ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação | Anos Finais
‘Se liga, Barão!’
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Barão de Santa Margarida - 9ª CRE
Rua Coremas 358 Santa Margarida - Cosmos
AUTOR(ES)
Michela Batista
Sou licenciada em História, com pós-graduação em História da África e do Negro no Brasil e em Gestão Escolar. Sou professora na SME-Rio e exerço a função de diretor IV na E.M. Barão de Santa Margarida (9ª CRE) em Cosmos.

Apaixonada por Educação e pela inovação nos métodos e práticas de aprendizagem, enxergo na conectividade a importância e necessidade de criarmos conhecimento e mecanismos que possibilitem a integração entre mídia e educação.

Considerando o cenário da pandemia, percebi a necessidade de privilegiar o trabalho digital para alcançar o alunado. O acesso à mídia e a suas possibilidades proporcionou à nossa unidade escolar condições igualitárias no que diz respeito à apreensão do conhecimento, diminuindo, assim, a desigualdade de acesso.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Diretora
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6° ao 9° ano
OBJETIVOS
O jornal Se Liga, Barão! é um material de conteúdo jornalístico produzido por alunos da E.M. Barão de Santa Margarida, cujo objetivo é promover a cobertura de eventos da unidade, da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e circular conteúdos abordados pela própria comunidade estudantil, propiciando, assim, o protagonismo dos estudantes em torno da atividade.
ANOS DE ESCOLARIDADE
6º ano , 7º ano , 8º ano e 9º ano
HABILIDADES
6º ano - Língua Portuguesa - Distinguir um fato de uma opinião.
7º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os elementos estruturais da narrativa: situação inicial; complicação (conflito gerador e clímax); e desfecho.
8º ano - Língua Portuguesa - Identificar a finalidade ( função social) de um texto e seu público-alvo.
8º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer a estrutura da narrativa: situação inicial (introdução), complicação (desenvolvimento do conflito gerador e do clímax) e desfecho (conclusão).
9º ano - Língua Portuguesa - Identificar as relações de causa e consequência, dentre outras relações textuais.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
PROJETO PARTICIPANTE:

A ideia do Se Liga, Barão! surgiu como ferramenta pedagógica para um trabalho inter e transdisciplinar. A proposta foi apresentar debates de temas relacionados às vivências na comunidade escolar; trabalhar o protagonismo, o posicionamento intelectual e crítico do cidadão; melhorar a aprendizagem, a busca da melhor forma para repassar determinados conceitos e reflexões da atualidade; e formar leitores ativos e, consequentemente, participativos da realidade social.

O jornal Se Liga, Barão! é produzido no contraturno das aulas regulares. O projeto tem a participação dos alunos de 6º a 9º ano e todos participam voluntariamente de sua produção. Na produção os alunos se reúnem com o professor responsável e, de maneira conjunta, direcionam as pautas mensais; dividem-se em grupos para a realização de cada atividade e intercalam cada função para que desenvolvam competências diversas.

As atividades são classificadas em fotografia, pesquisa de campo dentro da escola com professores ou demais funcionários, redação da pauta, digitação e edição do jornal digital.

Dentre os objetivos traçados no início da atividade, estava a conquista de alunos para participar do projeto; a garantia de assiduidade desses alunos; o protagonismo deles na proposta de novas pautas; o desenvolvimento da afinidade deles com a escrita na norma culta padrão e a criatividade.

Tendo em conta o período de realização do projeto do jornal na escola, observou-se um maior interesse de participação dos alunos, além de maior grau de assiduidade nas reuniões. Em março, havia apenas alunos do 7º e 9º ano. Atualmente o jornal conta com a participação de estudantes de todos os anos da unidade.

Nota-se também que os alunos estão se tornando cada vez mais autônomos quando propõem a expansão do jornal pelas redes sociais e apresentam progressos consideráveis na escrita. A formação de grupos mostrou-se efetiva porque torna a atividade mais produtiva, permite a interação e desenvolve competências como resolução de conflitos, trabalho em equipe, organização e proatividade.

Registros
IMAGENS
VÍDEOS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.