ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Programa Bora Pra Escola
Sua presença gere um presente!
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Professora Zélia Carolina da Silva Pinho - 10ª CRE
Rua Felipe Cardoso 1.536 - Santa Cruz
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
OBJETIVOS
Recuperar a média superior a 90% da frequência diária dos nossos alunos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2023 até Dezembro/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
@emzcsp ( Perfil da Unidade no Instagram)
Direção, Coordenação, Secretaria, Grêmio e Representantes de turma.
Iniciamos a ação Acessando a plataforma 3.0, verificando a frequência diária e quantificando a porcentagem dos presentes. Logo, promovemos uma Assembléia, com o objetivo de explicar aos alunos e a toda comunidade escolar o desenvolvimento desta ação, bem como a importância da frequência diária no processo de ensino aprendizagem. O passo seguinte, foi registrar a contagem feita pela equipe, em uma tabela, fixada no pátio da unidade de ensino, onde os estudantes acompanham o desempenho de cada turma, destacando com as cores: verde, vermelho e amarelo ( ótimo, crítico e atenção, respectivamente) a frequência mensal. A turma que obtiver o maior percentual de frequência em cada mês, é contemplada com atividades recreativas e esportivas no pátio da escola.
Ao apresentar a prática, estimulamos a competição entre as turmas e o empenho por parte dos alunos foi bastante notório. Após a disponibilização da planilha com o percentual de frequência no pátio, observamos que despertou a curiosidade no alunado e todos olhavam atentos às informações. No decorrer do mês, o estímulo era frequente! As lideranças passavam nas salas, promovendo incentivo no processo competitivo. No dia 03/04, um mês após o início do plano, realizamos outro levantamento e o resultado foi surpreendente! Obtivemos como menor percentual, 89,8% de frequência em uma turma, as demais, apresentaram frequência superior a 91%. Logo, daremos continuidade aos procedimentos adotados, uma vez que surtiram resultados altamente positivos.
Registros
IMAGENS
Apresentação da proposta.
VÍDEOS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.