Com inspiração literária do poema No Meio do Caminho de Drummond, instigamos a curiosidade do público com relação a que “pedra” compõe a paisagem dos bairros da Ilha. Como resposta, obtivemos a análise do entorno do espaço vivido do aluno, o que nos levou a paisagem (conceito chave em Geografia na direção de aguçar a percepção do indivíduo de seu entorno) e as histórias/mitologias que eles trouxeram de seu conhecimento de mundo. A exemplo de um ponto conhecido como a Pedra da Onça na Freguesia, houve leituras e apresentações das versões da mitologia indígena referentes aquela “onça”, na verdade um gato Maracajá, e ainda coletânea de poesias e histórias sobre a Ilha do Governador (relacionada às áreas de Geomitologia e de Geopoética). O protagonismo dos alunos é um ponto bastante trabalhado na escola vocacionada e esse trabalho buscou histórias do entorno do alunado e sua importância para qualidade de vida insulana.
Os alunos da eletiva tiveram aulas teóricas sobre noções básicas de Geologia e Geodiversidade, posteriormente puderam manusear diversos minerais e rochas, entre eles os que compõe as areias das praias da ilha (cedidos pela UFRJ aos cuidados de nossa escola) e apresentaram à toda a escola, levando o corpo discente a relacionar a composição das areias das praias aos vários minerais e rochas ali expostos. E o questionamento de que “pedrinha” é essa, sua origem, suas características e usos suscitou uma relevante experiência tátil e criativa em Geodiversidade entre os alunos de EF II. O percurso pedagógico traçado para a execução da eletiva teve como mote inserir o aluno no seu espaço vivido de forma ativa, mais crítica e criativa, ampliar os conhecimentos básicos de Geologia com materiais e processos de análise do ambiente mais próximos dos alunos e disseminar gradativamente a ideia de Geodiversidade e a necessidade de preservação do patrimônio natural e histórico da Ilha e país.