ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Práticas Extracurriculares
Coral Infantil Maestro Mignone
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CIEP Maestro Francisco Mignone - 4ª CRE
Rua Itape S/N - Olaria
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Anderson Carmo de Carvalho
Sou doutor em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Gestão Educacional pela Universidade Cândido Mendes (Ucam). Tenho licenciatura em Música pela UFRJ e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Participo dos grupos de pesquisa Território dos Estudos da Infância (TEI) do Programa de Pós-graduação em Educação (PropEd) da Uerj e Música, Educação e Infância (MEI) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Sou professor de Música do Ensino Básico e palestrante dos temas Música e Arte e Educação e as Infâncias. Atuo como professor de Música na rede de ensino da Prefeitura do Rio, onde sou regente do coral infantil do Ciep Maestro Francisco Mignone (4ª CRE, Olaria). Torço pelo Flamengo e sou apaixonado pelas crianças e suas infâncias.

Links relacionados
Orcid | https://orcid.org/0000-0002-3509-6095;
Lattes | http://lattes.cnpq.br/3629810043040471;
Researchgate | https://www.researchgate.net/profile/Anderson-De-Carvalho;
Academia.edu | https://unirio.academia.edu/AndersonCarvalho;
Canal no YouTube | https://www.youtube.com/channel/UCMkDanVuo1uFbqGRfcdq2Vg;
Instagram | https://www.instagram.com/anderson.c.carvalho/;
Google scholar | https://scholar.google.com.br/citations?user=Vueqev0AAAAJ&hl=pt-BR
LinkedIn | https://www.linkedin.com/in/anderson-carvalho-992b1825b/.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor PEF - Música
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
5º ano
6º ano
OBJETIVOS

O Coral Infantil Maestro Mignone é um grupo musical que tem como atividade de prática de conjunto o canto coral. O coral tem como patrono o maestro brasileiro Francisco Mignone (1897-1986), um dos maiores compositores da música de concerto brasileira. Iniciado em 2015, o coral já se apresentou em diversas atividades culturais e educacionais pela cidade do Rio de Janeiro, quando participou de eventos que enaltecem a criação e participação ativa das vozes infantis e seus protagonismos.

Seu repertório é composto, em sua maioria, por peças em língua portuguesa, com conteúdo que valoriza não somente a cultura brasileira e carioca, como também a cultura local das crianças que compõem o coro. São peças uníssonas, de duas ou três vozes, destinadas à extensão da voz infantil, acompanhadas por instrumentos ou não.

O coral é formado por crianças que vão do 1º ano da Alfabetização até o 6º ano do Ensino Fundamental . Os ensaios ocorrem no contraturno escolar, ou seja, as crianças estudam no turno da manhã os conteúdos do currículo formal e, no final da tarde, reúnem-se duas vezes na semana para os ensaios do coro. Cada ensaio tem uma hora e meia de duração.

A escola municipal que atende a esse grupo de jovens cantores é o Ciep Maestro Francisco Mignone. A escola é de turno único e fica situada no bairro de Olaria, próxima a dois importantes complexos de favelas da cidade.

Entre os objetivos de nossa prática estão:

  • o ensino da música;
  • a alfabetização;
  • possibilitar atividades de cunho estético/artístico;
  • a autopromoção e o autodesenvolvimento;
  • o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo e em equipe;
  • incentivar estimular o rendimento escolar;
  • fomentar a luta contra o abandono escolar;
  • articular a união escola-comunidade;
  • possibilitar o encontro com as diversas formas de fazer e ser arte; e, não menos importante...
  • permitir a formação de cariocas críticos.

HABILIDADES
1º ano - Anos Iniciais - Expressar em interações orais em sala de aula seus sentimentos e opiniões, argumentando e questionando, respeitando os turnos de fala e a opinião dos outros.
2º ano - Anos Iniciais - Reconhecer, a partir da leitura do professor, informações explícitas em diferentes gêneros textuais, com mediação.
3º ano - Anos Iniciais - Reconhecer, oralmente, informações explícitas em um texto ouvido.
4º ano - Anos Iniciais - Narrar fatos expressando noções de temporalidade e causalidade.
5º ano - Anos Iniciais - Compreender as causas e consequências, para as relações sociais na Cidade do Rio de Janeiro, dos deslocamentos e migrações, a partir das narrativas locais, buscando valorizar as múltiplas culturas.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Janeiro/2015 até Dezembro/2025
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Entre as diversas contribuições que esse projeto traz, podemos elencar aqui as que encontramos como mais significativas: a alfabetização no tempo certo, a presença escolar, o rendimento escolar dos alunos participantes, a boa convivência na escola – diminuindo assim significativamente os conflitos entre alunos –, e a busca pela diluição do abandono escolar. Também podemos elencar a participação da comunidade escolar e a busca expressiva pela escola devido à existência do coral.

A prática do ensino de música já foi revelada pela academia como grande possibilitadora de ensino-aprendizagem de qualidade. Nossos alunos/amigos são constantemente ocupados a ter criticidades, ser leitores protagonistas e fazer de suas vozes um meio de estar no mundo, sendo participantes ativos de suas escolhas e caminhos. A música, como prática da existência, permite muitas possibilidades. O desafio de aprender em grupo, a coragem de estar no palco e a alegria de viajar pela cidade, conhecendo outras geografias e outras pessoas dentro de uma cidade rica em diversidade.

Dentre os resultados obtidos com esta prática, destacam-se:

  1. o ensino de música e suas diversas práticas coletivas;
  2. a alfabetização e letramento no tempo certo;
  3. promover atividades de cunho estético/artístico, possibilitando a capacidade de crítica;
  4. a autopromoção e o autodesenvolvimento;
  5. o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo e em equipe;
  6. incentivar o rendimento escolar;
  7. fomentar a luta contra o abandono escolar;
  8. articular a união escola-comunidade;
  9. possibilitar o encontro com as diversas formas de fazer e ser arte; e
  10. permitir a formação de cariocas críticos e protagonistas.

Registros
IMAGENS
Arena Carioca Dicró
Reunião de diretores de CREs - 4º CRE
Escola Municipal Chile
EDI - Coronel Assunção
Projeto Conte até 10
Passeio na Lagoa Rodrigo de Freitas
Apresentação na Olimpíada Carioca de Matemática
Apresentação na FIOCRUZ - Dia das crianças
FECEM
EDI - Tânia Rocha
Escola Municipal Joracy Camargo
Escola de Música da UFRJ - Coral I.M.M e In-versos
VÍDEOS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.