ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Programa Bora Pra Escola
EJA com Foco
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Professor Fábio César Pacífico - 9ª CRE
Rua do Pavão S/nº - Campo Grande
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
OBJETIVOS
O objetivo da ação é sensibilizar e conscientizar os alunos da frequência e permanência na EJA. Interagindo com a comunidade escolar, promovendo protagonismo estudantil em formação de agentes multiplicadores em prol da Educação Básica.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2023 até Maio/2023
Parceiros envolvidos
O Projeto é desenvolvido por todos alunos e professores da EJA, direção escolar e P.O. No momento que estivemos colocando o bloco na rua para cantarmos a paródia que fala sobre o incentivo ao EJA, a liderança da Associação de moradores esteve próximo e acompanhou a atividade.

O objetivo da ação é sensibilizar e conscientizar os alunos para frequência e permanência na EJA. Estabelecendo por meio da arte a interação com a comunidade escolar, divulgando a possibilidade da continuação aos estudos com utilização de paródia apresentada ao bairro através do bloco "EJA COM FOCO". Paralelamente a esta ação, um carro de som circula na comunidade informando sobre vagas disponíveis e a importância de retornar aos estudos, assim como a faixa sinalizando a escola com EJA dentro do bairro. Vídeos produzidos pelos alunos com ênfase no protagonismo estudantil servem para divulgação nas redes sociais da comunidade. Visita a casa dos alunos onde o contato telefônico não foi possível.

O conjunto de ações descrito, faz parte do projeto "EJA COM FOCO". É perceptível o aumento de alunos retornando a U.E. e novos alunos em busca de uma novo retorno estudantil. Realizamos um controle de dados com entrada, saída e permanência dos alunos utilizando gráficos.

Percebemos que ações diferenciadas promovem alunos com maior interação. Foi observado um aumento na frequência e permanência dos alunos, que passaram a frequentar de forma consciente. O conjunto de ações promoveram resultados significativos em poucos meses. Conseguimos com as novas práticas o retorno de alunos que haviam abandonado a EJA.
Registros
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.