ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Práticas Extracurriculares
Consumo e Produção Sustentáveis
GET
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Cardeal Leme - 1ª CRE
Rua ébano 205 - Benfica
AUTOR(ES)
Sicleidi Valente dos Santos e Márcia Trindade
Sicleidi Valente dos Santos - professora de Matemática da prefeitura do Rio de Janeiro desde 1999. Graduada em matemática pela UERJ e em Filosofia pela UFRJ. Mestre em História das Ciências, tecnologia e epistemologia pelo CCMN, UFRJ. Hoje está como professora articuladora do Ginásio Experimental Tecnológico Cardeal Leme desde a sua inauguração em março de 2022.

Márcia Trindade - Nutricionista. Merendeira da escola há 20 anos, hoje readaptada. Graduada em Nutrição.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de projetos Integradores e Merendeira
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
7º ano
OBJETIVOS
O tema transversal da turma 1703 do ano de 2022 foi o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "Consumo e produção responsáveis". Pensando globalmente e agindo localmente, constatamos a necessidade de diminuir o lixo produzido pela escola. Percebemos que a quantidade de lixo orgânico era imenso e pesquisaríamos soluções para diminuir essa quantidade.
HABILIDADES
7º ano - Ciências - Identificar as ações antrópicas (humanas) que interferem (desequilíbrio) nos ciclos dos materiais.
7º ano - Ciências - Identificar os diferentes sentidos, como funções de interação do ser humano como meio ambiente.
7º ano - Ciências - Relacionar ciência e tecnologia.
7º ano - Geografia - Identificar os principais problemas ambientais do Brasil.
7º ano - Língua Portuguesa - Argumentar com coerência na defesa de opinião sobre assuntos significativos.
7º ano - Matemática - Aplicar a relação fundamental das proporções
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Maio/2022 até Dezembro/2022
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Em 2022, a nossa escola teve como projeto político pedagógico "Pense globalmente e aja localmente". Cada turma tinha como tema transversal um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. A turma 1703 tinha como tema o ODS de consumo e produção responsáveis. Pensamos sobre o tema, investigamos, analisamos, discutimos e chegamos à conclusão de que nossa escola estava produzindo muito lixo. E que a quantidade de lixo orgânico era muito grande. Começamos a pesquisar e a discutir sobre o que poderíamos fazer para diminuir a quantidade de lixo orgânico. Entrevistamos os profissionais da escola, em busca de soluções. Foi então que numa conversa com a nutricionista Márcia, eles decidiram reaproveitar cascas e sementes de legumes e frutas que eram servidos na merenda escolar. Pesquisaram receitas e as testaram no colaboratório e na cozinha da escola. Produziram um livro digital de receitas, contendo os dados nutricionais de cada receita testada. Participamos do programa Nx Explorer de Educação Científica, que foi fundamental para desenvolvermos os métodos de pesquisa, planejamento e ação a fim de solucionarmos o problema do excesso de lixo produzido pela nossa escola.

Participamos da II Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, onde apresentamos o nosso projeto e como se deu a execução dele. Na reunião de responsáveis do último bimestre, os pais nos deram o retorno de que os hábitos das suas casas haviam se modificado. E que eles estavam reaproveitando cascas e sementes de legumes e frutas que antes eram jogados no lixo. E do quanto foi importante esse conhecimento em tempos de crise, com alimentos custando tão caro.

Ao final do ano letivo, pudemos constatar como foi eficiente trabalhar com aprendizagem por projeto. A turma ficou bastante motivada, protagonizando o seu processo de aprendizagem. As discussões e as pesquisas extrapolaram os muros das escola. O programa Nx explorer teve um importante papel na medida em que compartilhou conosco a metodologia, um modo de fazer e pensar científico através das suas ferramentas. Inscrevemos o projeto na II conferência infantojuvenil pelo Meio Ambiente e tivemos a oportunidade de apresentar o nosso trabalho para a nossa CRE e depois para toda rede. A turma 1703 terminou o ano de 2022 "empoderada" do seu processo de aprendizagem.
Registros
IMAGENS
Tomando conhecimento do lixo produzido pela nossa escola
separando o lixo que vamos reaproveitar
testando receitas
testando receitas
testando receitas
Produzindo o livro digital de receitas
testando receitas
testando receitas
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.