ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação Infantil
"PEQUENOS EXPLORADORES E O PLANETA TERRA!"
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EDI Mariza Alves Pimenta - 6ª CRE
Rua Tocantins S/nº - Pavuna
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
DANIELA SANTOS SIQUEIRA JARDIM/MUNIQUE ESOINHEIRA PEREIRA MACEDO
Daniela Siqueira trabalhava em empresa privada, e se encantou pela Educação Infantil, formada em Pedagogia (Psicopedagoga), passou no concurso para Professor Adjunto de Educação Infantil.
Munique Espinheira fez ensino médio em formação de Professor colégio estadual Heitor Lira, se dedica a formação continuada, cursando pedagogia na Faveni, por conta da Educação Infantil, pois já é formada pela Estácio em Letras, encantada pela Profissão.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PAEI-PROFESSORAS ADJUNTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Pré I
OBJETIVOS
Explorando o Planeta Terra, seus movimentos, que ocasionam dia e noite, as estações do ano, e formado por água e terra, assim como, a conscientização do cuidado com o nosso Planeta. A influência da lua nos nossos mares, conhecer nosso continente e todo o mundo. Experimentar as sensações que vivemos em nossa rotina com experiências significativas e transformações. Conhecer o espaço e os planetas e a importância da nossa densidade demográfica para sociedade humana.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/2023 até Junho/2023
As atividades estão sendo exploradas a partir da curiosidade e criatividade do grupo, para conhecer os movimentos do planeta Terra e o sistema Solar, com a participação efetiva das crianças como autoras da sua própria história, através de vídeos, diálogos, figuras, contação de história, as experiências têm significados para nossas crianças pequenas. Nossas crianças são da Pré -escola, no caso Pré I, com idade de 4 anos. Os campos de experiência em nossa unidade, são interligados, e dialogam com o Currículo Carioca da cidade do Rio de Janeiro, são respeitados visando garantir espaços de trocas e aprendizados em sua totalidade, incentivando nossas crianças como “PEQUENOS EXPLORADOES” Tema DO NOSSO PPA, que instiga a curiosidade e conscientiza nossos pequenos a cuidarem do nosso planeta TERRA. Nossa Instituição MARIZA ALVES PIMENTA, valoriza nossos pequenos com suas riquezas culturais e nossos Educadores, em suas práticas cotidianas.
As observações foram impactadas no cotidIano do E.I com perguntas qualitativas e fomentadas de curiosidade, como é o dia e a noite? o movimento do vento?, explorando as estações do ano. Caixa de experiências. No Território como estão cuidando do ambiente, e a família como cuida da casa e do Planeta.
Registros
IMAGENS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.