização da escola e um maior interesse dos alunos pelos estudos.