ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Práticas Extracurriculares
Coral Infantil Maestro Mignone
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CIEP Maestro Francisco Mignone - 4ª CRE
Rua Itape S/N - Olaria
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Anderson Carmo de Carvalho
Doutor (UNIRIO) e Mestre (UFRJ) em Educação Musical. Especialista em Gestão Educacional pela UCAM. Licenciado em Música pela UFRJ e pedagogo pela UERJ. Professor de Música do Ensino Básico e palestrante dos temas Música, Arte, Educação e as Infâncias. Regente do Coral Infantil Maestro Mignone. Participante do grupo de pesquisa TEI/PPGE/UERJ e MEI - música, educação e infância - PPGM/UDESC. Atualmente é professor de música na SME – RJ. Torcedor do Flamengo e apaixonado pelas crianças e suas infâncias.

- Orcid - https://orcid.org/0000-0002-3509-6095
- Lattes – http://lattes.cnpq.br/3629810043040471
- Researchgate - https://www.researchgate.net/profile/Anderson-De-Carvalho
- Academia.edu - https://unirio.academia.edu/AndersonCarvalho
- Canal no Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCMkDanVuo1uFbqGRfcdq2Vg
- Instagram - https://www.instagram.com/anderson.c.carvalho/
- Google scholar - https://scholar.google.com.br/citations?user=Vueqev0AAAAJ&hl=pt-BR
- LinkedIn - https://www.linkedin.com/in/anderson-carvalho-992b1825b/
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor PEF - Música
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
5º ano
6º ano
OBJETIVOS

O Coral Infantil Maestro Mignone é um grupo musical que tem como atividade de prática de conjunto o Canto Coral. O coral tem como patrono o maestro brasileiro Francisco Mignone, um dos maiores compositores da música de concerto brasileira. Nascido no ano de 2015, o coral já se apresentou em diversas atividades culturais e educacionais pela cidade do Rio de Janeiro, tendo feito parte de eventos que enaltecem a criação e a participação ativa das vozes infantis e seus protagonismos. Seu repertório é feito, em sua maioria, em língua portuguesa com conteúdo que valora não somente a cultura do Brasil e carioca, como também a cultura local das crianças que dele participam. São peças uníssonas, de duas ou três vozes, destinadas a extensão da voz infantil acompanhadas por instrumento ou não.

O coral é formado por crianças que estão estudando do 1º ano da alfabetização até o 6º ano no Ensino Fundamental . Os ensaios acontecem no contraturno escolar, ou seja, as crianças estudam no turno da manhã as matérias do currículo formal e ao final da tarde encontram-se para os ensaios do coro, que ocorrem duas vezes na semana, cada ensaio com uma hora e meia de duração.

A escola municipal que atende esse grupo de jovens cantores é o CIEP Maestro Francisco Mignone. A escola é de turno único e fica situada no bairro de Olaria, próximo a dois importantes complexos de favelas da cidade.

Entre os diversos objetivos de nossa prática está, temos Entre eles: (1) Ensino de música; (2) alfabetização; (3) possibilitar atividades de cunho estético/artístico; (4) a auto promoção e desenvolvimento de si mesmo; (5) desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo e equipe; (6) incentivar estimular o rendimento escolar; (7) fomentar a luta contra o abandono escolar; (8) articular a união escola/comunidade; (9) possibilitar a o encontro com as diversas formas de fazer e ser arte; e, não menos importante, (10) permitir a formação de cariocas críticos.

HABILIDADES
1º ano - Anos Iniciais - Expressar em interações orais em sala de aula seus sentimentos e opiniões, argumentando e questionando, respeitando os turnos de fala e a opinião dos outros.
2º ano - Anos Iniciais - Reconhecer, a partir da leitura do professor, informações explícitas em diferentes gêneros textuais, com mediação.
3º ano - Anos Iniciais - Reconhecer, oralmente, informações explícitas em um texto ouvido.
4º ano - Anos Iniciais - Narrar fatos expressando noções de temporalidade e causalidade.
5º ano - Anos Iniciais - Compreender as causas e consequências, para as relações sociais na Cidade do Rio de Janeiro, dos deslocamentos e migrações, a partir das narrativas locais, buscando valorizar as múltiplas culturas.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Janeiro/2015 até Dezembro/2025
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Entre as diversas contribuições que esse projeto traz, podemos elencar aqui os que encontramos como mais significativos: a alfabetização no tempo certo, a presença escolar, o rendimento escolar dos alunos participantes, a boa convivência na escola, diminuindo assim significamente os conflitos entre alunos, e a busca pela diluição do abandono escolar. Também podemos elencar a participação da comunidade escolar e a busca expressiva pela escola devido existência do coral.

A prática do ensino de música já foi revelada pela academia como grande possibilitadora de ensino aprendizagem de qualidade. Nossos aluno/amigos são constantemente ocupados a terem criticidades, serem leitores protagonistas e fazerem de suas vozes, um meio de estarem no mundo sendo participantes ativos de suas escolhas e caminhos. A música, como prática da existência, permite muitas possibilidades. O desafio de aprender em grupo, a coragem de estar no palco e a alegria de viajar pela cidade conhecendo outras geografias e outras pessoas dentro de uma cidade rica em diversidade.

(1) Ensino de música e suas diversas práticas coletivas;

(2) alfabetização e letramento no tempo certo;

(3) possibilitar atividades de cunho estético/artístico, possibilitando a capacidade de crítica;

(4) a auto promoção e desenvolvimento de si mesmo;

(5) desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo e equipe;

(6) incentivar estimular o rendimento escolar;

(7) fomentar a luta contra o abandono escolar;

(8) articular a união escola/comunidade;

(9) possibilitar a o encontro com as diversas formas de fazer e ser arte;

(10) permitir a formação de cariocas críticos e protagonistas.

Registros
IMAGENS
Arena Carioca Dicró
Reunião de diretores de CREs - 4º CRE
Escola Municipal Chile
EDI - Coronel Assunção
Projeto Conte até 10
Passeio na Lagoa Rodrigo de Freitas
Apresentação na Olimpíada Carioca de Matemática
Apresentação na FIOCRUZ - Dia das crianças
FECEM
EDI - Tânia Rocha
Escola Municipal Joracy Camargo
Escola de Música da UFRJ - Coral I.M.M e In-versos
VÍDEOS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.