O Coral Infantil Maestro Mignone é um grupo musical que tem como atividade de prática de conjunto o canto coral. O coral tem como patrono o maestro brasileiro Francisco Mignone (1897-1986), um dos maiores compositores da música de concerto brasileira. Iniciado em 2015, o coral já se apresentou em diversas atividades culturais e educacionais pela cidade do Rio de Janeiro, quando participou de eventos que enaltecem a criação e participação ativa das vozes infantis e seus protagonismos.
Seu repertório é composto, em sua maioria, por peças em língua portuguesa, com conteúdo que valoriza não somente a cultura brasileira e carioca, como também a cultura local das crianças que compõem o coro. São peças uníssonas, de duas ou três vozes, destinadas à extensão da voz infantil, acompanhadas por instrumentos ou não.
O coral é formado por crianças que vão do 1º ano da Alfabetização até o 6º ano do Ensino Fundamental . Os ensaios ocorrem no contraturno escolar, ou seja, as crianças estudam no turno da manhã os conteúdos do currículo formal e, no final da tarde, reúnem-se duas vezes na semana para os ensaios do coro. Cada ensaio tem uma hora e meia de duração.
A escola municipal que atende a esse grupo de jovens cantores é o Ciep Maestro Francisco Mignone. A escola é de turno único e fica situada no bairro de Olaria, próxima a dois importantes complexos de favelas da cidade.
Entre os objetivos de nossa prática estão:
Entre as diversas contribuições que esse projeto traz, podemos elencar aqui as que encontramos como mais significativas: a alfabetização no tempo certo, a presença escolar, o rendimento escolar dos alunos participantes, a boa convivência na escola – diminuindo assim significativamente os conflitos entre alunos –, e a busca pela diluição do abandono escolar. Também podemos elencar a participação da comunidade escolar e a busca expressiva pela escola devido à existência do coral.
A prática do ensino de música já foi revelada pela academia como grande possibilitadora de ensino-aprendizagem de qualidade. Nossos alunos/amigos são constantemente ocupados a ter criticidades, ser leitores protagonistas e fazer de suas vozes um meio de estar no mundo, sendo participantes ativos de suas escolhas e caminhos. A música, como prática da existência, permite muitas possibilidades. O desafio de aprender em grupo, a coragem de estar no palco e a alegria de viajar pela cidade, conhecendo outras geografias e outras pessoas dentro de uma cidade rica em diversidade.
Dentre os resultados obtidos com esta prática, destacam-se: