ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Programa Bora Pra Escola
LUGAR DE ALUNO É NA ESCOLA
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Princesa Isabel - 10ª CRE
Travessa Boa Vista 135 - Santa Cruz
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Ginásio Educacional Carioca - GEC
OBJETIVOS

Contactar as famílias para investigação das causas prováveis do abandono, desistência, evasão escolar e, principalmente a infrequência;

Monitorar a presença diária de cada aluno;

Aumentar a frequência mensal de todos os alunos matriculados; Diminuir a evasão escolar e o abandono;

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Parceiros envolvidos
CEC; GRÊMIO;

Diariamente tiramos fotos dos alunos em sala de aula. essas fotos são postadas no grupo de cada turma - são 12 turmas e 12 grupos - cada grupo do WhatsApp é formado pelos responsáveis dos alunos e alunas de suas respectivas turmas.

Com as fotos, os responsáveis conseguem acompanhar a rotina de seus filhos e filhas quase que instantaneamente.

Além das fotos em sala, também são postadas fotos das atividades em eletivas, como a natação, jogos eletrônicos, aulas de cidadania, cinemateca, entre outros. Os responsáveis apoiam a iniciativa e ficam ansiosos esperando a foto do dia.

Também realizamos a chamada nominal, diariamente, para postar no grupo dos responsáveis, a cada 15 dias, para que eles possam também acompanhar e controlar a relação de presença. Afinal, lugar de aluno é na escola!!!

Obs: todos os alunos da escola já tem o direito de imagem para as atividades pedagógicas, pois os responsáveis assinam o direito ao uso da imagem no ato da matrícula.

Observamos desde o ano passado que a frequência diária tem aumentado significativamente, pois o responsável quando detecta a ausência de seu filho ou filha na foto, imediatamente entra em contato pelo WhatsApp e nós começamos a busca por esse aluno que, eventualmente está escondido ou perdido em alguma dependência da escola, ou foi ao banheiro ou até, em alguns poucos casos, não veio para a escola.
Registros
IMAGENS
TURMA 1701
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.