ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação
Jornal Samaranch
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Juan Antonio Samaranch - 1ª CRE
Rua Marcel Prost 201 - Santa Teresa
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Ginásio Educacional Olímpico - GEO
AUTOR(ES)
Francisco de Assis Rodrigues Júnior
Licenciado em Ciências Biológicas; mestre em Ciências Biológica (Zoologia) pelo Museu Nacional/UFRJ. Especialista em evolução animal. Interessado em inovações para o ensino; mídia educativa e produção audiovisual.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF anos finais Ciências
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
OBJETIVOS
Desenvolver o protagonismo juvenil por meio da teoria e prática da produção escrita e audiovisual de um jornal escolar; estimular a reflexão crítica sobre o próprio cotidiano; gerar engajamento de jovens estudantes nas ações escolares; permitir ao aluno encontrar um espaço de desenvolvimento de suas habilidade inatas.
HABILIDADES
8º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os elementos estruturais da narrativa: - situação inicial; - complicação (conflito gerador e clímax); - desfecho
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2023 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
O Jornal Samaranch é um espaço de desenvolvimento através da reflexão por parte de alunos do GEO Juan Samaranch. As atividades têm sido essenciais para os alunos diretamente envolvidos, levando a um amadurecimento pessoal através das novas práticas e relações estabelecidas. Além disso, promove a autoestima e protagonismo dos jovens, que se sentem estimulados e empoderados diante das novas oportunidades. Além disso, a sua repercussão tem levado novos alunos na sua busca, agregando outros valores e saberes, além de maior movimentação na comunidade escolar, que procura seus responsáveis para demandar novas ações e discussões. O Jornal Juan Samaranch tem sido relevante no crescimento individual dos alunos, no crescimento da escola e na melhora da comunicação escola comunidade.
Melhora da autoestima e confiança das alunas(os) diretamente envolvidos; promoção do diálogo entre o corpo docente e discente; maior engajamento dos jovens nas ações promovidas pela escola; melhora no desempenho pedagógico dos estudantes; promoção do sentimento de pertencimento dos alunos da comunidade escolar.
Registros
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.